3 de jul. de 2020

Relatório dos EUA diz que aeronave Super Tucano é a “espinha dorsal” da Força Aérea Afegã


 Aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã armada com bombas guiadas a laser GBU-58

Fernando Valduga - A Força Aérea Afegã (AAF) fez grandes progressos em sua capacidade de planejar e conduzir operações, especialmente com sua frota A-29 Super Tucano, mas depende excessivamente do apoio dos contratados para continuar voando, de acordo com um novo relatório do Departamento de Defesa sobre os progressos no Afeganistão.

A Força Aérea Afegã, juntamente com as forças especiais do país, são os componentes mais capazes das forças armadas do Afeganistão, disse o Pentágono em um relatório ao Congresso lançado em 1º de julho. A frota de aeronaves de ataque da AAF, que era “quase nada” em 2014, agora realiza quase metade de todos os ataques aéreos no país, mesmo com o apoio de ataques aéreos dos EUA.


O AAF compreende três alas de voo e 18 destacamentos, com aviões A-29s, C-208s, AC-208s, C-130s, Mi-17s e MD-530s. A aeronave de ataque leve A-29 é a espinha dorsal das operações de ataque e progrediu de várias maneiras, destaca o relatório.

Por exemplo, em setembro, a primeira aula inicial de treinamento de qualificação está programada para ocorrer no Afeganistão. Até agora, todos os pilotos afegãos passaram pelo treinamento de qualificação na Base da Força Aérea de Moody, na Geórgia. Esse treinamento está programado para estar totalmente operacional em abril de 2021.

Os A-29 operacionais estão atendendo a um “desejo insaciável” por munições de precisão em combate, ao lado de foguetes lançados pelas aeronaves AC-208 Eliminator.


“Os consultores continuam observando que as equipes afegãs demonstraram progresso consistente na seleção de alvos e na estimativa de danos colaterais e mostraram uma restrição impressionante e capacidade de minimizar as baixas civis”, afirma o relatório.

Nos últimos seis meses, o Centro de Desenvolvimento de Manutenção de Aeronaves da AAF treinou mais de 50 novos pilotos e copilotos. Isso incluiu duas pilotos mulheres, uma que voa no C-208 e outra que voa no AC-208 – a primeira piloto de ataque de combate da Força Aérea Afegã.



Mas o relatório não é uma boa notícia para a Força Aérea Afegã. O serviço nascente ainda depende muito do suporte logístico prestado pelos EUA, incluindo uma dependência completa do fornecimento de peças e suporte técnico. Cem por cento da manutenção do C-130 e UH-60A são feitos pelos contratados, juntamente com 80% para a frota MD-530 e 70% para a frota A-29.

A única estrutura na qual a força afegã faz a maior parte da manutenção é o Mi-17, de fabricação russa, com 95% da rotação da chave feita pelos afegãos. A AAF, no entanto, não tem capacidade para fazer uma revisão completa da aeronave, o que é necessário a cada 2.000 horas; portanto, o serviço está voando nas horas restantes à medida que passam para os UH-60, afirma o relatório.


A AAF delineou três grandes problemas com sua empresa de manutenção – responsabilidade, procedimentos padronizados e liderança – e desenvolveu um “plano de melhoria” com a ajuda de consultores dos EUA.

“A construção da sustentabilidade nesta empresa levará vários meses, mas é um item de grande interesse para [Treino, Aconselhamento, Ajuda do Comando Aéreo] e na AAF”, afirma o relatório.

Um comentário:

  1. Muito obrigado. Importantes informações sobre a Força Aérea Afegã e o sucesso com o A-29. ALFREDO-SUBOFICIAL Força Aérea BRASIL!

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