31 de ago. de 2020

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Criança de 3 anos é levada por pipa durante festival em Taiwan


Menina ficou com o pescoço preso em cauda de pipa e voou durante 30 segundos, até a plateia do evento conseguir resgatá-la. Ela está bem

                         VIASBLOG.TW/EFE/EPA - 30.8.2020

Criança fica presa pelo pescoço em pipa
Uma criança de 3 anos ficou presa em uma pipa durante o Festival Internacional de Pipas de Hsinchu, em Taiwan, neste domingo (30) e voou por cerca de 30 segundos antes de conseguir ser resgatada.

Vídeos mostram a menina presa da cauda da pipa pelo pescoço e voando descontroladamente até que conseguiu abaixar o suficiente para o público puxá-la até o chão.

Organizadores do evento e a mãe da criança a levaram ao hospital, onde ela tratou ferimentos no rosto e no pescoço. Ela está bem e os machucados não foram graves.

Depois do incidente, os organizadores suspenderam o festival por conta dos ventos intensos na cidade.

Assista:

Seis aeronaves A-29 Super Tucano seguem para entrega à Força Aérea Filipina


Uma das aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea das Filipinas durante escalada na capital pernambucana. (Foto: Rodrigo Bertoli / Cavok)

Fernando Valduga  - Seis aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, que estavam previstas para seguir para as Filipinas em julho, foram vistas hoje (29/08) no voo de translado quando fizeram uma escala em Recife, Pernambuco.

O fotógrafo Rodrigo Bertoli gentilmente cedeu as imagens das aeronaves A-29 da Força Aérea das Filipinas (PAF), que ostentavam matrículas brasileiras. A pandemia da COVID-19 afetou a entrega dos aviões Super Tucano, que originalmente estava prevista para o final de fevereiro deste ano.

Em novembro de 2017, a empresa brasileira Embraer anunciou a encomenda de seis aeronaves A-29 Super Tucano de ataque leve e treinamento avançado para a Força Aérea Filipina (PAF). Após um amplo processo de licitação pública com a participação de vários fabricantes de todo o mundo e cumprindo os rigorosos processos de avaliação, o Super Tucano foi selecionado como parte do plano de modernização em andamento da PAF.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice durável, versátil e poderosa, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando em pistas não aprimoradas. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo. Assim que a entrega dessas aeronaves for concluída, elas serão entregues e mantidas pela 15ª Ala de Ataque da PAF, reforçando a restante frota da aeronaves de ataque Rockwell OV-10 “Bronco” usadas em missões de ataque.

O A-29 Super Tucano é movido por um motor turboélice PT6A-68A, desenvolvendo 969 kW. Pode voar a uma velocidade máxima de 593 km/h, tem alcance máximo de 4.820 km e uma autonomia de 6 horas e 30 minutos.

O Super Tucano é projetado para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para fornecer treinamento de pilotos.

O A-29 Super Tucano é equipado com cinco pontos fixos capazes de transportar 1.500 kg de armas como bombas, mísseis ar-ar e ar-superfície ou foguetes. A aeronave também está armada com duas metralhadoras de 12,7 mm montadas nas asas com uma cadência de tiro de 1.100 tiros.

Ministério da Infraestrutura, mais leilões mais empregos para os brasileiros


A aeronave do novo milênio chegou - C-390 Milleinnium da EMBRAER

Agência Espacial e UFMA assinam Termo de Execução para desenvolver projeto de nanossatélite



A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), assinou, no mês de agosto, um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que estabelece a capacitação técnica e desenvolvimento de um projeto de nanossatélite, da categoria de cubsats. O projeto tem o objetivo de estudar os efeitos da ionosfera na comunicação entre o cubesat e a estação de solo.

 O projeto, que se enquadra nas tendências mundiais do chamado new space, entre elas o emprego de artefatos menores e com ciclo de vida mais curto, tem o objetivo de capacitar estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, além de estimular conhecimentos e habilidades para estudantes atuarem no setor espacial e empreenderem por meio da inovação. Os estudantes e professores da UFMA irão desenvolver a missão, o projeto, a execução e a operação de um cubesat, que é uma categoria de nanossatélites baseada em módulos padronizados de 10x10x10 centímetros.

