30 de set. de 2016

INPE AFIRMA QUE ACRE É O QUARTO ESTADO QUE MAIS REALIZA QUEIMADAS NO BRASIL


O levantamento aponta que o Estado registrou um total de 3.303 focos, um aumento de 76,5% em relação ao mês de agosto

ALAMARA BARROS - o período de 1º a 26 de setembro deste ano, o Acre foi o quarto Estado que mais queimou, segundo um relatório criado pelo ‘Programa Queimadas’ do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta terça-feira (27).

O levantamento aponta que o Estado registrou um total de 3.303 focos, um aumento de 76,5% em relação ao mês de agosto, quando foram registrados 1.871 focos. O Acre ficou atrás apenas do Pará (3.516), Roraima (3.929) e Mato Grosso (8.409), Estado que mais queimou segundo o Inpe.
Em todo o ano passado, foram queimados 1,18 milhão de hectares em unidades de conservação federais de todo o País- Reprodução/Ibama


Em todo o ano passado, foram queimados 1,18 milhão de hectares em unidades de conservação federais de todo o País- Reprodução/Ibama

Com a fumaça dos incêndios florestais e urbanos, o nível de poluição do ar em Rio Branco, Senador Guiomard e Acrelândia chegou a 400 microgramas por metro cúbico de ar em 26 de agosto deste ano. A medição foi realizada através de um fotômetro solar, instalado na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O nível, segundo o pesquisador Alejandro Fonseca, era oito vezes maior que os 50 microgramas indicados pela Organização Nacional de Saúde. De acordo com o major Falcão, do Corpo de Bombeiros, esse quadro deve mudar gradativamente com o fim da estiagem e a incidência de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.