Fernando Valduga - O Ministro da Defesa de Portugal anunciou durante uma audiência parlamentar que a aquisição de aeronaves turboélice A-29N Super Tucano será em breve legalmente aprovada. Esta declaração marca um passo significativo no reforço das capacidades de apoio aéreo aproximado de Portugal.
O atual quadro legislativo, através da Lei de Programação Militar (LPM), atribuiu um orçamento de 180,5 milhões de euros à aquisição de aeronaves de apoio aéreo aproximado (CAS).
A escolha de Portugal pelo Super Tucano é motivada em parte pela presença da Embraer no país. A Embraer possui instalações de manutenção em Portugal através da sua subsidiária OGMA, facilitando o apoio logístico e a atualização tecnológica das aeronaves. Além disso, Portugal tem uma relação de longa data com o Brasil na cooperação militar, ilustrada por programas de intercâmbio e formação.
A versão A-29N do Super Tucano está especialmente configurada para atender às exigências dos países da OTAN, tornando-o particularmente adequado às necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP). Além de suas capacidades de combate, o A-29N também é utilizado como aeronave de treinamento avançado, oferecendo uma plataforma versátil para treinamento de pilotos de caça.
A aquisição destas aeronaves não só fortalecerá as capacidades de defesa de Portugal, mas também apoiará as suas missões de manutenção da paz, particularmente em África, onde o país está ativamente envolvido. A FAP já planejava implantar os Super Tucanos no 103º Esquadrão “Caracóis”, retomando assim as operações de treinamento de pilotos que haviam sido suspensas após a retirada do Alpha Jet em 2018.
O Super Tucano A-29N, fabricado pela Embraer, é uma aeronave versátil projetada para realizar diversas missões, incluindo ataque leve, reconhecimento armado e treinamento tático. Destaca-se pelo seu design robusto, capaz de resistir aos ambientes mais hostis e ao mesmo tempo minimizar as necessidades de manutenção. Graças a uma plataforma extremamente durável, ele pode operar em pistas despreparadas e oferece alta capacidade de sobrevivência com recursos de proteção ativa e passiva.
A cabine do A-29N foi projetada para reduzir a carga de trabalho do piloto e maximizar a consciência situacional, com uma interface homem-máquina avançada, ergonomia superior e acessibilidade ideal. Os controles intuitivos permitem que o piloto se concentre nos resultados da missão enquanto se beneficia de proteção aprimorada com cabine blindada e compartimento do motor. Os sistemas a bordo incluem sensores eletro-ópticos/infravermelhos de última geração, um designador de laser integrado para ataques precisos e sistemas de comunicação tática e navegação seguros.
Em termos de desempenho, o Super Tucano A-29N possui velocidade máxima de 320 nós, com autonomia de 3,4 horas com combustível interno, estendendo-se para 5,2 horas com tanques externos e sensores EO/IR. Ele pode subir a uma velocidade de 3.240 pés por minuto, com teto de serviço de 35.000 pés. Sua capacidade de decolar e pousar em distâncias curtas (900 metros para decolagem e 860 metros para pouso) o torna um grande trunfo para operações a partir de bases avançadas.
O sistema de gerenciamento de armas (SMS) do A-29N é totalmente integrado, gerenciando cinco estações padrão da OTAN e duas metralhadoras internas calibre .50. Esta configuração permite grande flexibilidade no armamento, oferecendo mais de 160 possibilidades de configuração para atender às necessidades específicas da missão. O Super Tucano também é equipado com um sofisticado sistema de proteção eletrônica, incluindo contramedidas automatizadas, sistemas de alerta de radar e mísseis e assentos ejetáveis zero-zero para segurança da tripulação em emergências.
O A-29N também é reconhecido por sua solução logística integrada, proporcionando amplo suporte da Embraer. Isto inclui serviços de manutenção, gestão de peças sobressalentes e um centro de contato com o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir a máxima disponibilidade operacional da frota. A Embraer também oferece uma linha completa de dispositivos e estações de treinamento em solo, reduzindo as horas de voo necessárias para treinamento de pilotos, acelerando o processo de aprendizagem e otimizando custos operacionais.
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