 O cubesat da UFMA também será utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar na busca de embarcações perdidas no município de Raposa-MA. Alia-se, assim, o desenvolvimento de competências tecnológicas com a possível prestação de serviços à sociedade, que são duas das razões de ser da AEB.

A Agência também está em negociação com outras universidades públicas, com curso de Engenharia Aeroespacial, que ainda não foram beneficiadas com recursos da AEB para o desenvolvimento de nanossatélites. Em 2020, além da UFMA, também serão beneficiadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Receita paga hoje restituições do 4º Lote do Imposto de Renda


Terão direito ao crédito bancário 4.479.172 contribuintes


A Receita Federal paga nesta segunda-feira (31) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário é para 4.479.172 contribuintes, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

Desse total, R$ 248, 63 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: 6.633 idosos acima de 80 anos, 36.155 entre 60 e 79 anos, 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 17.787 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 4.414.289 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

29 de ago. de 2020

A aprovação do Novo Marco do Saneamento é uma vitória para os brasileiros que passarão, finalmente, a ter esgoto e água tratada, como manda a Constituição


ROSA WEBER | OS 11 SUPREMOS (EP4)

Mercado do milho - O que não estão contando por aí

Minério: ANM apreende 70 mil toneladas de manganês ilegal em porto no Pará


                  Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Mineração (ANM) apreendeu ontem 70 mil toneladas de minério de manganês no Porto de Vila do Conde, principal porto de exportação do Pará, localizado no município de Bacarena. O material apreendido foi avaliado em R$ 60 milhões, informou a agência há pouco em comunicado divulgado para a imprensa. "Esta é uma ação da ANM em uma operação contra o manganês ilegal dentro das faixas de servidão da linha de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte. Essa atividade ilegal coloca em risco as torres da usina e estamos com operações de inteligência junto com a Polícia Federal para combatê-la", disse o diretor da ANM, Eduardo Leão, na nota.

Segundo a agência, a carga seria exportada para a China e estava sendo extraída no sul do Pará de forma ilegal. A ANM afirma que foram expedido quatro autos de apreensão de minério de manganês ilegal. Os lotes eram das empresas Sigma Extração de Metais(37 mil toneladas), Timbro (SC) Comércio Exterior (18 mil toneladas), RMB Manganês (3 mil toneladas) e Chin Vest Comércio Importação e Exportação (12 mil toneladas). "Nenhuma possui autorização de extração para manganês. As empresas vão ser processadas e o material será disponibilizado em leilão", diz a ANM.

A agência esclarece que a Timbro tinha autorização para garimpo e o manganês não pode ser lavrado por garimpo. Já a RMB pediu renovação de título minerário, que ainda não foi concedido pela ANM. A Sigma e a Chin Vest expediram nota fiscal do estado de Goiás, mas não há registros de entrada do material no Pará, o que caracteriza que a lavra estava sendo feita no estado paraense, de acordo com a ANM.

O minério de manganês é utilizado fabricação de ligas metálicas, combinado, especialmente com o ferro, na produção de aço. De acordo com dados da ANM, a grande maioria da exportação deste tipo de minério vai para o mercado chinês.

Bombardeiros americanos B-52H sobrevoam os 30 países membros da OTAN durante a missão “Allied Sky” em um dia

Photo by Airman 1st Class Josh Strickland, 5th Bomb Wing Public Affairs/USAF

Em um giro único em missões regulares recorrentes da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) na Europa, seis bombardeiros estratégicos B-52H Stratofortress da Força Aérea dos EUA sobrevoaram todas as 30 nações da OTAN na Europa e América do Norte em 28 de agosto.

Esta missão de um dia intitulada Allied Sky, tem como objetivo demonstrar a solidariedade da OTAN, aumentar a prontidão e fornecer oportunidades de treinamento destinadas a aumentar a interoperabilidade para todas as tripulações participantes dos EUA e aliados da OTAN.

Allied Sky é a mais recente iteração de missões BTF de rotina que ocorreram no teatro de operações europeu desde 2018, com mais de 200 surtidas coordenadas com Aliados e parceiros. As missões da BTF são planejadas há muito tempo e não são uma resposta a quaisquer eventos políticos atuais que ocorrem na Europa.

