Fordow é a instalação nuclear iraniana mais importante, que as FDI ainda não tocaram, mas apresenta desafios únicos, sendo que fica embaixo de uma montanha
O IDF disse na terça-feira que tem um plano pronto para atacar a instalação nuclear subterrânea de Fordow no Irã no momento em que o escalão político der a ordem.
Até agora, os funcionários da IDF foram evasivos quando questionados sobre quando atacariam Fordow, embora houvesse algumas negações abertas de que a IDF já havia atacado Fordow, quando tais relatórios falsos foram divulgados no fim de semana.
Fordow é a instalação nuclear iraniana mais importante, que as FDI ainda não tocaram, mas apresenta desafios únicos, pois fica embaixo de uma montanha.
Como as FDI não têm uma mega bomba destruidora de bunkers de 30.000 metros, que os EUA possuem, Israel tem tentado convencer Washington a retirar a instalação.
No entanto, apesar de não ter essa bomba, a Força Aérea tem outras técnicas para danificar ou causar desmoronamentos em Fordow, como lançar repetidamente bombas de 5.000 libras ou 2.000 libras repetidamente nos mesmos locais.
Fumaça sobe após um ataque israelense ao prédio da IRIB, a emissora estatal do país, em Teerã, Irã, em 16 de junho de 2025 (crédito: MAJID ASGARIPOUR/WANA (AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA ÁSIA OCIDENTAL) VIA REUTERS)
IDF pode terminar de eliminar as instalações nucleares mais importantes
Além de Fordow, o IDF disse que pode terminar de eliminar as instalações nucleares iranianas mais importantes dentro de mais uma semana.
As FDI dividiram o programa nuclear do Irã em três conjuntos de alvos: cientistas, instalações de enriquecimento e outras tarefas nucleares e instalações de comando.
Até o momento, as FDI atingiram dezenas de instalações nucleares, incluindo as grandes instalações de Natanz e Isfahan, duas das instalações mais proeminentes além de Fordow.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.