28 de mar. de 2020

(3º LD) Coreia do Sul reporta 146 novos casos de vírus, totalizando agora 9.478


(ATTN: ATUALIZAÇÕES com citação de oficial no 7º para; NÚMEROS CORRETOS para 34 de 44 em 10)

O primeiro-ministro Chung Sye-kyun (R) fala em uma reunião para discutir medidas para conter a propagação do coronavírus no edifício principal do complexo do governo no centro de Seul em 28 de março de 2020. (Yonhap)

SEUL, 28 de março (Yonhap) - A Coreia do Sul reportou 146 novos casos do novo coronavírus no sábado, elevando o total de infecções do país para 9.478, informou a agência de saúde pública.

O número de mortos subiu de 5 para 144, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC).

A cidade de Daegu, no sudeste da Coreia do Sul, e a vizinha província de Gyeongsang do Norte, as duas regiões mais afetadas do país, relataram 73 dos 146 novos casos.

A Coreia do Sul havia liberado 4.811 novos pacientes coronavírus totalmente recuperados dos hospitais a partir de sábado, um aumento de 283 em um dia antes, informou o KCDC.

Marcou a primeira vez que o número de pessoas curadas excedeu o número de pacientes em quarentena desde 20 de janeiro, quando o vírus foi detectado pela primeira vez em solo sul-coreano.

A taxa de cura da Coreia do Sul para pessoas infectadas com o vírus é de 50%, um feito que as autoridades sul-coreanas saudaram em sua luta contra a doença respiratória contagiosa.

"A taxa de cura de 50% é uma pequena conquista que todos em nossa sociedade devem comemorar, embora tenhamos um longo caminho a percorrer", disse Yoon Tae-ho, diretor-geral de políticas públicas de saúde do Ministério da Saúde e Bem-Estar, em um briefing.

A Coreia do Sul disse que o número de casos importados dos 146 pacientes recém-confirmados chegou a 41 - 25 da Europa, 12 dos Estados Unidos e México e quatro da Tailândia.

Um passageiro dos Estados Unidos recebe um teste para o coronavírus em uma instalação ao ar livre no Aeroporto Internacional de Incheon, a oeste de Seul, em 27 de março de 2020. (Yonhap)

O KCDC disse que o número de casos importados chegou a 363 dos 9.478 casos confirmados.

A agência de saúde pública disse que em Daegu, o epicentro do surto de coronavírus na Coreia do Sul, 121 pessoas - 14 médicos, 56 enfermeiros e 51 assistentes de enfermagem - foram infectadas pelo COVID-19 a partir de terça-feira. Entre eles, acredita-se que 34 são membros da Igreja Shincheonji de Jesus, uma seita religiosa de franja acusada de agravar o surto de coronavírus.

O grupo está ligado a cerca de 55% do total de casos confirmados no país.

Separadamente, sete membros da Igreja Central manmin em Seul, cujo fundador é visto como um líder de culto, foram infectados com o coronavírus. Autoridades disseram que cerca de 70 membros da Igreja Central de Manmin participaram de um culto na Igreja Manmin em Muan, localizada cerca de 385 quilômetros a sudoeste de Seul, em 5 de março.

Enquanto isso, mais 13 pacientes em um hospital em Daegu foram infectados pelo vírus, elevando o número total de pessoas infectadas com COVID-19 para 75 -- 74 pacientes e um membro da equipe, de acordo com funcionários da cidade de Daegu.

A Coreia do Sul reforçou o distanciamento social até 5 de abril para conter a propagação do vírus que surgiu na China no final do ano passado.

O governo pediu que as pessoas ficassem em casa e se abstivessem de atividades que pudessem causar contato próximo em locais fechados, como encontros religiosos e atividades esportivas internas.

A Coreia do Sul impôs um período de quarentena de duas semanas e testes de vírus para todas as chegadas de longo prazo da Europa, independentemente dos sintomas, em um esforço para conter casos importados de vírus.

A partir de sexta-feira, os passageiros dos Estados Unidos para estadia sem saída por duas semanas.

entropy@yna.co.kr
(END)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.