28 de out. de 2010

MUSEU ANTÔNIO ASSAD ZAINE - VALE A PENA LER DE NOVO


Quando se fala em Xapuri, a primeira coisa que se vem à mente é Chico Mendes, não é mesmo? Com todo respeito a essa personalidade, existe outra que na minha modesta opinião é uma lenda viva daquele município, que é o Sr. Antônio Assad Zaine.

Um autêntico museólogo, sem muito antes saber que o é, nasceu em Corumbataí SP, e radicou-se em Xapuri em 1954.

Nem precisa dizer sua origem, pelo nome já dá para adivinhar, foi mais uns dos descendentes de Sírio-Libaneses que se aventuraram na “terra que chove de 4 em 4 horas”.

 O “Prezado” como é chamado, consegue manter seu bom humor apesar da idade avançada, (vide foto brincando com crianças no seu museu particular).
          
Foi realmente um prazer poder conhecer esse homem que tem tanto a ensinar as novas gerações. E uma das coisas mais importantes que ele já pode considerar como um legado, é sua visão cultural, (visionária na época), por há tempos atrás ter transformado um pequeno espaço nas instalações da CASA KALUME num museu e ainda hoje se localiza na Rua 6 de agosto, perto do Mercado Municipal. 

Urge, portanto que alguém o ajude nessa manutenção, haja vista documentos importantes podem se perder por falta de um simples desumidificador.

Há fotos lá, que nem os próprios municípios têm como é o caso das fotos abaixo, como o da construção do hospital de Tarauacá. (vide post abaixo)

Realmente para quem visita aquela região o MUSEU ANTONIO ASSAD ZAINE, um dos mais importantes do Estado, é parada obrigatória, para os que visitam aquele município, tanto turista como pesquisadores, porque seu acervo conta inclusive com peças da revolução Acreana, como, garrafas que transportava bebidas, armamentos, munições, panelas, chaleiras etc.

É sem dúvida uma preciosidade, uma fonte borbulhante de cultura, aprendizado, sabedoria e respeito à cultura de todo o Estado do Acre, porque como ele diz:

             “Só os ignorantes, não entendem o valore disso aqui”
                                   
         
   

2 comentários:

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.