31 de jul. de 2017

Oposição sai em vantagem na corrida para governo do Estado segundo pesquisa



Blog do Evandro Cordeiro - A TV Gazeta divulga hoje à noite, em seu principal telejornal, resultado de uma pesquisa feita em todo Acre sobre as eleições 2018. Fontes do Blog do Evandro Cordeiro asseguram que a oposição leva ligeira vantagem sobre o candidato do PT. Alguns números foram passados, mas sem autorização para divulgá-los. "Só a emissora tem esse direito", disse a fonte. Teria sido levantados dados sobre a disputa para o Senado e sobre o índice de rejeição, o mais importante duma pesquisa, segundo cientistas políticos.   

Péssimas gestões passadas são os fantasmas dos atuais prefeitos. Isso é mais um motivo para uma política de austeridade - Não dá mais pra gastar com besteiras

Prefeitura de Sena está ‘afogada’ em dívidas e deve atrasar pagamento de servidores
Além das dívidas, município teve repasses bloqueados e fundos retidos



Parece que o prefeito de Sena Madureira (AC), Mazinho Serafim, começou a sentir na pele o que é gerir um município, pagar servidores, manter a ordem, tudo isso em meio à uma grave crise sócio-político-econômica.

A prefeitura divulgou, na manhã de sábado (29), uma nota de esclarecimento acerca do pagamento de servidores públicos do município, que deve atrasar.

A culpa? De acordo com a nota, não é dessa gestão: bens bloqueados, valores que dizem respeito a folha de 2016 impactaram, de acordo com a prefeitura, no pagamento da atual folha.

Dívidas

A nota citou, se entrar em detalhes, déficits sofridos – que podem ter acarretado uma maior fragilidade nos cofres: o município sofreu, por exemplo, bloqueios e retenções no FPM, fundo repassado aos municípios.

Débitos, falta de prestação de contas, imprecisão de informações são alguns dos motivos que podem fazer com que um município deixe de receber o repasse.

Para voltar a receber o valor, Sena Madureira precisa estar em quites com as obrigações legais, prestar contas e, se for o caso, devolver valores recebidos a mais referentes à Lei Complementar 87/1996.
Nota do blog: O Subtítulo é o título original

‘Não interessa aos políticos o combate à corrupção’, afirma Sérgio Moro

Em entrevista à Folha e a um grupo de imprensa internacional, o juiz federal falou sobre a Operação Lava Jato e o combate ao sentimento de impunidade

Em entrevista a jornalistas internacionais, Sérgio Moro defendeu operação e disse que combate a impunidade no País/Reprodução/Globo News

Via/IG - O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na 1ª instância, recebeu a imprensa internacional, do grupo de jornalismo colaborativo “Investiga Lava Jato”, e o jornal “Folha de S. Paulo” neste fim de semana para conversar sobre a operação e as repercussões do combate à corrupção nestes últimos anos. Para ele, “existe uma falta de interesse da classe política brasileira em combater a corrupção”.

“Lamentavelmente, vejo uma ausência de um discurso vigoroso por parte das autoridades brasileiras em relação ao problema de corrupção. Fica a impressão de que essa é uma tarefa única e exclusiva de policiais, procuradores e juízes”, disse Sérgio Moro.

Sobre o sentimento de impunidade, o juiz acredita ser sistemático no País, mas que a Lava Jato veio mostrar que, ao contrário, isso não “será mais uma regra”.

Na entrevista, ele rebateu algumas críticas em torno da operação, como o argumento de que a Lava Jato persegue apenas um só partido. “Temos preso e condenado um ex-presidente da Câmara [Eduardo Cunha – PMDB-RJ], que era tido como inimigo do PT. Então, as críticas são equivocadas”, defendeu.

Outra questão abordada pelos jornalistas foi sobre as escutas divulgadas que envolveram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então presidente Dilma Rousseff. Na época, o juiz afirmou que o conteúdo revelava tentativas de obstruir investigações. Indagado sobre a decisão de tornar pública a conversa, ele afirma que a escolha adotada “desde o início desse processo era tornar tudo público, desde que não fosse prejudicial às investigações” e que, portanto, “o que aconteceu neste caso não foi nada diferente dos demais”, já que “as pessoas tinham direito de saber a respeito do conteúdo daqueles diálogos”.

Um jornalista de Moçambique indagou Moro sobre seu sentimento em torno da desconstrução da imagem de Lula e da Odebrecht , antes considerados como benfeitores em seu país. A isso, o juiz apenas respondeu que “o fato de as empresas terem pagado suborno a autoridades públicas é algo reprovável, mas que isso não desmerece tudo o que já tenha feito”, esquivando-se a comentar sobre o petista.

