2 de abr. de 2024

Aeronave leve transformada em drone ataca fábrica russa de UAVs a 1.200 km da Ucrânia

Este é o primeiro ataque ao Tartaristão Russo desde o início da guerra em grande escala entre a Rússia e a Ucrânia


Fernando Valduga - Uma aeronave leve transformada em drone, que se acredita ser uma versão não tripulada de uma aeronave leve A22 ucraniana, caiu perto de uma fábrica de drones kamikazes Geran, na cidade de Yelabuga, no Tartaristão, esta manhã (02/04).

O local do ataque fica a aproximadamente 1.200 quilômetros da frente ucraniana, sendo a maior distância que os drones de Kiev alcançaram durante a guerra até agora. Isto levanta questões sobre a eficácia dos sistemas de defesa aérea russos.

 

 Um vídeo postado no Telegram mostra uma aeronave turboélice com trem de pouso fixo voando em direção a um grande edifício e explodindo com o impacto. Fontes russas e ucranianas comentaram que a aeronave é uma versão não tripulada da aeronave de treinamento leve A22.


Aeronave leve ucraniana Aeroprakt A22LS Foxbat

Os canais russos do Telegram informam que por volta das seis da manhã, horário local, ocorreram explosões no território da zona econômica especial “Alabuga”, perto da cidade de Yelabuga.


Entre outras coisas, duas empresas para a produção de drones militares russos, incluindo Shahed, estão localizadas lá. Isto marca o primeiro ataque ao Tartaristão Russo desde o início da guerra em grande escala entre a Rússia e a Ucrânia.

Veículos aéreos não tripulados atacaram as empresas da república em Yelabuga e Nizhnyokamsk esta manhã”, disse o chefe da região, Rustam Minikhanov, no Telegram.

Ao mesmo tempo, o funcionário russo afirmou que supostamente não houve destruições graves e que o processo tecnológico das empresas não foi perturbado. No entanto, há relatos de destruição das instalações.

As consequências de um ataque de um UAV no Tartaristão russo em 2 de abril de 2024. Fotos da mídia russa

Fotos e vídeos de testemunhas oculares revelam um prédio danificado de dois andares com a inscrição “Heron”. Esta estrutura, conhecida por ser um dos edifícios-pousada construídos em 2022 para funcionários da zona econômica especial e estudantes do centro educativo “Politécnico de Alabuga”, registrou seis vítimas.

Posteriormente, uma fonte da “RBK-Ukraine” dos serviços especiais ucranianos disse à imprensa ucraniana que se tratava de uma operação da Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR).

O alvo do ataque no Tartaristão russo, situado a aproximadamente 1.200 quilómetros da Ucrânia, foi a fábrica de montagem de Shahediv, conhecida pelos russos como Geran-2. Fontes de inteligência confirmaram que o ataque causou danos significativos às instalações de produção.

Instalações da Alabuga Machinery em Alabuga SEZ, Sh-2, edifício 5/12

Em 2024, uma extensa rede de empresas participará na produção de drones iranianos na Rússia. Os principais contratantes deste projeto são a JSC “Alabuga PPT SEZ” e a empresa “Alabuga Machines”, encarregada de garantir o resultado final.

Localizada na zona econômica especial “Alabuga”, a “Alabuga Machines” se dedica à fabricação de fuselagens, motores e eletrônicos, sendo a montagem final realizada em suas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.