A sorte fez com que nossos destinos se cruzassem e muito me honrou conhecer o senhor Van Dick Tocantins, sobrinho do escritor e poeta paraense Leandro Tocantins, que viveu por essas plagas há muitos anos atrás e nos brindou com o excelente livro “O RIO COMANDA A VIDA”.
O senhor Van Dick assim como eu, é um saudosista e por várias vezes já visitou Tarauacá, fazendo questão de não esquecer suas raízes, o que é digno de elogios, pois têm pessoas que foram embora de Tarauacá e nunca mais quiseram contribuir com o município onde nasceram.
Ele é uma pessoa de mente aberta e extremamente educado, daqueles que dá prazer em conversar. Formou-se em direito e hoje é Procurador Federal aposentado.
Tivemos horas de conversas interessantes sobre o passado e o presente de Tarauacá, conversas essas que me fizeram dar ainda mais valor aos desbravadores e primeiros moradores desse rincão amazônico. Mostrou-me cartas de sua mãe para seu pai quando ainda era menino e outros documentos que marcam Tarauacá em outros contextos históricos. Ele não prometeu nada, mas ficou de enviar algumas coisas assim que possível.
Senhor Van Dick deixou saudades, e espero sinceramente que retorne o mais breve possível.
Nota: Essas manchas negras em seu rosto são devido a uma visita que fez a tribo indígena kaxinawá no caucho tendo sido devidamente pintado pelos índios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.