Os repórteres questionaram o juiz sobre o envolvimento de ex-presidentes e empresas em seus territórios, e de como a operação Lava Jato possa ter levantado algumas problemáticas externas. “É difícil avaliar o que ocorre em outros países, não tenho detalhes de tudo. A globalização acaba levando à transnacionalização do crime. Se é assim, o combate aos crimes também tem que ser transnacional e envolver cooperação”, disse em certo momento.

Contudo, Sérgio Moro não quis entrar no debate sobre os “detalhes jurídicos de outros países”, mas ainda afirmou, por exemplo, sobre a possibilidade de existirem laranjas fora do Brasil, que “é um método comum na lavagem de dinheiro utilizar uma pessoa interposta [um laranja], um ‘presta nombres’, para recebimento de vantagem indevida. A variedade dos procedimentos é inesgotável”, finalizou.

Protestos contra eleição de Assembleia Constituinte na Venezuela deixam 10 mortos



Fabian Cambero e Diego Oré - CARACAS - Com protestos que resultaram na morte de uma dezena de pessoas, muitos venezuelanos deram as costas no domingo à eleição de uma polêmica Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro e amplamente condenada internacionalmente.


Interditando algumas ruas com cordas ou barricadas, manifestantes de oposição protestaram ao longo do dia, mas foram repelidos pelas forças de segurança, no dia mais violento desde que começou a onda de manifestações em abril.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), pouco mais de 8 milhões de pessoas -41,5 por cento do eleitorado-- participaram da eleição.

"Temos Assembleia Constituinte", disse Maduro, emocionado, em um ato público no centro da capital, depois da divulgação dos resultados, rejeitados por seus adversários e por parte da comunidade internacional. "Não puderam deter um povo, nem com a ameaça, nem com o engano, nem com a mentira".

Maduro disse que a Constituinte pacificará o país petroleiro e permitirá mudar sua economia, para depender cada vez menos dos preços internacionais do petróleo, assim como dará estatuto constitucional aos subsídios populistas que garantiram a popularidade de seu predecessor Hugo Chávez.
***********************************************************************************************

28 de jul. de 2017

Acidente com viatura da PM que matou cabo Alelceny pode ter sido ocasionado por falta de manutenção no veículo; Comandante descarta



Luciano Tavares - Um vídeo que até o momento vinha sendo mantido em sigilo pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) mostra que o capotamento da viatura da Polícia Militar do Acre, no último dia 11, na Via Verde, em Rio Branco, que resultou na morte do cabo Alelceny Costa da Silva, não foi ocasionado por buraco na rodovia, conforme vinha sendo divulgado. Ao contrário. O acidente teria sido ocasionado por falta de manutenção no veículo, uma caminhonete Triton.



Um policial que pediu para não ter seu nome divulgado por medo de ser punido pelo comando geral informou que o pivô do veículo teria quebrado e além disso os pneus estavam carecas. Não há buraco no local em que ocorreu o capotamento, conforme mostra o vídeo.

Procurado na manhã desta sexta-feira, 28, pela reportagem de ac24horas, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Júlio César, disse que descarta a possibilidade de falha mecânica mecânica, embora os peritos ainda estejam trabalhando para saber as razões do acidente.



“Dentro da frota da PM, esses são os melhores carros. Esses carros de combate são alugados e tem a manutenção em dias. A hipótese de ser problema mecânico é mínima. Se fosse o pivô da direção, ele não teria movimento das rodas ao comando dele”, afirmou.

O comandante da PM lembrou que as imagens mostram que a viatura tentou desviar de uma moto e em seguida capotou.

Sobre a possibilidade de o acidente ter ocorrido por causa de buracos, Júlio César afirmou: “Não é a primeira reclamação por causa dos buracos nessa via”, diz, mas ponderou que “só se pode fechar o entendimento depois da perícia”.

O comandante rebateu a informação de que os pneus da viatura estariam carecas e reafirmou que a caminhonete estava em perfeito estado de manutenção e bem conservada.

Além do cabo Alelceny, estavam dentro do veículo o sargento Martineis e a soldado Melissa, que sofreram escoriações.

Autorizada a compra de cinco KC-390 para Portugal




O Governo autorizou ontem, por diploma, o início de negociações com a Embraer para comprar cinco aeronaves militares KC-390, usadas também para combate a incêndios florestais, e pediu uma avaliação da suspensão da modernização das atuais aeronaves C-130H.

A resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, com efeitos imediatos, refere “até cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma”, e ainda a respetiva sustentação logística e um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em território nacional.

“Assim, reforçam-se as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos”, lê-se na resolução.

O executivo, naquele documento, explica ainda que esta aquisição vai trazer capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, possibilitando “que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do país”.

A salvaguarda dos “interesses essenciais de segurança” do Estado português é outra das razões para a compra das aeronaves militares, defende o Governo, que salienta assegurar assim a capacidade de transporte aéreo “estratégico e tático” das Forças Armadas Portuguesas e “reforçar a capacidade de apoio a missões” de interesse público.

A resolução do Conselho de Ministros determina ainda a elaboração, até finais de outubro, ou no prazo máximo de três meses, de um relatório detalhado que “identifique todos os aspetos relevantes e necessários à introdução do novo sistema de armas KC-390 na Força Aérea, com as possíveis opções para decisão final, incluindo as decorrentes da negociação com a Embraer, respetivos cronogramas, custos associados e com o objetivo de se atingir a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability – IOC) até ao final de 2021”.

O ministro da Defesa é, segundo o diploma, quem dirige as negociações com a Embraer e as negociações com outras entidades e quem constitui uma equipa – com representantes nomeados pelo Ministro das Finanças, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Ministro da Economia – responsável pelo relatório.

O Conselho de Ministros decide ainda, naquele diploma, “determinar que o Ministro da Defesa Nacional avalie a suspensão da modernização das atuais aeronaves C-130H”.

Portugal esteve envolvido no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390, um compromisso reforçado em 2011 pelo ministro da Defesa e a Embraer, num acordo visando uma potencial aquisição por Portugal de aeronaves KC-390, nomeadamente mediante o acompanhamento pela Força Aérea do desenvolvimento de configuração da aeronave.

FONTE: Diário de Notícias

Petrobras eleva preços do diesel e gasolina nas refinarias a partir de sexta-feira



Luciano Costa - Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma elevação de 1,8 por cento nos preços do diesel e de 2,2 por cento na gasolina em suas refinarias a partir da sexta-feira, informou a companhia.

O reajuste faz parte de uma nova política da estatal para os preços dos combustíveis, que desde o início de julho podem sofrer mudanças até diariamente, em meio a um esforço da companhia para evitar a perda de participação no mercado.

*******************************************************************************************

Governo vai reduzir PIS/Cofins sobre etanol; manterá aumentos em gasolina e diesel, diz fonte

Patrícia Duarte - O governo vai reduzir as alíquotas de PIS/Cofins sobre etanol, mas manterá os aumentos já decididos para gasolina e diesel, disse nesta quinta-feira uma fonte da equipe econômica à Reuters.

Ainda não está definido para quanto as alíquotas sobre o combustível serão reduzidas, acrescentou a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

Na semana passada, o governo promoveu forte elevação nas alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis, prevendo injeção de 10,4 bilhões de reais nos cofres públicos, com o objetivo de assegurar o cumprimento da meta fiscal em meio à ainda cambaleante recuperação econômica.

Em relação ao etanol produtor, a alíquota passou de 0,12 para 0,1309 real por litro, enquanto para a categoria etanol distribuidor, passou de zero para 0,1964 real por litro.

A maior contribuição prevista para a arrecadação é com o aumento da alíquota de PIS/Cofins sobre a gasolina, para o patamar de 0,7925 real por litro, expansão de 41 centavos. A alíquota sobre diesel passou de 0,2480 para 0,4615 real por litro.

Houve questionamento de que as alíquotas não poderiam ser superiores a 9,25 por cento do preço médio de venda no varejo do etanol.

O tratamento experimental para câncer que devolveu a cor aos cabelos dos pacientes grisalhos


Dos 52 pacientes com câncer de pulmão, 14 tiveram mudanças na pigmentação do cabelo


Pacientes grisalhos que participaram de testes para um novo tratamento contra câncer terminaram o experimento sem fios brancos. Dos 52 pacientes com câncer de pulmão, 14 recuperaram a cor de cabelo de quando eram mais jovens.

A queda dos fios é um efeito colateral comum em tratamentos de quimioterapia, já a mudança da cor do cabelo pegou os pesquisadores de surpresa. "Foi um efeito colateral totalmente inesperado", explicou à BBC Mundo Noelia Rivera, dermatologista da Universidade Autônoma de Barcelona e coautora do estudo.
Pesquisadores ainda não sabem
qual mecanismo atua nesta transformação

Quando o primeiro paciente consultou os pesquisadores sobre essa transformação, a equipe acreditava se tratar de um caso isolado. Mas ao conversar com outros pacientes e analisar fotos feitas antes e depois do tratamento, concluíram que as drogas Keytruda, Opdivo e Tecentriq, usadas em tratamentos de imunoterapia contra o câncer, provocavam de fato a mudança.