A Allied Sky será conduzida por duas equipes:

Quatro aviões bombardeiros B-52H Stratofortress atualmente destacados para a Royal Air Force (RAF) em Fairford, no Reino Unido, voarão na parte europeia da missão. Os bombardeiros estratégicos irão integrar-se ao longo do dia com vários aviões de combate da força aérea e aviões de reabastecimento aéreo de várias nações da OTAN nos céus acima de cada nação anfitriã.

Outros dois Stratofortresses B-52H designadas para o 5º Bomb Wing na Base Aérea Minot, ND, sobrevoarão as nações da OTAN, Canadá e Estados Unidos.

Os países da OTAN programados para participar da missão e se integrar ao avião bombardeiro incluem Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Turquia, Reino Unido e EUA

Operações e compromissos com Aliados e parceiros servem como pilares que destacam o compromisso da USEUCOM com a segurança e estabilidade globais. Essas oportunidades também servem como um lembrete de que, apesar dos desafios contínuos apresentados pelo COVID-19, as forças dos EUA permanecem totalmente prontas para executar suas missões em todos os domínios, ao mesmo tempo em que aumentam a interoperabilidade com Aliados e parceiros.

Em 22 de agosto, seis bombardeiros estratégicos B-52H Stratofortress da 5ª Ala de Bombardeiro da Força Aérea dos EUA chegaram à Base de Fairford [Reino Unido] vindos de Minot [Dakota do Norte] para uma série de exercícios. com as forças aéreas dos países europeus membros da OTAN.

Dois dias depois de chegar à Inglaterra, pelo menos quatro dessas Stratofortresses B-52H participaram de um primeiro exercício na Noruega, onde voaram em formação com F-16s e F-35s da Real Força Aérea Norueguesa.

Sinal do interesse estratégico do Extremo Norte, exercício semelhante já foi realizado em junho passado, sobre o oceano Ártico e o mar de Laptev. Mas os B-52s haviam decolado diretamente da Dakota do Norte para chegar à Noruega. Em maio, a Força Aérea dos Estados Unidos também enviou um bombardeiro B-1 Lancer para manobras em países escandinavos, incluindo a Suécia [que não faz parte da OTAN, nota].

Um segundo exercício envolvendo B-52Hs implantados em Fairford ocorreu em 27 de agosto, desta vez apresentando Eurofighter Typhoons da Royal Air Force e Air Force Mirage 2000s. Essas aeronaves também foram reabastecidas em vôo pela British Voyager [A330 MRTT, nota] e aeronaves francesas de reabastecimento C-135FR. A Força Aérea dos Estados Unidos não especificou a região onde esta manobra ocorreu … Mas é provável que tenha sido organizada no Mar Báltico.

Durante a jornada, os bombardeiros devem ser acompanhados por 80 aviões de combate de “toda a Aliança”. E vários “países anfitriões” forneceram reabastecimento em vôo.

Seis B-52H Stratofortresses voam em formação a caminho de RAF Fairford no espaço aéreo norueguês em 22 de agosto de 2020. Esses formatos de bombardeiros estratégicos exercem a capacidade de responder a qualquer ameaça em todo o mundo. Photo by Airman 1st Class Josh Strickland , 5th Bomb Wing Public Affairs/USAF

Declarações das lideranças da NATO/OTAN sobre o exercício “Allied Sky”:

“Os compromissos de segurança dos EUA com a Aliança da OTAN permanecem rígidos”, disse o general Tod Wolters, comandante do Comando Europeu dos EUA (USEUCOM). “A missão da força-tarefa de bombardeiros de hoje é outro exemplo de como a Aliança mantém a prontidão, melhora a interoperabilidade e demonstra nossa capacidade de cumprir os compromissos do outro lado do Atlântico.”

“Ao aprimorar ainda mais nossos relacionamentos duradouros, enviamos uma mensagem clara aos adversários em potencial sobre nossa prontidão para enfrentar qualquer desafio global”, acrescentou Wolters.

Será uma “implantação muito ativa. Nossa capacidade de reagir rapidamente e de tranquilizar nossos aliados e parceiros depende do fato de sermos capazes de implantar nossos B-52s a qualquer momento ”, explicou o General Jeff Harrigian, comandante das forças aéreas americanas na Europa e na África. . “A sua presença [no Reino Unido] ajuda a construir confiança com os nossos aliados da OTAN e dá-nos novas oportunidades de treinarmos juntos em vários cenários”, acrescentou.

