4 de mai. de 2011

QUEM FOI PERCY LAU?

Tipos e Aspectos do Brasil é um clássico
Coloquei um desenho de Percy Lau do seringal Foz do Murú no post que fiz com o Sr. Van-Dick Tocantins, mas quem foi esse artista?

Quem tem mais de 40 anos certamente estudou em algum livro onde tinha algum desenho de Percy Lau. Seus desenhos a nanquim eram inconfundíveis nos anos 70.

"Percy Lau, cujo pai era inglês, nasceu no Peru em 1903, mas passou a maior parte de sua vida no Brasil, onde fez carreira como desenhista e ilustrador.

Está em Pernambuco desde 1921 e participa do Grupo dos Independentes, organizando em 1932, com Augusto Rodrigues, o Ateliê de Artes Plásticas; no Rio de Janeiro integra em 1939 a equipe dos funcionários do IBGE. Malgrado sua mobilidade reduzida, viajou pelo Brasil a serviço do instituto, mas alguns de seus desenhos a bico-de-pena da série não são apenas fruto das viagens, tendo trabalhado também a partir de fotografias; freqüentou pintores como Portinari, Guinard, Djanira, além de Augusto Rodrigues, intérpretes como ele dos arquétipos brasileiros. Seria interessante aprofundar as relações entre seus desenhos e os produtos do meio artístico. E ainda, levantar os níveis da difusão de sua série nos manuais didáticos e em outros veículos".

Pescador de Pirarucu
Garimpeiro

O Regatão



Fontes: Textos e ilustrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.