Em 13 pacientes, o cabelo se tornou castanho escuro ou negro e em um 14º, apenas algumas áreas do cabelo ganharam a nova cor. Os outros 38 pacientes ou não eram grisalhos na época do tratamento ou não notaram mudanças.

Os pesquisadores não souberam precisar se todos os pacientes que perderam os cabelos brancos ganharam fios iguais ao da juventude ou mais escuros.

"Os pacientes dizem que é a cor que tinham quando jovens, mas como a maioria da nossa população (na Espanha) tem o cabelo castanho escuro ou preto, e como não tivemos loiros no estudo, não podemos dizer com absoluta certeza de que não se trata simplesmente de um escurecimento (do cabelo)", explica Rivera.


Um fator interessante associado à mudança de cor do cabelo é que isto parece indicar que o tratamento está funcionando para o paciente. Todos - com exceção de um - dos 14 pacientes que manifestaram uma mudança de cor responderam bem ao tratamento.

No entanto, Rivera esclarece que isto ainda está no campo da especulação, já que o estudo ainda não foi concluído, e o tratamento ainda está em fase de testes.


Se for descoberto o mecanismo da coloração, pode-se desenvolver drogas para reverter os cabelos brancos

O que muitos se perguntam agora é quais são as possibilidades de desenvolver um tratamento para reverter cabelos brancos a partir desta descoberta.

A princípio, explica a pesquisadora, este medicamento não pode ser usado em pessoas saudáveis para fins estéticos porque tem efeitos colaterais sérios.

O tratamento de imunoterapia estimula o sistema imunológico a combater o câncer. Isso porque os tumores conseguem desativar o sistema de defesa do corpo, que passa a não reconhecê-los como uma ameaça. A droga injetada pela corrente sanguínea faz com que as células de defesa continuem funcionando.

Como estimula o sistema imunológico, o medicamento tem provocado reações nas quais as células de defesa de alguns pacientes atacam o próprio organismo, provocando doenças autoimunes.

Como a invenção do leite em fórmula revolucionou o mercado de trabalho

"Ele pode provocar doenças autoimunes do sistema endócrino, pode alterar a tireoide e outros órgãos, as glândulas suprarrenais, a hipófise, pode afetar o fígado de forma autoimune...", lista a pesquisadora.

Além disso, o tratamento é bastante caro. Segundo a organização Cancer Reserach UK, ele chega a custar £ 100 mil (R$ 412 mil) por ano.

No entanto, Rivera destaca que se for encontrado o mecanismo molecular responsável por mudar a cor do cabelo, seria possível desenvolver um fármaco mais seguro com essa intenção específica.

27 de jul. de 2017

Prefeitura trabalha nos preparativos do festival de verão 2017


O município de Tarauacá está preparado para receber os visitantes para o Festival de Verão que acontece nos dias 25,26 e 27 de Agosto nas belíssimas Praias do Rio Tarauacá.

A logística para o evento já está sendo trabalhados no sentido de tornar o ambiente propício para oferecer, conforto, segurança e muita diversão no mega Festival de Verão 2017.

Inspecionada pelos setores administrativos da prefeitura, o local precisa receber as logísticas, como a instalação de banheiros químicos, barracas (já em funcionamento), barracas com alimentação depósitos para lixo e nivelamento da praia para tornar o espaço mais adequado para os banhistas que gostam de praticar esportes.

A Secretária de Cultura e Turismo Edna Yawanawá destaca o empenho de todas as secretarias envolvidas. De acordo com a secretária o pedido da prefeita Marilete Vitorino é para que o festival alcance o objetivo de impulsionar o comércio e o turismo. Para isso foram disponibilizados espaços para barracas próximos da praia para venda de comidas, bebidas e acessórios de verão.

A expectativa é de um público de vinte mil pessoas durante os três dias de festa que vêm de varias cidades para prestigiar o evento que vai proporcionar diversas atrações como a realização de concurso para escolha da musa do verão 2017, Garota Bronzeada que será escolhida entre os visitantes.

Dia 25 a expectativa é para o show com bandas locais para os shows alternativos.

AÇÕES DAS SECRETARIAS


Todas as secretarias municipais criaram um plano de trabalho a serem realizados nos dias do Festival de verão. A Secretaria Municipal de Saúde realizará ações de prevenção da saúde, oferecendo serviços básicos e hospitalares. A saúde atuará com equipes da Vigilância Sanitária, epidemiológica, e ações de prevenção de DSTs/AIDS, serviços de ambulância para urgências e emergências e transporte para o hospital.