“O treinamento de hoje demonstra o firme apego dos Estados Unidos à OTAN e a solidariedade aliada no trabalho. […] Treinamentos como este nos ajudam a cumprir nossa missão fundamental: deter a agressão, prevenir conflitos e preservar a paz ”, comentou Jens Stoltenberg, Secretário Geral da Aliança.

Imagem do U.S. European Command Public Affairs/ EUCOM/USAF

Sobre o bombardeiro B-52H

B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico subsônico de longo raio de ação, propulsionado por oito motores a jato. Originalmente concebido como substituto do Convair B-36 Peacemaker na função de bombardeamento nuclear e convencional de grande altitude, foi no entanto adaptado no início da década de 1960 para a função de penetração a baixa altitude como forma de contornar a cada vez maior, eficaz e sofisticada defesa aérea da ex-União Soviética .

Iniciou a atividade operacional na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), seu único operador, em fevereiro de 1955, atuando em todos os conflitos nos quais os EUA se envolveram. Sessenta anos após o seu primeiro voo e apòs sucessivas modificações e atualizações, é ainda uma versátil plataforma apta a desempenhar uma grande variedade de missões que os engenheiros responsáveis pelo sua criação e desenvolvimento imaginaram que fosse possível nos finais de 1950.

Durante o período da chamada guerra fria, desempenhou um papel de extrema relevância na dissuasão nuclear dos Estados Unidos, mantendo um contínuo estado de alerta em voo, armado com armas nucleares, porém as mais de cinco décadas de serviço na linha da frente serão a sua mais extraordinária faceta. Provavelmente, esta extraordinária longevidade, e de acordo com os planos da Força Aérea, irá manter-se até 2040, e para que tal aconteça as unidades ainda operacionais começaram a ser submetidas a um programa de reformas e extensão de vida útil.

A variante H é semelhante em estrutura e usufruiu das mesmas mudanças estruturais aplicadas nos B-52G. A atualização mais importante é a adoção dos motores Pratt & Whitney TF33-P-3, apesar dos problemas iniciais de fiabilidade, corrigidos entre 1962 e 1964 pelo programa de ajustes Hot fan, indo de encontro às pretensões da Força Aérea que pretendia um motor isento de falhas entre cada 600 horas de operacionalidade, foi assim possível uma notória economia de combustível, um raio de ação superior e uma corrida para decolagem inferior em 350 metros comparativamente aos anteriores Pratt & Whitney J57 que equipavam a versão G. Foi ainda substituída a torre armada com quatro metralhadoras Browning M2 de calibre .50, por uma outra orientada pelo sistema de controle de tiro AN/ ASG-21 e equipada com o canhão M-61 Vulcan de seis canos rotativos e 20 milímetros cada, a arma padrão dos caças tácticos norte-americanos. Posteriormente a torre foi definitivamente eliminada (1991 – 1994).

O primeiro voo aconteceu a 10 de Julho de 1960, adquiriu capacidade operacional em 9 de Maio de 1961. Única variante ainda no serviço ativo, o último exemplar construído foi o número de cauda 61-0040, o qual deixou a linha de montagem no dia 26 de Outubro de 1962.

Entre as atuais tripulações, majoritariamente (ou mesmo na totalidade) mais novas que as aeronaves que tripulam, é usual ouvir dizer-se que ainda não nasceu o último piloto que assumirá os seus comandos.

No vídeo abaixo; Um Stratofortress B-52H da Força Aérea dos EUA da 5th Bomb Wing,, Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, recebe combustível de um Stratotanker KC-135 da 100ª Asa de Reabastecimento Aéreo, RAF Mildenhall, Inglaterra, durante uma missão de exercicio de bombardeiro estratégico ao norte Costa norueguesa, 3 de junho de 2020. Missões estratégicas de bombardeiros permitem que as tripulações mantenham um alto estado de prontidão e proficiência, e validam nossa capacidade de ataque global sempre pronta.



Com informações do U.S. European Command Public Affairs/ EUCOM/USAF via redação Orbis Defense Europe.

