12 de jul. de 2023

Ministra Marina Silva, o ogro mora ao lado

Já vi esse filme heim!

Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Reginaldo Palazzo - Mas, podemos colocar em cartaz centenas de outros títulos de filmes ligados ao meio ambiente, digamos, não muito republicanos, como por exemplo...

Luxo extraordinário

O dia em que a terra desandou

Welllllll-e

O segredo dos camarões 

Nosso planeta - Esse não vou fazer trocadilho com o título não, esse título é auto-afirmativo. 

E por aí vai!


Já chego lá

A mais ou menos um mês a ortopedista Eco-nômica, a Ministra Marina Silva, chamou o Agronegócio de “Ogronegócio”, assim do nada, simplesmente, como se estivesse falando de alguém que montou um ‘canteiro’ (horta), na colônia (sítio), vizinho com roubo do seu paú, como é comumente conhecido o adubo aqui Acre.


Nonsense

Uma afirmação completamente nonsense, descabida, digna de uma pessoa que não faz a mínima ideia do que significa o agronegócio do Brasil, simplesmente porque ela acha ou tem vontade que o mesmo se submeta aos seus caprichos e interesses. Não sei se ela sabe, mas o agro cresceu nas últimas décadas em países que lhe deram comendas, e que, digamos, a usam para suas infinitas hipocrisias.


Dados

Agora vamos aos dados, não esses de joguinhos matreiros de interesse geopolíticos que vosmecê atenta contra nosso país, falo de dados significativos porque não sei se a ministra sabe, mas, no governo Luiz Inácio ao qual a Senhora faz parte, registrou recorde histórico de desmatamento no primeiro semestre de 2023.

AH! Mas deixa pra lá, ele não é ogro né?

O primeiro trimestre do governo do presidente Luiz Inácio Lula (PT) foi marcado por crescimento no desmatamento do Cerrado e na Amazônia, segundo dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento, entre janeiro e março, a destruição do Cerrado foi recorde, chegando a quase 1,4 mil quilômetros quadrados.

Já na Amazônia, a destruição foi a segunda maior da série histórica: aproximadamente 850 quilômetros quadrados. A área desmatada em ambos os biomas

Matéria completa aqui na Gazeta do Povo: Desmatamento bate recorde no 1º trimestre do governo Lula


Acabou o clima

Foi o suficiente para o grupinho de artistas caírem em si e começarem a enxergar com seus próprios olhos cheios de vitamina A nutridos com muita cenoura plantada pelo agro, aqueles mesmos olhos que a terra há de comer. 

Mas vamos lá, olha -também- o que eles disseram: De repente a senhora não viu o desabafo deles.


 “A gente elegeu este governo porque ele se pintou de verde, dizendo para o Brasil e para o mundo que a natureza é o nosso maior patrimônio, e que a floresta em pé tiraria de vez o nosso país do mapa da fome. Mas depois de 100 dias de governo, acabou o clima”, argumentaram.

 


Tem algo de podre no reino da Dinamarca

E não é só tripa de golfinho putrificada não.

Um dos exemplos da hipocrisia europeia é a Dinamarca, um povo que gosta de ser chamado de verde, mas tem o vermelho sangue em sua bandeira pois continua assassinando golfinhos afinal de contas ecologia só lá pras bandas latinas.

Povo hipócrita onde ao mesmo tempo quer impedir a construção de um metrô porque faz barulho e o barulho viola os direitos humanos pintam muros dizendo que a Dinamarca é para os dinamarqueses com demonstrações extremas de xenofobia. 

Depois falo da tal “Pausa Verde” do Macron. Os verdes lá tão meio vermelhos por enquanto, tá muito calor lá.


Eco-ando

Nas disputas externas e internas do desgoverno alguns acusam-no do óbvio, que é de que Marina Silva não vai conseguir seu intento.

Só que continua Eco-ando na minha cabeça a fala de um sujeito que diz que é preferível meia Marina que Marina nenhuma, pois bem, o cidadão deveria ter o mínimo de dignidade e completado sua frase: Desde que se reduza 50% do seu salário obviamente, já que é sabido que ela não vai fazer nem 50% do que pretendia.

Entre tapas e beijos vamos aguardando os próximos rounds dessa disputa ‘da pausada’. Abre o olho Luiz Inácio, caso contrário vão pegar um galho e lhe dar uma rasteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.