27 de mar. de 2020

(3º LD) S. Korea volta a pedir distanciamento social, auto-isolamento rigoroso em meio ao aumento constante dos casos de vírus


Médicos em equipamentos de proteção fazem os preparativos em frente a uma instalação de testes em um hospital na cidade de Daegu, atingida pelo vírus, em 26 de março de 2020. (Yonhap)
SEUL, 27 de março - A Coreia do Sul mais uma vez instou as pessoas a ficarem em casa, evitar em massa reuniões durante o fim de semana e cumprir as regras de auto-isolamento se retornassem do exterior, à medida que os clusters COVID-19 continuavam a surgir em meio a um aumento nos casos importados de coronavírus.

Os 91 novos casos, detectados quinta-feira e abaixo de 104 novos casos quarta-feira, marcaram o 16º dia consecutivo em cerca de 100 ou menos casos adicionais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC).

Foram 9.332 casos confirmados no total, e o número de mortos subiu oito para 139. O KCDC disse que 56 pacientes com vírus estão em estado crítico. O número de casos importados subiu 13 para 144.

A taxa de mortalidade ficou em 1,49% até quinta-feira, de acordo com o KCDC. Para aqueles com 80 anos ou mais, a taxa de letalidade foi de 15,19%.


A Coreia do Sul começou a implementar regras mais rígidas sobre o distanciamento social no domingo para diminuir a pandemia de coronavírus que surgiu na China no final do ano passado.

Os cidadãos são fortemente instados a ficar em casa, exceto por necessidades essenciais ou empregos, com o governo restringindo encontros religiosos, atividades esportivas internas e visitas a casas noturnas e outros locais de entretenimento.

A Coreia do Sul impôs um período de quarentena de duas semanas e testes de vírus para todas as chegadas de longo prazo da Europa, independentemente dos sintomas, em um esforço para conter casos importados de vírus. A partir de sexta-feira, os passageiros dos EUA para estadia a longo prazo são obrigados a se auto-isolar em casa por duas semanas.

Yoon Tae-ho, um alto funcionário do Ministério da Saúde, disse que cerca de 40 pessoas violaram regras sobre auto-isolamento até agora, pedindo que as pessoas que vêm do exterior cumpram rigorosamente as regras.

A Coreia do Sul prometeu uma política de "não tolerância" para lidar com os infratores. Aqueles que são cidadãos coreanos enfrentarão processos e estrangeiros serão expulsos.

Os viajantes da Europa e dos EUA são aconselhados a usar seus próprios carros quando voltarem para casa. Se eles não tiverem carros, o governo providenciará que eles sejam transportados através de ônibus e trens, disse Yoon.

Voluntários preparam kits de ajuda de emergência repletos de necessidades básicas, como comida instantânea em um escritório da Cruz Vermelha Nacional em Seul, em 27 de março de 2020, para entrega a pessoas empobrecidas que enfrentam dificuldades em meio à propagação do novo coronavírus. (Yonhap)

A partir de segunda-feira, qualquer passageiro com temperatura corporal superior a 37,5 C será proibido de embarcar em voos para a Coreia do Sul, disseram autoridades.

O diretor-geral do KCDC, Jeong Eun-kyeong, disse que a Coreia do Sul está considerando exigir que as pessoas vindas de nações do Sudeste Asiático se isolem em casa por duas semanas.

Os casos de vírus na Tailândia e nas Filipinas foram de 1.045 e 707, respectivamente, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Daegu e a província de Gyeongsang do Norte, as duas regiões mais afetadas do país, relataram 34 e nove novos casos, respectivamente.

Seul, Incheon e Gyeonggi, que circunda minúcias da capital, viram o número diário de novas infecções aumentar de 26 para 830 quinta-feira.

Até agora, 4.528 pacientes se recuperaram e 4.665 estão em tratamento. A Coreia do Sul testou 376.961 pessoas desde 3 de janeiro. O vírus foi detectado pela primeira vez no país em 20 de janeiro.

kdh@yna.co.kr
(END)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.