28 de fev. de 2020

Em vídeos: Turquia declara 33 militares mortos por ataque aéreo sírio ou russo em Idlib


Observadores afirmam mais de 50

Imagens dos ataques recentes, divulgadas pela SANA Syria

O número oficial de mortos do ataque aéreo sírio contra um comboio turco na Grande Idlib aumentou para 33 soldados.

Inicialmente, 22 militares turcos foram mortos em um ataque aéreo sírio na região da Grande Idlib, anunciou Valisi Dogan, governador da província turca de Hatay, no sul da Turquia, no final desse 27 de fevereiro.

Dogan disse que centenas de militares turcos ficaram feridos nos ataques aéreos sírios, alegando que alguns estão em uma condição crítica.

Fontes da oposição síria confirmaram o ataque, e disseram que o ataque aéreo atingiu um comboio de forças turcas perto das cidades de al-Bara e Baluon. Ativistas divulgaram vídeos supostamente mostrando soldados turcos se abrigando durante o ataque aéreo, bem como após o ataque.

Algumas fontes turcas e sírias contradizem o anúncio oficial turco, alegando que o número de mortos pelo ataque aéreo era de 37, com alguns até colocando o número de vítimas acima de 50. Essas fontes continuaram alegando que o ataque aéreo mortal foi realizado pelas Forças Aeroespaciais Russa (VKS).

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, liderou uma reunião de segurança nacional após o ataque, enquanto o ministro da Defesa Hulusi Akar chamou seu colega dos EUA para discutir o assunto.

Com a morte de 22 novos soldados, o número de vítimas turcas mortas na Grande Idlib aumentou para 41. Hoje, três vítimas foram homenageadas pelo presidente Erdogan.

Militantes sírios e vários helicópteros da Força Aérea Turca (TAF) estão realizando uma operação de busca na área de ataques aéreos agora. O número total de vítimas provavelmente aumentará nas próximas horas.




Com informações SANA Syria, Reuters e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.