Uma equipe de apoio de primeiros socorros com enfermeiros e técnicos de enfermagem foi confirmada. As equipes de vigilância sanitária estarão realizando orientações nas embarcações e para os visitantes que chegam ao porto de Tarauacá, além das orientações são sobre o destino do lixo e cuidados com a alimentação.


Também será feita a distribuição de preservativos e panfletos educativos durante o período da festa.


Um veículo será disponibilizado para a praia com estrutura de técnico de enfermagem e transporte para o Hospital nos casos de emergência e urgência.

A Secretaria de Obras realiza a limpeza da praia, melhorias na rampa de acesso ao local do evento, iluminação e ainda, manterá uma equipe para os serviços de limpeza da Praia. A segurança, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.


SEGURANÇA

A Polícia Militar de Tarauacá confirmou a presença de militares para a segurança do Festival de Verão. De acordo com o Ten. Cel. Ruiz Comando Do 7° Batalhão da PM, garantiu que os militares estarão fazendo a segurança e mantendo a ordem.

As equipes realizarão o patrulhamento na praia durante o dia e a noite terão viatura de apoio patrulhando a cidade para cobrir as ocorrências. Também foram confirmados homens do Corpo de Bombeiros.

ATRAÇÕES: SHOW COM CANTORES LOCAIS;

GAROTA E GAROTO VERÃO 2017

SHOW DE CALOUROS;

GINCANA CULTURAL;

TORNEIOS NAS MODALIDADES: VÔLEI DE PRAIA MASCULINO E FEMININO;

FUTEVÔLEI DE AREIA MASCULINO E FEMININO;

FUTEBOL DE AREIA MASCULINO E FEMININO, entre outras ATRAÇÕES.


Diretor-presidente da empresa Peixes da Amazônia recua e já admite pagar dívida de quase R$ 300 mil


Enquanto os demais entes municipais cobram 5%, a Peixes da Amazônia quer pagar apenas 2,5%

 Peixes da Amazônia /Foto: Gleilson Miranda/Secom


Jorge Natal - O diretor-presidente da Peixes da Amazônia, Fábio Vaz, sob o iminente fechamento do empreendimento, decidiu na tarde desta quarta-feira (26) negociar com o setor de Finanças da prefeitura de Senador Guiomard e quitar uma dívida de cerca de R$ 300 mil. A parceira público-privada em seis meses arrecadou R$ quase 12 milhões, não recolheu um único centavo para o município.

Um fato que causa estranheza é a taxa do imposto. Enquanto os demais entes municipais cobram 5%, a Peixes da Amazônia quer pagar apenas 2,5%. De acordo com secretário de Comunicação da prefeitura, José Avelino Neto, a empresa já admitiu a dívida. “Outro argumento falacioso e dizer que ali é área rural. O local faz parte do perímetro urbano do município”, rebateu o jornalista.

A Peixes da Amazônia tinha a meta de exportar cortes de pescados como pirarucu, tambaqui, pacu e surubim para a América do Sul e Europa, sendo assim o grande propulsor da economia acreana. O próprio govenador dizia que o Acre seria o endereço do peixe na Amazônia. Entretanto, credores estão recorrendo à Justiça pelo fornecimento de peixes não quitados.

A reportagem tentou falar com diretor, mas o seu telefone 99957-xx59 caía na caixa de mensagem.

Prefeitura de Tarauacá anuncia pagamento do funcionalismo municipal referente à julho -Dinheiro já está na conta!


Assecom - Na próxima sexta-feira, 28, a prefeitura de Tarauacá estará efetuando o pagamento dos servidores municipais das diversas secretarias referente ao mês de julho de 2017. 

O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Finanças, Raimundo Vitorino na manhã desta quinta-feira, 27. 

Novas regras para bagagem de acordo com a escolha de sua Companhia Aérea


As praias na gestão passada de Rodrigo Damasceno e Chagas Batista eram mais imundas do que hoje conforme registro deste blog


Muito bom o exercício de cidadania que algumas pessoas partidárias andam fazendo pelas redes sociais, apesar de que fui visitar a praia na atual gestão, e o nível de limpeza nem se compara com a gestão passada, prova isto o registro que fiz há quase 1 ano atrás com o título 'NÃO SE DEIXE LEVAR PELAS APARÊNCIAS, AS PRAIAS DE BANHO DE TARAUACÁ ESTÃO REPLETAS DE LIXO' quando a gestão passada ainda não havia sido derrotada pelo apelo popular no dia 30/08/2016, haja vista que além da distribuição das lixeiras nas barracas ou bares o Coordenador de limpeza Lulu Neri deixou um servidor responsável pela limpeza do meio ambiente.

