19 de fev. de 2009

A espada de Dâmocles e o prefeito de Tarauacá



A história nos conta que o poderoso Rei de Siracusa, a mais rica cidade da Sicilia, Dionísio (432-367 a.C), vivia num luxuoso palácio rodeado por guardas e empregados prontos a atender a todas as suas ordens e satisfazer todos os seus desejos. Ele comandava o império com poderes absolutos. Sua palavra era lei – uma ordem a ser cumprida sem questionamento. Acontece que, um de seus melhores amigos, Dâmocles, vivia afirmando que ele, como tinha o destino do povo em suas mãos, era o homem mais feliz da terra. Cansado de tanto ouvir a mesma conversa, desafiou o seu súdito a vivenciar, por um único dia, todas as regalias de um reinado invejável.
Aceita a proposta, Dâmocles, colocou as vestes reais, recebeu o cetro e a coroa de ouro e foi apresentado a todos como o novo monarca. Para consolidar a sua autoridade o novo rei ordenou a preparação de um grande banquete, com a presença dos mais ilustres convidados. Assim foi feito. Durante a belíssima festa Dâmocles foi saborear o vinho da mais antiga safra existente na adega, levou o copo aos lábios, inclinou a cabeça para trás e, como se tivesse visto um fantasma,empalideceu. Ele viu uma brilhante e pontiaguda espada direcionada para a sua testa, segura apenas por um fio de crina de cavalo. Ninguém poderia vê-la, somente quem estivesse sentado no trono real. Enquanto ele tremia de medo, o verdadeiro rei gargalhava a sua frente. Como sobre um mesmo fato as pessoas podem ter percepções completamente diferentes entendemos que, em vários aspectos, a humanidade caminha sob a “espada de Dâmocles”.
Sem dúvida nenhuma a espada de Dâmocles do Prefeito de Tarauacá chama-se TSE. Agora com a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), temos a impressão que os processos no TSE começaram a andar, e que provavelmente em breve teremos a primeira prefeita na história de Tarauacá.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo,
    Valeu pelo texto! Palavras sábias. E proféticas? quem sabe!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Palazzu eu ainda não conhecia esse teu lado mitológioco ou, melhor dizendo, filosófico.
    Tu parece que anda lenso os texto do filósofo Isac Melo?
    Brincadeira "camarada" (????), continue lendo muito e ecrevendo. Isso é saudabilíssimo (essa palavra não sei nem se existe)

    Abraço

    Accioly

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.