9 de jan. de 2014

QUER COMER LAGOSTA E OUTRO FRUTOS DO MAR? VÁ AO MARANHÃO, O ESTADO ONDE NÃO HÁ DESNUTRIÇÃO: OU, MARANHÃO REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE DESNUTRIÇÃO



MARANHÃO REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE DESNUTRIÇÃO



Publicado em Maranhão Terça, 15 Janeiro 2013 20:58 - De acordo com a estatística do Ministério da Saúde, 66 municípios do Maranhão estão na lista do alto índice de desnutrição infantil. O estado está com o maior número de ocorrências de baixo peso em crianças de até cinco anos.

Deste total, 42 municípios aderiram à ANDI. Segundo a Consultora do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Nunes, “este índice poderá ser revertido caso as secretarias municipais de saúde consigam promover ações que possibilitem a correção do risco nutricional e a melhoria da qualidade da alimentação”.

Cada Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela aplicação dos recursos oriundos da ANDI destinando verba para programas que proponham ações institucionais, ou seja, mobilizem outras secretarias para atuarem no enfrentamento à desnutrição infantil. As Secretarias Estaduais de Saúde devem realizar o monitoramento e acompanhamento das ações de cada prefeitura objetivando a destinação correta dos recursos e a efetivação das ações.

O recurso orçamentário destinado à ANDI no total de R$10.300.000,00 (dez milhões e trezentos mil reais) faz parte do orçamento do Ministério da Saúde e é financiado pelo Serviço Único de Saúde (SUS). A transferência do recurso é realizada, em parcela única, pelo Fundo Nacional de Saúde aos respectivos Fundos Municipais de Saúde.

Ana Lúcia Nunes diz que “os municípios que se encaixam no perfil do programa e não se inscreveram no ano passado poderão participar em 2013 tão logo o orçamento for aberto”.

Os investimentos em ações por meio da ANDI vêm para colaborar com o avanço nas políticas públicas na área da saúde e melhorar a alimentação da população desenvolvendo a saúde pública, redistribuindo a renda, fomentando políticas de acesso universal à educação e superação da desnutrição infantil nas formas aguda (baixo peso) e crônica (déficit de crescimento).

Reduzir o déficit nutricional dos 233 municípios brasileiros com população máxima de 150 mil habitantes na lista de desnutrição infantil até 2015, esta é a proposta do Plano Nacional de Saúde (PNS) e conta com estratégias para promover e proteger a saúde da população como, por exemplo, investigar casos de desnutrição, as causas e acompanhar estes casos; estímulo ao desenvolvimento infantil; fomento às ações de prevenção e controle das carências nutricionais; reforço acompanhamento das condicionalidades de saúde das crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família e outras.

Confira abaixo, a lista completa dos municípios maranhenses que estão na lista da desnutrição infantil.

Afonso Cunha, Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anapurus, Bacabal, Bacurituba, Barreirinhas, Belágua, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Buriti, Buritirana, Cajari, Cantanhede, Chapadinha, Duque Bacelar, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Icatu, Igarapé do Meio, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lago do Junco, Lago Verde, Lima Campos, Maracaçumé, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirador, Monção, Nina Rodrigues, Nova Olinda do Maranhão, Olho D'água das Cunhãs, Palmeirândia, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Santa Luzia, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Félix de Balsas, São João Batista, São João do Carú, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente Ferrer, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Timbiras, Trizidela do Vale, Urbano Santos, Viana e Vitória do Mearim.

NOTA: Como é que eu faço pra comer um pedacinho ai dessa lagosta? Tenho que me filiar a algum partido democrático? Se não sobrar a lagosta eu aceito o "pobre" do bacalhau do Porto mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.