11 de dez. de 2025

“Nossos números falam por si”: Tchê celebra recordes na produção agrícola do Acre

Secretário fala sobre recordes na produção, programas de apoio ao produtor, sustentabilidade e novos investimentos que fortalecem o agro no Acre


Por Ronan Matos - No episódio desta semana do GovCast, o podcast oficial do governo do Acre, o secretário de Estado de Agricultura, José Luis Tchê, foi o convidado especial desta terça-feira, 9, para falar sobre os avanços do setor agrícola no estado. Durante a entrevista, o gestor classificou o momento atual como “fantástico” e ressaltou os recordes alcançados pela produção acreana.

Tchê destacou a evolução das principais culturas, como soja, milho e café, apontando que os números comprovam a força do solo acreano. “A média do Brasil é de 54 a 56 sacas de soja. A nossa, no ano passado, foi de 62. Isso demonstra que temos um solo fértil. Se fizer a análise e corrigir adequadamente, muda a vida do produtor rural”, explicou. Ele também reforçou que o milho já é uma cadeia consolidada no estado.

Durante o bate-papo, o secretário comentou sobre os desafios enfrentados pelos produtores durante eventos climáticos, como cheias e secas, destacando as ações do governo para minimizar os impactos. Programas como a compra da produção de agricultores atingidos e o Peixe no Prato Solidário foram lembrados como iniciativas essenciais para evitar perdas e garantir renda aos produtores. “Hoje a secretaria tem estrutura para atender nossos produtores rurais”, afirmou.

Outro ponto de destaque foi o compromisso com a produção sustentável. Segundo Tchê, agricultura e meio ambiente têm caminhado juntos no Acre. “Havia um olhar de que plantar soja iria desmatar. Hoje, o produtor está muito consciente, e os dois setores trabalham de mãos dadas”, disse. Ele também enfatizou o impacto positivo da instalação de fábricas de ração no estado, reduzindo custos e ampliando a capacidade produtiva.

O café acreano também ganhou espaço na entrevista, com Tchê celebrando o reconhecimento nacional da produção. Ele destacou que quatro cafés do Acre ficaram entre os 30 melhores do Brasil, sendo dois entre os 15 primeiros. “Estamos na terceira edição do concurso do café, mostrando para o Brasil e o mundo que produzimos café e cuidamos da floresta”, observou.

O secretário também apresentou novidades, como o Agricultor Digital — plataforma que permitirá aos produtores ofertar seus produtos diretamente ao mercado — e o avanço em programas como o Pinto de Um Dia, que deve alcançar a marca de até 60 mil pintos entregues mensalmente com a nova incubadora. A cadeia do mel, o cultivo de cacau e ações de fortalecimento da pecuária também foram mencionadas como áreas estratégicas que vêm recebendo investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.