10 de fev. de 2009

Deputado dono de castelo pede ao TSE para deixar DEM

Moreira alega sofrer perseguição do partido; ele é acusado de não declarar propriedade avaliada em R$ 25 mi

da Redação


Edmar Moreira


Edmar Moreira

BRASÍLIA - O deputado Edmar Moreira (DEM-MG) pediu a desfiliação do DEM por justa causa ao Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira, 9. Segundo ele, o presidente do partido, Rodrigo Maia, e o líder Ronaldo Caiado estariam o perseguindo.

Um dos motivos dessa retaliação seria o fato de ele ter lançado a sua candidatura avulsa para o cargo, enquanto o partido havia fechado com o nome do deputado Vic Pires. Edmar Moreira saiu vencedor da disputa com 283 votos.

O pedido acontece um dia após Moreira renunciar ao cargo de segundo vice-presidente da Câmara, e, com isso, abrir mão da Corregedoria da Casa, já que os cargos são vinculados.

A suspeita de não ter declarado à Justiça Eleitoral a posse de um castelo em Minas, avaliado em R$ 25 milhões, tornou insustentável sua situação.

O deputado mineiro criticou mais cedo a postura do seu partido dizendo que ele não soube respeitar a prerrogativa regimental de sua candidatura avulsa. "Não soube exercer a ampla defesa e muito menos o contraditório antes de se pronunciar publicamente por fatos totalmente infundados, exercendo verdadeira ‘perseguição pessoal’ através de execração pública".

Formalizada a vacância do cargo, o presidente da Câmara deverá marcar eleição específica para seu preenchimento, o que pode ocorrer ainda esta semana. O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), que foi atropelado pela candidatura avulsa de Moreira na primeira eleição, deve de novo ser lançado ao posto.


Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.