28 de jul. de 2025

Submarino Tonelero (S42) conclui teste de lançamento de torpedos

Além do Tonelero, submarino Almirante Karam também atingiu marcos industriais importantes

Submarino Tonelero (S42)


Na semana passada, mais especificamente no dia 16 de julho, o Submarino Tonelero (S42) cumpriu o último marco industrial da sua etapa construtiva antes da incorporação do navio ao setor operativo da Marinha do Brasil. Trata-se do lançamento do torpedo de Exercício F21, que marca significativa maturidade operativa de um submarino, demonstrando a sua capacidade como vetor de arma.

O período de provas no mar do Tonelero, que é uma importante fase no processo de construção e aceitação dos sistemas dos Submarinos da Classe Riachuelo (S-BR), pela Marinha do Brasil e pela Naval Group, teve início no dia 25 de outubro de 2024 com a Imersão Estática (J08), marco de Segurança de grande relevância para o cálculo da Estabilidade do Navio.

Segundo o diretor-presidente da ICN, Renaud Poyet, cada marco cumprido representa um elevado grau de maturidade das esquipes da ICN por atenderem ao planejamento e rigor na execução das fases.

– A cada submarino que entregamos, estamos buscando a superação e a maturidade construtiva. Aprendemos com os anteriores e estamos melhorando cada vez mais, evitando retrabalhos e conseguindo cumprir as etapas dentro do prazo da Marinha e segundo o seu alto grau de exigência técnica. Este marco simboliza o empenho de cada Integrante envolvido na construção do dos nossos submarinos. Destaco que o Submarino Tonelero fez nove saídas ao mar, sem a necessidade de interromper o planejamento para fazer reparos, diferentemente do que ocorreu com os SBR 1 e SBR 2 – lembrou o Diretor Presidente, Renaud Poyet.

Outro motivo para comemorar é que o 4º navio em construção, o Submarino Almirante Karam também atingiu dois marcos esta semana: J02 e J04, referentes à primeira carga completa de baterias.

Com informações -  Itaguaí Construções Navais (ICN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.