Aeroporto do Galeão retoma voos para América do Sul em setembro


Ligação está suspensa desde primeiras semanas da pandemia de covid-19


Vitor Abdala - O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) deve ter, no fim de setembro deste ano, seu primeiro voo internacional regular com destino a outro país da América do Sul, desde que as ligações foram suspensas nas primeiras semanas da pandemia de covid-19. O voo para Santiago, no Chile, é operado pela companhia aérea Sky e será feito às segundas e quintas, às 10h05, a partir de 28 de setembro.

Em 31 de outubro, o voo passa a ser operado também aos sábados. Com o aumento do número de casos de covid-19 no país, o aeroporto teve 93% de suas ligações aéreas internacionais canceladas. Antes disso, o aeroporto operava voos diários e semanais para 26 destinos internacionais, entre frequências fixas (o ano todo) e sazonais (que operam em algumas temporadas).

A partir do início de abril deste ano, apenas a Air France manteve um voo semanal comercial, que liga o Rio de Janeiro a Paris (França). Além dele, houve apenas voos cargueiros e voos especiais de repatriação de passageiros.

No início de junho deste ano, foram retomadas também as ligações com Amsterdã (Holanda), através da KLM, e Lisboa (Portugal), através da TAP. Neste mês, houve a retomada do voo para a cidade do Porto, em Portugal (também pela TAP). No entanto, os voos regulares para destinos internacionais da América do Sul continuam suspensos.

Além da ligação com Santiago, estão previstas as retomadas de voos para Londres, pela British Airways, a partir de 26 de outubro (às segundas, quartas, quintas e sábados), e para Madri, pela Iberia, a partir de 1 o de dezembro (às terças, quartas e sábados).

Para os Estados Unidos, a previsão é que os voos sejam retomados em outubro, com ligações para Miami.

De acordo com a concessionária Riogaleão, está sendo feito um trabalho de “captação da malha aérea doméstica, a fim de que a oferta de voos nacionais viabilize a chegada de mais voos internacionais – já que essas operações levam em consideração a possibilidade de conectividade de um aeroporto com outros destinos”.

A concessionária informou ainda que está buscando incentivar as empresas aéreas a retomar seus voos internacionais no aeroporto.

“Desde o início do decreto de emergência sanitária, o Riogaleão ativou o plano de enfrentamento à covid-19, que incluiu ações de treinamento e prevenção com a comunidade aeroportuária, empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo demais prestadores de serviços. Com a retomada da movimentação no terminal, a concessionária colocou em prática uma série de medidas para garantir a segurança de passageiros e da comunidade aeroportuária”, informa a nota divulgada pela concessionária.

28 de ago. de 2020

Operação Hórus faz a maior captura de drogas da história do Brasil


Foram apreendidas 33,3 toneladas de maconha


Heloisa Cristaldo - O Ministério da Justiça realizou a apreensão de 33,3 toneladas de maconha, na noite de quarta-feira (26). Realizada no âmbito da Operação Hórus, trata-se da maior captura de drogas na história do país segundo a pasta. 


A carga da droga estava dividida em fardos e foi encontrada em um caminhão bi-trem na região de Maracaju, cidade que fica a 160 quilômetros de Campo Grande (MS). Duas pessoas foram presas em flagrante ao escoltar a carga. O volume representa um prejuízo de mais de R$ 50 milhões às organizações criminosas.

De acordo com o coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, a apreensão foi uma ação integrada por agentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e por profissionais que compõem o do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).

Segundo a pasta, desde o início da Operação Hórus em Mato Grosso do Sul, em setembro de 2019, o estado lidera as apreensões de drogas. As forças de segurança já tiraram de circulação do estado cerca de 333,5 toneladas de drogas gerando um prejuízo de mais de R$ 535 milhões aos criminosos.

Carro voador japonês ganha os céus por 4 minutos

Meio bilhão de investimento para o Porto de Santos, além de R$ 420 mi em investimento privado


Vídeo – Atobá, o novo drone militar brasileiro da Stella Tecnologia.

DAN faz live sobre o Atobá com o CEO da Stella tecnologia Gilberto Buffara

468 profissionais já participam do programa Brasil conta comigo


Leilão do Governo Federal para hoje e outros dias


Falecimento do Tenente Ary de Carvalho Vasconcelos, herói da Força Expedicionária Brasileira


NOTA DE FALECIMENTO


Marcelo Barros - Com muita tristeza, o Comando Militar do Leste informa o falecimento do Tenente Ary de Carvalho Vasconcelos, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O militar faleceu na madrugada de 26 de agosto de 2020, de causas naturais, aos 98 anos, em São Gonçalo/RJ.

