6 de mai. de 2011

TRAFICANTES AMEAÇAM POLICIAIS E JUÍZES NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

FENAPEF
G1 - São cartas e telefonemas ameaçadores, casas metralhadas e até assassinatos. O suborno é outra tática usada pelos bandidos.

A juíza Hunae Yamamura de Oliveira, que já trabalhou em São José dos Quatro Marcos, não esquece o dia em que teve a casa metralhada pelos criminosos. Antes desse atentado, a juíza havia condenado um dos chefes do crime organizado na região e recebeu uma carta ameaçadora. "Ele começou a falar: ‘Você lembra de um homem, que levantou contra mim?' Ele morreu, de fato ele morreu. Entendo que era ameaça”, conta a juíza.

Hunae Yamamura não foi a única autoridade ameaçada na região. “Já recebi algumas ligações anônimas em tom de ameaça, para tomar cuidado, que sabia onde eu morava e que ia dar tiros na minha casa", lembra o juiz Emerson Luis Cajango.

As quadrilhas tentam aterrorizar também os policiais. “Ligam na delegacia, falam que vão matar a gente”, conta um policial.

Quando não ameaçam, os criminosos tentam subornar os policiais. Um dos investigadores flagrou dois rapazes transportando cocaína. Ao dar voz de prisão, a dupla ofereceu dinheiro.

Gravação

Policial: Quanto vocês têm?
Preso: Vinte mil os dois
Policial: Você quer fazer o quê com isso?
Preso: Um acordo, uai
Policial: Que tipo de acordo?
Preso: Nós dá o dinheiro, você solta nós

Os moradores das cidades da fronteira do Brasil com a Bolívia acompanham com preocupação a ação dos traficantes. “Na região é a lei do silêncio”, afirma um morador.

Em São José dos Quatro Marcos, em apenas um ano foram registrados 11 assassinatos. O número é considerado alto para uma cidade com 19 mil habitantes. Segundo as investigações da polícia, a maioria desses crimes está relacionada ao tráfico de drogas.

Uma ação da Polícia Civil desarticulou a quadrilha e os responsáveis pelos homicídios foram parar na cadeia. Mesmo ameaçadas, as autoridades que combatem o crime organizado não se intimidam. “Nós não temos medo, a nossa magistratura sempre foi responsável e altiva”.

Nota do Blog: No site G1 há um vídeo que por algum motivo não está mais rodando. CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.