10 de dez. de 2025

Vereador Jorgion Ferreira solicitou 'Título de Cidadão Tarauacaense' para o senador Alan Rick


Por Reginaldo Palazzo - O vereador Vereador Jorgion Ferreira solicitou na Sessão Ordinária de hoje (10), via Indicação de Nº 108/2025 o título de cidadão tarauacaense para o senador Alan Rick.

A justificativa é que o senador Alan Rick tem se destacado por seu compromisso com o desenvolvimento do Estado do Acre e, em especial, do Município de Tarauacá. Ao longo de sua trajetória pública, tem demonstrado apoio às demandas da população tarauacaense, contribuindo com a destinação de recursos, fortalecimento de políticas públicas e incentivo a projetos sociais e estruturantes no município.

Seu trabalho voltado ao bem-estar coletivo, aliado à atenção às necessidades regionais e busca constante por melhorias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e apoio às comunidades tradicionais, fazem com que seja reconhecido como verdadeiro parceiro de Tarauacá.


SENADOR ALAN RICK

Senador Alan Rick recebendo o Prêmio Excelência Parlamentar pelo 4º ano consecutivo e se mantém entre os melhores parlamentares do país

Acreano de Rio Branco, Alan Rick Miranda nasceu em 23 de outubro de 1976. É jornalista, administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Jornalismo Político. Também é poeta e cronista, com dois livros publicados.

Antes de ingressar na vida pública, construiu uma carreira sólida no jornalismo acreano, com passagens pela TV Acre (Globo) e pela TV Gazeta (Record), onde apresentou por quase 20 anos o programa Gazeta Entrevista, consolidando-se como uma das vozes mais influentes da comunicação no estado.

Na política, foi deputado federal por dois mandatos consecutivos (2015–2018 e 2019–2022) e, em 2022, foi eleito senador da República com 154.312 votos, o equivalente a 37,46% dos votos válidos.

Ao longo da trajetória, o senador tem pautado sua atuação pela defesa da vida, da família e da liberdade. No primeiro mandato como deputado federal, criou e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, tendo papel decisivo na defesa do Estatuto da Família e do projeto Escola Sem Partido, que buscou combater a doutrinação ideológica e a ideologia de gênero nas escolas.

Também se destacou na luta contra a erotização infantil e o uso de materiais didáticos inadequados em sala de aula. Sua atuação contribuiu para o arquivamento do PL 5002/2013, que previa a cirurgia de mudança de sexo em crianças sem o consentimento dos pais. É contrário ao aborto e à descriminalização da maconha.

Entre suas conquistas legislativas, é autor da Lei do Revalida, que tornou obrigatória a realização bimestral do exame de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior, e da Lei que instituiu o Dia Nacional da Fibromialgia (12 de maio). Foi responsável por emenda à nova Lei Geral do Turismo que autorizou o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar o preço do querosene de aviação nos estados da Amazônia Legal. O subsídio deve ser regulamentado pelo governo federal, o que deverá reduzir custos e melhorar a conectividade aérea na região.

Além disso, Alan Rick é relator do Código de Defesa do Empreendedor e foi relator do projeto que instituiu o Estatuto da Simplificação das Obrigações Tributárias Acessórias, reforçando seu compromisso com o ambiente de negócios, a liberdade econômica e a redução da burocracia no país.


No Senado Federal, segue defendendo pautas como:


•      Liberdade econômica e livre iniciativa

•      Saúde pública de qualidade e acessível

•      Reestruturação do Estado brasileiro

•      Reforma Tributária justa e desburocratização

•      Combate ao autoritarismo e aos abusos de autoridade

•      Reequilíbrio das competências entre os Três Poderes


O parlamentar acreano também presidiu a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (biênio 2023–2024), período em que priorizou o fortalecimento do setor agropecuário, a regularização fundiária, o licenciamento ambiental responsável e a aprovação de projetos estratégicos para o desenvolvimento do campo.

Hoje, o senador segue atuando com firmeza, técnica e diálogo para promover desenvolvimento sustentável, justiça social e oportunidades reais para o povo acreano e brasileiro.

Diante de sua dedicação, esforço e relevantes serviços prestados ao nosso povo, a homenagem proposta é justa e representa o reconhecimento público por parte desta Casa Legislativa.

A solicitação foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.