17 de set. de 2010

MORRE NO RIO O PRIMEIRO PARAQUEDISTA MILITAR DO BRASIL

General Roberto de Pessôa morreu aos 100 anos durante a madrugada.


Do G1 RJ

Pioneiro no paraquedismo militar do Brasil, General Roberto de Pessôa, morreu na madrugada desta sexta-feira (17). Roberto tinha 100 anos e o velório será realizado no Museu Aeroterrestre em data a ser definida. Ainda não há definição também quanto ao dia e local do sepultamento.

O General De Pessôa foi primeiro paraquedista brasileiro, tendo cursado em 1944 a Escola de Paraquedistas dos Estados Unidos.

Ingresso aos 18 anos
Paraibano, nascido em 1910, Roberto de Pessôa, começou sua trajetória no Exército ingressando na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, em 1928, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Infantaria em dezembro de 1932.

Em agosto de 1936, o Tenente De Pessôa participou dos Jogos Olímpicos da Alemanha onde sua missão era importar técnicas de treinamento alemão que produziam atletas de alto nível. Nesta ocasião, ele pode observar o trabalho dos paraquedistas do Terceiro Reich e, então, decidiu que também queria aprender a saltar.


As informações são do Comando Militar do Leste e da Brigada de Infantaria Páraquedista.

Dia D

Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, De Pessôa pediu autorização ao governo brasileiro para treinar com os paraquedistas americanos em Fort Benning, nos EUA. Em outubro do mesmo ano, concluiu o Curso Básico Paraquedista, tornando-se o primeiro paraquedista militar brasileiro.

Seu estágio nos EUA lhe rendeu a participação em atividades junto ao contingente Airborne, a 101ª Divisão Aerotransportada, que saltou na Normandia no famoso Dia D, em 1944.


Promovido a Coronel em 1959, assumiu o Comando do 26º Batalhão de Infantaria, Batalhão Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em 1966, foi promovido a General-de-Brigada, tendo passado para a reserva no posto de General-de-Divisão.









Um comentário:

  1. 1910-2010
    LUTO - General PQDT 001 da Brigada Paraquedista
    General Roberto De Pessoa, ÁGUIA

    A ti devemos nossa vontade e força de enfrentar sempre ao inimigo, com o melhor amparo da capacidade física, da inteligência e da moral de um Combatente Paraquedista.

    Teus ensinamentos mudaram este mundo e mudaram as Forças Aeroterrestres no Brasil,
    Tua evolução e contribuição para as Forças Armadas, demonstram sempre o Eterno Líder que Guia, Precede e Lidera!

    O ETERNO ALADO REPOUSA EM PAZ NOS BRAÇOS DE DEUS, OBSERVANDO O CONDOR.

    HURRA!
    HURRA!
    HURRA!

    BRASIL ACIMA DE TUDO!
    VELAME!

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.