Não satisfeito querendo dar um viés de uma grande insatisfação afirmando com “M” maiúsculo que as pessoas estão atravessando o rio para tomar banho como se isso fosse uma mudança de agora, os(as) politiqueiros(as) de plantão esqueceram de combinar com  os russos como a própria foto tirada por essa pessoa que vos escreve mostra sacos de lixo, latas de cerveja, garrafas pet e etc. espalhados pela areia.

Portanto o problema é antigo e mostra que o descaso com a educação faz tempo, ou seja, vem desde administrações passadas.

Mas a pergunta que não quer calar é essa: Onde estavam os 'reclamões' que não reclamaram antes?

Será que estavam sujando a praia?

Prefeita Marilete Vitorino prestigia evento de posse de novos promotores do Acre



Assecom - A Prefeita Marilete Vitorino esteve na capital Acreana para prestigiar o ato de posse dos novos promotores de justiça concursados do Acre.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (26) no auditório do Tribunal de Justiça com a presença de autoridades judiciais, civis e militares, além da presença da prefeita de Tarauacá e Presidente da Associação dos Municípios do Acre - AMAC, Marilete Vitorino. 

Dos onze promotores empossados, um é do município de Tarauacá— Dr. Lucivan Neri — Advogado Tarauacaense Bacharel em Direito, aprovado no concurso público para o cargo de Promotor de Justiça Substituto do estado do Acre.


Para prefeita Marilete, o momento é um motivo de muito orgulho por poder prestigiar um colega de profissão sendo empossado como Promotor de Justiça, o que nos engrandece e mostra que na nossa cidade existem pessoas capacitadas. 

“Nos sentimos muito honrados porque a posição a qual o Dr. Lucivan Neri chegou, foi por seu próprio mérito. E ficamos extremamente orgulhosos por mais essa vitória nessa brilhante carreira profissional do nosso jovem Promotor”, finalizou a prefeita.

Além de prestigiar o evento de posse dos Promotores de Justiça, a prefeita Marilete manteve contato com parlamentares acreanos para tratar demandas de interesse do município de Tarauacá.

Depois dos combustíveis, conta de luz vai ficar mais cara em agosto, informa Aneel




Depois do aumento no preço dos combustíveis, era o que faltava: a bandeira tarifária nas contas de luz deverá voltar a ser vermelha em agosto. Isso significa uma cobrança adicional junto aos consumidores da Eletrobras Distribuição Acre. Em junho, a bandeira tarifária foi verde, sem cobrança extra, e em julho a bandeira foi amarela, o que gera um custo adicional para os consumidores de R$ 2 a cada 100 kilowatts-hora. Na bandeira vermelha o adicional é de 3 reais.


A expectativa inicial, de acordo com previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) era de bandeira amarela durante todo o período seco atual (de abril a novembro), com acréscimo de R$ 2 a cada 100 kWh consumidos.

Em maio, porém, a situação se agravou e a bandeira foi vermelha, no primeiro patamar. No mês seguinte ocorreu o contrário e um aumento de chuvas provocou a bandeira verde em junho, retomando ao patamar amarelo em julho. Com informações do Valor Econômico.

PF deflagra operação para desarticular organização especializada em tráfico internacional de drogas


Operação com atuação no Município de Santa Rosa do Purus e Vila Palestina, no Peru

ASCOM POLÍCIA FEDERAL - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Palestina, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas em atuação no município de Santa Rosa do Purus e Vila Palestina, no Peru.

Estão sendo cumpridos oito mandados judiciais em Santa Rosa do Purus, sendo três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Além dos mandados, serão realizadas oitivas de investigados e testemunhas nas cidades de Rio Branco e Sena Madureira. Para o cumprimento das diligências, estão sendo empregados aproximadamente 40 Policiais Federais.

Participam da Operação, apoiando a Superintendência de Polícia Federal do Estado do Acre, a Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP, a Polícia Militar e a Polícia Civil de Santa Rosa, bem como o 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro. Também foi solicitada a cooperação policial internacional com a Polícia Peruana para cumprimento de medidas judiciais naquele país, uma vez que dois investigados peruanos estão com seus mandados de prisão incluídos na lista de Difusão Vermelha da INTERPOL.