História

Nascido em 02 de setembro de 1921, incorporou às fileiras do Exército em 1939, no Regimento Araribóia, em São Gonçalo-RJ. Em 1944 foi convocado pelo Regimento Sampaio para integrar a tropa que seguiria para a Itália, como Comandante de Pelotão. Liderou um grupo de combate do 1° Batalhão deste regimento e participou da campanha brasileira na Itália, com destaque para o ataque vitorioso ao Monte Castello, em 1945. Recebeu por atos de bravura a Cruz de Primeira e Segunda Classe, além da medalha da Guerra e de Campanha.

Com seu falecimento, o herói Tenente Ary passa a integrar o rol de grandes nomes a serem eternamente lembrados e reverenciados por todos os brasileiros.

O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, às 14h, no cemitério de São Francisco Xavier, em Charitas, Niterói.

Fonte: CML

Nota de repúdio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança




Anderson Gabino - A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE MATERIAIS DE DEFESA E SEGURANÇA (ABIMDE ), por meio do seu COMITÊ DE SEGURANÇA PÚBLICA, recebeu com espanto as informações divulgadas nesta quinta-feira (27) na imprensa.

A notícia afirma que o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA (MJSP) estaria “traçando um plano piloto em que integrantes da pasta vão até os Estados Unidos em uma missão temporária para viabilizar a abertura de um escritório em Washington voltado para compra de equipamentos de segurança pública, armas, munições, uniformes e veículos de transporte”.

A coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, acrescenta ainda que “a portaria que vai viabilizar o escritório está em trâmite final” e que o projeto “é uma demanda antiga da Polícia Federal, que acredita que pode ter uma economia de mais de 40% em relação às aquisições feitas hoje no Brasil”.

A ABIMDE e suas associadas querem crer que tal informação não seja verdadeira, pois se fosse confirmada, geraria uma COMPETIÇÃO ABSURDAMENTE DESLEAL EM DETRIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL E EM FAVOR DAS EMPRESA ESTRANGEIRAS.

É público e notório que a indústria brasileira, GERADORA DE EMPREGOS E RENDA no País, como um todo, sofre com uma PESADA CARGA TRIBUTÁRIA que é obrigada a suportar em efeito cascata, além do excesso de BUROCRACIA e uma LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE CARGAS CARA E INEFICIENTE, seja para adquirir insumos seja para escoar a produção.

A indústria estrangeira, ao contrário, tem sua produção completamente desonerada de impostos nos seus países de origem e, quando exportam para o Brasil, também não pagam impostos na chegada quando os destinatários são os órgãos públicos.

É exatamente daí que surge a “economia de mais de 40% às aquisições feitas hoje no Brasil”, ou seja: do não pagamento de ICMS (18%), PIS (1,65%), COFINS (7,6%) e IPI (que varia de 5 a 45%), fora outros impostos e taxas indiretos.

Quando os defensores desta TESE ABSURDA apresentam à imprensa uma possível “economia para o Erário Público” esquecem-se de que esta é obtida através da “isenção” da carga tributária que a empresa estrangeira usufrui.

A mesma que é imposta aos fabricantes nacionais em efeito cascata. Deste modo, a informação chega “distorcida” para o público geral que poderia supor que os produtos nacionais são caros, quando, de fato, não são. Eles são sim absurdamente tributados no faturamento e na produção.

A Base Industrial de Defesa do (BID), preterida neste suposto ato do MJSP, é ESTRATÉGICA E VITAL PARA A SOBERANIA NACIONAL pois a extrema dependência de armas e equipamentos importados sujeitaria o Brasil à “boa vontade de países estrangeiros”.

Vimos recentemente quão nociva é este tipo de dependência externa na recente crise da Covid-19, quando faltaram máscaras, EPIs e respiradores para a área da saúde. Imagine o caos que seria, quando o que está em jogo é a defesa das nossas fronteiras e o combate à criminalidade.

Há que se considerar também que 1,1 milhão de empregos são gerados direta e indiretamente pela BID, movimentando mais R$ 8 bilhões no Brasil e exportando mais de 900 milhões de dólares anualmente.

