6 de mar. de 2014

VENEZUELA ROMPE RELAÇÕES COM O PANAMÁ POR 'CONSPIRAÇÃO'


Nicolás Maduro chamou colega de 'lacaio desprezível'.

Declaração foi feita em cerimônia de homenagem a Hugo Chávez.

Da Reuters - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (5) que estava cortando relações diplomáticas e comerciais com o Panamá porque este país estaria fazendo "conspirações" contra ele.

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, pediu uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir a violência durante os protestos antigovernamentais que deixaram 18 mortos na Venezuela.

"Não deixaremos ninguém interferir com nossa terra, seu lacaio desprezível presidente do Panamá", declarou Maduro em um ato de homenagem a um ano da morte do ex-presidente Hugo Chávez. 

"Ninguém vai conspirar impunemente contra nosso país para pedir uma intervenção contra nossa pátria", gritou em uma jornada marca pelos atos de homenagens a Chávez, em que participaram os presidentes de Cuba, Raúl Castro, Nicarágua, Daniel Ortega, e da Bolívia, Evo Morales.

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, assegurou estar surpreendido com a decisão de Maduro. Ele escreveu em seu perfil oficial no Twitter: "Surpreende a decisão do governo da Venezuela. Panamá só deseja que esse país irmão encontre paz e fortaleça sua democracia."

A Venezuela realiza parte de suas importações por meio das zonas francas do Panamá. Uma interrupção do comércio poderia agravar o desabastecimento do país de 29 milhões de pessoas.

A escassez de dólares deixou os importadores venezuelanos endividados com seus fornecedores no Panamá nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.