Operação teve início na manhã desta quarta-feira/Foto:Ilustrativa

Os criminosos brasileiros adquiriam a droga na Vila Palestina (Peru) e comercializavam em Santa Rosa do Purus por meio de pequenas bocas de fumo espalhadas pela cidade. Isso ocasionou o aumento do consumo de drogas e, consequentemente, o aumento na prática de crimes contra a vida e contra o patrimônio.

Além de fazer cessar as atividades de tráfico de drogas praticadas pelo grupo criminoso, acredita-se que isso vai impactar nos índices de violência da cidade, diminuindo a prática de crimes que estão relacionados com o tráfico de drogas.

Além do tráfico de droga, a Polícia Federal investiga a possível ocorrência do crime de tráfico internacional de armas de fogo praticado pelo mesmo grupo criminoso.

A organização criminosa foi acompanhada por aproximadamente um ano. Durante esse período, foram presas 3 pessoas comercializando drogas na cidade de Santa Rosa/AC. Para a efetivação dessas prisões, a Polícia Federal contou com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar do município de Santa Rosa/AC.

A investigação recebeu esta denominação em referência ao local de procedência da droga no território peruano conhecido como Vila Palestina.

Os envolvidos responderão na medida de suas responsabilidades pelos crimes de: tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e tráfico internacional de armas de fogo.

PF prende ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine em nova fase da Lava Jato



A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, em nova fase da operação Lava Jato, por suspeita de ter recebido junto com parceiros pagamento irregular de 3 milhões de reais da empreiteira Odebrecht já durante o curso da maior investigação de combate à corrupção da história do país.

Bendine foi presidente-executivo da Petrobras de fevereiro de 2015 a maio de 2016, tendo sido indicado para o cargo pela então presidente Dilma Rousseff após a deflagração da Lava Jato. Antes de assumir a petroleira, Bendine fora presidente do Banco do Brasil.

De acordo com as investigações, Bendine já havia solicitado pagamento de propina no valor de 17 milhões de reais à Odebrecht na época em que estava à frente do banco para viabilizar a rolagem de dívida de um financiamento da empreiteira, mas o pagamento não foi efetuado, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

No entanto, às vésperas de assumir a Petrobras, Bendine e seus operadores voltaram a pedir pagamento de propina da empreiteira, que acabou pagando 3 milhões de reais de forma irregular em troca de benefícios dentro da estatal de petróleo, inclusive em relação às consequências da Lava Jato, de acordo com os investigadores.

"A colaboração premiada dos executivos da Odebrecht foi o ponto de partida das investigações. A partir daí, a investigação se aprofundou e revelou estreitos vínculos entre os investigados e permitiu colher provas de corroboração dos ilícitos narrados", disse o MPF em comunicado.

A operação desta quinta-feira, 42ª fase da Lava Jato, recebeu o nome de "Cobra", em referência ao codinome dado a Bendine nas planilhas de pagamentos ilegais da Odebrecht, de acordo com a Polícia Federal.

Um e-mail enviado ao escritório de advogados que defende Bendine não foi respondido de imediato na manhã desta quinta.

Em junho, quando o juiz federal Sérgio Moro autorizou abertura de inquérito para investigar Bendine, o escritório Bottini & Tamasauskas Advogados negou que o ex-presidente da Petrobras tenha cometido as supostas irregularidades.

Procurada nesta quinta-feira, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedido de comentário sobre a prisão de Bendine. No início de maio, quando surgiram as primeiras informações sobre suspeita de propina paga pela Odebrecht a Bendine, o diretor-executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, João Elek, afirmou a jornalistas que as irregularidades apontadas foram investigadas internamente e nada havia sido comprovado.

Desde que fechou acordos de delação premiada e leniência com as autoridades brasileiras, a Odebrecht tem afirmado que reconheceu seus erros, pediu desculpas públicas e está comprometida a combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas. Também afirma entender que é responsabilidade da Justiça a avaliação de relatos específicos feitos por seus executivos e ex-executivos.

Por Pedro Fonseca; Reportagem adicional de Marta Nogueira

25 de jul. de 2017

Nota da Prefeitura de Tarauacá aos servidores da rede municipal de ensino



A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Administração, vem informar a todos os servidores da Rede Municipal de Ensino que por falta de Quórum, a Câmara de Vereadores não aprovou a proposta de reajuste salarial dos servidores municipais em educação, que seria votada hoje, 24/07, oferecida pela prefeitura e acatada por toda categoria em assembléia geral ocorrida no dia 13 de julho. Outrossim, esclarece que por este motivo, não será efetuado ainda este mês de julho/2017, o referido reajuste, até que seja aprovado pelo legislativo municipal. Igualmente, informamos ainda que, o pagamento do aumento salarial sem a devida aprovação do legislativo, acarretaria sério transtorno à Gestão Municipal, tendo que responder judicialmente. Por fim, esclarecemos que, a prefeitura de Tarauacá e toda sua equipe financeira concentraram esforços para driblar a crise e conceder o reajuste. Sabemos que, o percentual que oferecemos no momento, não é o suficiente, mas é aquilo que as condições financeiras da prefeitura nos possibilita a propor.



