31 de mar. de 2020

Coréia do Norte dispara lança-foguetes e ataca Mike Pompeo



Kim Gamel e Yoo Kyong Chang/SEUL, Coréia do Sul – A Coréia do Norte alertou que perdeu o interesse em negociações nucleares com os Estados Unidos na segunda-feira, um dia após o estado comunista ter testado o que chamou de lançadores de foguetes múltiplos “super large”.

Os desafios surgiram quando a Coréia do Norte intensificou a atividade militar nas últimas semanas, no que especialistas dizem ser uma tentativa do regime de aumentar seu poder sobre a pandemia de coronavírus e tentar aumentar o preço nas negociações.

A Coréia do Norte acusou o Secretário de Estado Mike Pompeo de “difamação” por comentários na semana passada, em que instou a comunidade internacional a permanecer unida a convencer a Coréia do Norte de volta à mesa de negociações e continuar a aplicar pressão em seus programas nucleares e de mísseis.


A mídia estatal disse que Pompeo estava indo contra a vontade do presidente Donald Trump, que professa um bom relacionamento com o líder da Coréia do Norte, Kim Jong Un e enviou uma carta no início deste mês oferecendo ajuda no combate ao coronavírus.

“Isso nos leva a julgar quem é o verdadeiro principal executivo dos EUA”, de acordo com o comunicado atribuído a um novo funcionário do Ministério das Relações Exteriores encarregado das negociações com Washington.

“As observações imprudentes feitas por Pompeo prejudicaram seriamente o diálogo apresentado pelo presidente dos EUA como um engodo para ganhar tempo e criar um ambiente favorável a si próprio”, relatou a KCNA, acrescentando que a Coréia do Norte havia “abandonado o interesse no diálogo com mais convicção.”

“Se os EUA nos incomodarem, será ferido”, acrescentou KCNA, sem dar detalhes.

A Coréia do Norte expressou crescente frustração desde que as negociações pararam depois que Trump e Kim não chegaram a um acordo durante sua segunda cúpula em fevereiro de 2019 no Vietnã.


Kim disse em uma mensagem de ano novo que seu país não estava mais vinculado por uma moratória auto-imposta a testes nucleares e de mísseis.

Ele também prometeu que a Coréia do Norte revelaria uma “nova arma estratégica” em breve, aumentando o receio de lançar um míssil balístico intercontinental que Trump sinalizou que seria uma linha vermelha.

A KCNA informou na segunda-feira que o Norte havia testado com sucesso vários lançadores de foguetes “super large” no domingo, em um passo em direção à implantação operacional.

As forças armadas da Coréia do Sul disseram no domingo que dois mísseis balísticos de curto alcance foram disparados pela Coréia do Norte, voando a mais de 140 milhas, com uma altitude máxima de quase 20 milhas antes de mergulhar no mar na costa leste.

Foi o quarto lançamento deste mês, quando o estado comunista avança com os esforços para desenvolver seu programa de armas, apesar das preocupações com o coronavírus.

Mas, diferentemente dos outros três, o teste de domingo foi supervisionado por autoridades de defesa e munições, e não por Kim Jong Un.

O teste da Academia de Ciências da Defesa da Coréia do Norte foi verificar mais uma vez as especificações táticas e tecnológicas do sistema de lançamento”, que será entregue às unidades do exército, disse a KCNA, acrescentando que o teste foi conduzido com sucesso.

A Coréia do Norte, que em grande parte selou suas fronteiras e colocou em quarentena milhares de pessoas depois que o vírus apareceu pela primeira vez na China no final do ano passado, alega que não teve casos de coronavírus.

Autoridades norte-americanas e sul-coreanas expressaram ceticismo considerando a fronteira compartilhada da Coréia do Norte com a China e a fraca infraestrutura de saúde.

“A Coréia do Norte não pode deixar de ter casos de COVID-19, mas está escondendo-os agindo como se não tivesse nenhum problema interno”, disse Moon Keun Sik, do Fórum de Defesa e Segurança da Coréia. “Essas são suas táticas de camuflagem.”

Moon também observou que Trump não respondeu à recente atividade militar, incluindo exercícios de artilharia.

“Washington teve uma reação indiferente aos lançamentos de Pyongyang, e Seul também é morna para eles, então acredito que o efeito das aparências de Kim diminuiu”, disse ele.

FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.