Diante destes dados, seria bom para a Economia Brasileira desmantelar com este setor da indústria criando uma estrutura de competição desleal no Governo Federal? Francamente, se isto se concretizasse seria um grande “tiro no pé”.

Se se pretende abrir o mercado, QUE SE DÊ A INDÚSTRIA NACIONAL as mesmas condições que a indústria estrangeira têm fora do Brasil. Ninguém tem medo da salutar concorrência, mas que ela seja JUSTA E EQUILIBRADA.

Esta suposta decisão do MJSP caminharia na contramão daquilo que é mais eloquente no discurso político que elegeu o Presidente Jair Messias Bolsonaro: “Brasil Acima de Tudo!”

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE MATERIAIS DE DEFESA E SEGURANÇA

Com informações da agência Rossi Comunicação

Se prepara, vem mais demanda da China!

Grande midia faz defesa de Bolsonaro, Gilmar Defende Allan dos Santos e outras coisinhas mais...

Há 98 anos falecera no navio que retornava para a Europa de sua última visita ao Brasil, S.A.I.R. Conde d'Eu


Hospital em SP separa laboratório para casos de reinfecção de covid-19


Sete pacientes com suspeita estão sendo acompanhados


Bruno Bocchini - O Hospital das Clínicas de São Paulo está investigando sete casos de pacientes suspeitos de terem se reinfectado pelo novo coronavírus. Segundo a instituição, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um ambulatório foi separado exclusivamente para acompanhar esses possíveis casos. 

De acordo com o hospital, os sintomas e testes positivos em dois períodos distintos, apresentados pelos pacientes, podem ser explicados por uma segunda infecção, mas causada por um vírus diferente, como o da gripe. No entanto, fragmentos inativos do novo coronavírus, remanescentes da primeira infecção, podem ter feito o teste dar positivo. Também podem ser explicados pela longa permanência do novo coronavírus no corpo, com período de inatividade e posterior reativação, ou mesmo por uma possível reinfecção de covid-19.

“Para verificar essas e outras hipóteses, os pacientes estão sendo acompanhados, com a realização eventual de exames adicionais a fim de melhor entender esses casos”, destacou o hospital, em nota.

No última terça-feira (25), dois pacientes, um na Holanda e outro na Bélgica, foram confirmados como casos de reinfecção pelo novo coronavírus. Um dia antes, cientistas de Hong Kong publicaram relatório a respeito de uma pessoa que foi reinfectada com uma linhagem diferente do vírus, quatro meses e meio depois de ser declarada recuperada da doença – a primeira reinfecção do tipo registrada.

27 de ago. de 2020

Empresários brasileiros tomam chá de cadeira da Argentina


US$ 100 milhões em exportações do Brasil estão parados na fronteira entre os dois países

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, é amigo de Lula Foto:DIVULGAÇÃO/INSTAGRAM/ALBERTO FERNÁNDEZ

Nas últimas semanas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, informou ao governo Bolsonaro sobre a demora do presidente Alberto Fernández de liberar a entrada de mercadorias no país. Dessa forma, descumprindo regras da Organização Mundial de Comércio (OMC) e o acordo bilateral firmado entre os dois países.

Cerca de US$ 100 milhões (R$ 559 milhões) em exportações brasileiras do setor automotivo estão parados na fronteira esperando que o governo peronista aprove as chamadas licenças não automáticas de importação, conforme o jornal O Globo. O prazo máximo para dar sinal verde às licenças não automáticas é de 60 dias, de acordo com a OMC.

Contudo, o entendimento entre os dois países (que prevê a liberalização total do comércio de veículos até junho de 2029) estabelece limite de dez dias. Nos últimos meses, com a economia argentina mergulhada numa crise profunda, com previsão de queda do Produto Interno Bruto de até 10%, algumas demoras superaram 90 dias.

Atualização - O novo uniforme dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil


Luiz Padilha - Vejam as imagens do novíssimo uniforme dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O novo modelo possui camuflagem pixelizada, tornando-o mais moderno, além do material utilizado ser mais resistente e confortável. 

