30 de mar. de 2020

Gripen na Índia: mais do que uma linha de montagem



Luiz Padilha - A proposta da Saab na Índia é muito mais do que apenas transferir linhas de montagem para a Índia. Além dos processos tangíveis de fabricação e produção, a oferta do Gripen também se concentra extensivamente no estabelecimento da capacidade de fabricação de aeronaves de combate mais moderna do mundo na Índia.

Isso será alcançado principalmente através da transferência de tecnologia e capacidade que a Saab ofereceu a outros países no passado e agora à Índia.


“O que propomos não é apenas instalar e transferir uma linha de montagem na Índia. Estamos nos oferecendo para criar um ecossistema inteiro para o país aumentar sua auto-suficiência em termos de produção, manutenção e atualização do sistema Gripen nos próximos anos. Estamos fazendo nossa avaliação do setor há algum tempo. E conhecemos várias empresas indianas que acreditamos serem os parceiros perfeitos no sistema industrial necessário para o Gripen na Índia ”, diz Mats Palmberg, vice-presidente de Parcerias Industriais da Saab e chefe da campanha do Gripen na Índia.

Um exemplo da bem-sucedida transferência de tecnologia da Saab é o Brasil, onde a empresa sueca de Defesa e Segurança deve fornecer 36 caças Gripen. Em colaboração com parceiros brasileiros como Akaer e Embraer, a Saab está impulsionando o desenvolvimento não apenas do Gripen, mas também de sistemas, suporte e equipamentos relacionados. Até o momento, mais de 200 profissionais brasileiros já foram treinados no desenvolvimento e fabricação do Gripen na Suécia. Uma montagem completa de aeronaves para caças Gripen começará suas operações no Brasil no próximo ano.


Como no Brasil, a oferta da Saab para a Índia também inclui o treinamento de pilotos e engenheiros indianos na Suécia. “Acreditamos que nossa oferta é à prova de futuro e a melhor escolha para uma Índia independente e auto-suficiente. Nossa proposta lembra que a Índia não deve procurar tecnologia no exterior no futuro”, acrescenta Mats.

No início do ano passado, a Saab assinou Memorandos de Entendimento (MoUs) com três dos principais fabricantes aeroespaciais da Índia: Dynamatic Technologies Limited, CIM Tools Private Limited e Sansera Engineering Limited, reforçando ainda mais sua oferta Make in India. A Saab está atualmente na disputa por um contrato para fornecer 114 caças à Índia sob o programa Multi Role Fighter (MRFA), do qual 96 serão fabricados localmente na Índia.

FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.