8 de jun. de 2012

O MUNICÍPIO DE TARAUACÁ. DA BELLE ÉPOQUE AOS DIAS ATUAIS PARTE – I

Fonte: Família Tocantins
Histórico – Habitavam as terras do município as tribos Kaxinawás e Jaminawás, que se localizavam as margens do rio Tarauacá (que significa na linguagem indígena, rio de muitos troncos) e Murú.

A partir de 1877, intensificou-se a exploração das terras marginais dos rios Tarauacá, com a emigração de nordestinos. Em 1899, um grupo de imigrantes chega à confluência do rio Muru com o Tarauacá, fundando aí, o seringal “Foz do Muru”, que em breve cresceu de importância, uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios.

O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data dos anos de 1890, quando intrépidos nordestinos, entre os quais: José, João e Antônio Marques de Albuquerque, Antônio Patrionildo de Albuquerque, Joaquim Gonçalves de Freitas, Manoel Pereira Cidade, Sabino Francisco do Rego, Severino de Freitas Ramos, Francisco Queiroz de Oliveira, João Lopes Ibipirana, Joaquim, Antônio e Alexandre Teixeira de Souza, Antônio Ferreira Lima, Manoel Paixão de Albuquerque, Ernesto Nunes Serra, Francisco Caetano de Oliveira, que penetraram no rio Murú e Tarauacá, na exploração de demarcação de longas faixas de terras, formaram os seringais.   Em 1899, fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o “foz do Murú”, ponto de partida para novas explorações.

Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. Em 1904, com a primeira divisão territorial-administrativa dada ao Acre, Tarauacá passa a figurar no Departamento do Alto Juruá.

J. J. Seabra, em 1915
A 1º de janeiro de 1907, “foz do Murú” é elevada à categoria de VILA, com o nome de “Seabra”, em homenagem ao então ministro da Justiça, Dr. José Joaquim Seabra, conhecido como J. J. Seabra..

Em 1912, foi desmembrado do Departamento do Alto Juruá, passando a constituir o Departamento do Tarauacá, criado que fora pelo decreto 9.831, e instalado a 19 de abril de 1913, sendo o seu primeiro Prefeito o Coronel Antônio Nunes de Alencar. Ainda pelo Decreto citado foi criado o município do mesmo nome, que foi instalado a 24 de abril de 1913, data em que a vila Seabra foi elevada à categoria de cidade.

Em 19 de abril de 1913, foi instalada a Comarca de Tarauacá, sendo o seu primeiro Juiz o Dr. Djalma de Mendonça.

Em 29 de janeiro de 1914 circula o primeiro número do jornal “O ESTADO”, Órgão oficial da Prefeitura. A 11 de junho de 1916, chega a Tarauacá o Capitão do Exército Eugênio Augusto Ferral, comandante da Companhia Regional, Primeira força policial criada no Departamento.

A 1º de outubro de 1920, em face da nova organização territorial-administrativa, dada ao Acre, é extinto o Departamento, continuando em vigor o Município de Tarauacá.

Em 1943, em virtude do Decreto-lei federal, nº 6.163, a cidade de Seabra mudou a sua designação para Tarauacá.

Não se tem notícia de fatos dignos de especial menção no período anterior à modificação acima citada.


O MUNICÍPIO DE TARAUACÁ. DA BELLE ÉPOQUE AOS DIAS ATUAIS PARTE – II

Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicado pelo IBGE, entre os anos de 1957 e 1960.
CASA FARHAT 90 ANOS.

Diversos dados sobre o Município de Seabra - 1905 - 1943 (atual Tarauacá).
Autor: Anastácio Rodrigues de Farias.

ÁLBUM CIDADE DE RIO BRANCO - A MARCA DE UM TEMPO: HISTÓRIA, POVO E CULTURA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.