FONTE: Veteranos do Corpo de Fuzileiros (Facebook)


Abraham Weintraub: "Enquanto existir amor e respeito, como mostra a Bíblia, lutaremos pela LIBERDADE "


Presidente de Taiwan ressalta defesa da liberdade e democracia


Em um discurso por vídeo para um centro de pesquisas australiano, Tsai exortou as nações democráticas a proteger Taiwan

                             Foto: EPA-EFE 

Taiwan está na linha de frente da defesa da liberdade e da democracia, afirmou nesta quinta-feira sue presidente Tsai Ing-wen, enquanto a China adota medidas drásticas em Hong Kong e intensifica as atividades militares na região.

Em um discurso por vídeo para um centro de pesquisas australiano, Tsai exortou as nações democráticas a proteger Taiwan. A China considera Taiwan uma de suas províncias, que deveria retornar a seu domínio, inclusive pela força se necessário.

Há duas semanas, o ministro taiwanês das Relações Exteriores, Joseph Wu, afirmou que Pequim deseja transformar Taiwan, um território democrático, na “próxima Hong Kong”.

“Depois de Hong Kong, Taiwan permanece ainda mais na linha de frente da liberdade e da democracia”, afirmou nesta quinta-feira a presidente Tsai ao Australian Strategic Policy Institute.

“Certamente esperamos que as nações democráticas continuem trabalhando juntas para garantir a segurança de Taiwan, o que é do interesse e da estabilidade da região”, acrescentou Tsai.

O governo de Pequim aumentou a pressão diplomática, militar e econômica sobre Taiwan desde que Tsai chegou ao poder em 2016 e se nega a reconhecer o princípio de que a ilha faz parte de “uma única China”.

Uma nação soberana

Tsai considera Taiwan uma nação soberana de fato, mas não fez até o momento qualquer declaração formal de independência, uma decisão que Pequim considera uma linha vermelha, algo que pode desencadear uma guerra.

Em sua declaração, a presidente taiwanesa fez um apelo à comunidade internacional para a resolução dos potenciais conflitos nas zonas ao redor do Mar da China. Esta semana, Pequim lançou mísseis no sul do Mar da China, uma área que é objeto de reclamações e reivindicações de soberania por parte de Taiwan e de vários países.

Tsai também defendeu o reforço dos laços com as nações ocidentais, em particular os Estados Unidos e demais países que “compartilham valores e interesses comuns”.

Sob a administração Trump, Washington, apesar do rompimento em 1979 das relações diplomáticas com Taipé para reconhecer o governo comunista de Pequim como único representante da China, reforçou os laços com Taiwan.

O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, visitou Taiwan este mês e se tornou o principal funcionário de uma administração americana a viajar à ilha desde 1979.

Esta visita foi muito criticada pela China, que advertiu o governo dos Estados Unidos a “não brincar com o fogo” durante a visita de Azar.

Pequim suspendeu os vínculos oficiais com Taiwan desde que Tsai foi reeleita em janeiro, em uma vitória com grande folga. “Taiwan é Taiwan, nossa existência não pode ser questionada (…) O futuro de Taiwan tem que ser decidido pelo povo de Taiwan”, concluiu a presidente.

Com informação da agência AFP

Suécia soa o alarme sobre tensões “intensificadas” no Báltico

O equipamento militar sueco foi exibido como parte dos exercícios de preparação © AP

Luiz Padilha  - A Suécia intensificou sua prontidão militar devido à “situação de segurança intensificada” no Mar Báltico, quando as tensões na região atingiram seu nível mais alto desde a guerra fria. A televisão sueca transmitiu na terça-feira imagens de veículos blindados desembarcando da balsa na ilha de Gotland, ao lado de turistas dirigindo seus Trailers, enquanto o país escandinavo tentava enviar um forte sinal à Rússia sobre o aumento da atividade militar.


Ann Linde, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, disse ao Financial Times que a implantação não estava relacionada aos distúrbios na Bielo-Rússia, onde Estocolmo está tentando mediar após a disputada eleição deste mês, apesar das manobras militares russas.

“Quando a Rússia está fazendo um grande exercício, temos interesse em mostrar que temos militares muito fortes na Suécia e que, é claro, estamos preparados para uma situação de segurança reforçada em nossa área”, disse ela. A Suécia aumentou nos últimos anos seus gastos com defesa, após décadas de declínio, em resposta a uma Rússia mais assertiva e aos temores sobre as intenções de Moscou na região do Báltico.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: USA Vision