VEREADORES QUE SE FIZERAM PRESENTES

CARLOS TADEU

VÉINHA DO VALMAR

JANAÍNA FURTADO

DIÓGENES FERNANDES

RADAMÉS LEITE 


VEREADORES QUE NÃO COMPARECERAM (AUSENTES)


RAQUEL SOUZA

EZI ARAGÃO

LAURO BENÍGNO

ANTÔNIO ARAÚJO

VALDOR DO Ó (Motivo Problema de Saúde).

NASSO KAXINAWÁ

Governo edita MP para União recuperar crédito pago a pessoas que já faleceram


Marcela Ayres - O presidente Michel Temer assinou Medida Provisória (MP) estabelecendo as regras para recuperar recursos pagos pela União, como salários e benefícios, a pessoas que faleceram, em mais um esforço para reforçar o caixa do governo, que vem sofrendo com a frustração de receitas neste ano.

A informação havia sido antecipada pela Reuters em 6 de julho, quando uma fonte do governo disse que a investida poderia ajudar a levantar cerca de 1 bilhão de reais em 2017. A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

No texto da MP, o governo estabeleceu as regras para restituição de valores creditados indevidamente por ente público em instituições financeiras, destacando que a MP não se aplica aos benefícios do Bolsa Família.

A ideia é que sejam estornados os pagamentos feitos indevidamente, já que hoje a comunicação do óbito aos órgãos públicos é feita com demora de cerca de três meses. Durante esse período, os recursos ficam parados ou sujeitos a saques fraudulentos.

A MP disciplina a devolução dos créditos, englobando tanto recursos recebidos por servidores, quanto por inativos, pensionistas e titulares de benefícios da Seguridade Social que já morreram.

A MP traz que, quando houver a comprovação do óbito pelo ente público, a instituição financeira terá de bloquear, de imediato, os valores pagos indevidamente, fazendo a restituição no quadragésimo quinto dia após o recebimento do requerimento.

"Na hipótese de não haver saldo suficiente para a restituição, inclusive em investimentos de aplicação ou resgate automático, a instituição financeira restituirá o valor disponível e comunicará a insuficiência de saldo ao ente público", segundo a MP.

22 de jul. de 2017

Randerson Brasil hoje no Sabadão Cultural promovido pela Prefeitura Municipal de Tarauacá

Prefeitura de Tarauacá anuncia atrações para o festival do abacaxi




Assecom - Tarauacá se consagra nacionalmente como “A Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”, com a maior produção de frutos “in natura” que chega a pesar até 15 quilos. Em todo o país, não se tem conhecimento sobre a existência do produto dessa magnitude.

Valorizando esta consagração, a prefeitura de Tarauacá vai realizar mais um grande Festival do Abacaxi 2017. O maior evento do abacaxi do Estado que vai acontecer durante três dias. 

O festival promove o encontro entre os trabalhadores rurais, valoriza a cultura do abacaxi, incentiva a produção do produto e trás o resgate do maior festival cultural de Tarauacá. 

Este ano a grande atração do festival, é a dupla sertaneja João Lucas e Marcelo e, ainda a presença do cantor Osnir Alves, considerado uma artista de grande expressão nacional.


Durante o evento, diversas atividades esportivas, culturais, áreas de lazer, praça de alimentação e o concurso Garota abacaxi 2017. 

De acordo com a Secretária de Cultura Edna Yawanawá, o Festival do Abacaxi terá varias reuniões ainda para traçar as diretrizes do plano de execução do projeto com a participação de vários parceiros. 

O evento é uma festa tradicional em Tarauacá e que aquece a economia local contando com um grande número de turistas. O Festival deste ano está programado para ocorrer nos dias 29, 30 setembro e 01 de outubro de 2017. 

Vale ressaltar que o Festival do Abacaxi foi resgatado em 2011 pela então prefeita na época, e hoje atual Prefeita Marilete Vitorino, quando haviam mais de 6 anos que a festa não era realizada. E novamente, a prefeita Marilete repete a mesma façanha e o traz de volta já este ano para a alegria da população.