29 de fev. de 2024

Plenário começa a discutir PEC de Alan Rick sobre segurança alimentar

Proposta visa garantir na Constituição o acesso a alimentos seguros, de qualidade, em quantidade suficiente e continuamente para todos os brasileiros


Assessoria - O plenário do Senado começou a discutir, nesta quarta-feira, 28, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2023, de autoria do senador Alan Rick (União-AC), incluindo a segurança alimentar e nutricional no conceito de direito social à alimentação. O texto insere um segundo parágrafo ao artigo 6º da Constituição Federal ao determinar que “o direito social à alimentação observará os preceitos da segurança alimentar e nutricional”. Com o texto, fica estabelecido que todos tenham acesso regular e permanente a alimentos suficientes e seguros.

De acordo com Alan Rick, é preciso entender a diferença entre alimentação e segurança alimentar. “Ao falar de alimentação, pode se tratar do mero acesso a algum alimento. Garante-se, assim, o direito de comer. Já a segurança alimentar é um conceito mais abrangente, pois tem relação com a garantia de condições de acesso aos alimentos básicos, seguros, de qualidade, em quantidade suficiente e em caráter contínuo, sem que isso comprometa outras necessidades essenciais”, frisou.

Ao todo, são realizadas cinco sessões de discussão da PEC para, então, ser votada em primeiro turno. Para a aprovação da proposta, é necessário o mínimo de 49 votos, em dois turnos de votação. “Imagina na merenda escolar as crianças receberem um pacote de bolacha e um copo de café com leite. Isso é alimentação, mas não é segurança alimentar. Imagine uma pessoa em um hospital público receber um caldo apenas, ao invés de uma nutrição mais adequada à sua condição de recuperação”, esclareceu.

020 - Fox 3 Kill Podcast - Ten-Cel Pascoalino - 2º/3º GAv "Esquadrão Grifo"

 


Os esquadrões do chamado 3º Grupo de Aviação voam com o mesmo modelo de avião, o A-29 Super Tucano, e cumprem as mesmas missões em diferentes localidades. 

Neste episódio, vamos explorar uma dessas missões, a de apoio aéreo aproximado, em um excelente papo com o Tenente-Coronel Aviador Pascoalino, comandante do 2º/3º GAV "Esquadrão Grifo" que fica sediado na Base Aérea de Porto Velho. 

Acesse o nosso website: https://www.f3kpodcast.com.br 

Conheça os nossos livros em https://www.esquadroesdecombate.com.br

Ifac irá pagar auxílio emergencial para estudantes atingidos pelas enchentes

O benefício de R$ 600 é destinado a alunas e alunos desabrigados, desalojados ou que tiveram perdas materiais


O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (Dsaes), irá realizar o pagamento de Auxílio Emergencial aos estudantes atingidos pelas enchentes. O benefício, que será pago em parcela única de R$ 600, é destinado a alunas e alunos que estão desabrigados, desalojados ou que tiveram perdas materiais (danos permanentes à residência, móveis e/ou eletrodomésticos).

Os estudantes que tiverem interesse em receber o valor devem encaminhar informações, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Dsaes, no período de 27 de fevereiro a 01 de março.

Clique aqui e preencha o formulário para solicitar o Auxílio Emergencial

Além do pagamento do Auxílio Emergencial, o Ifac, por meio do Núcleos de Assistência ao Estudante dos campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, também está acompanhando e orientando os estudantes afetados pelas enchentes.

Acesse e saiba mais informações sobre a portaria de concessão do Auxílio Emergencial


Coordenação de Gestão de Conteúdos

Diretoria Sistêmica de Comunicação

Instituto Federal do Acre

Telefone: (68) 2106-6768

28 de fev. de 2024

Conselho de amigo, quando forem viajar deixem o negão em casa

É cada uma que eu vou te contar


Reginaldo Palazzo - Brincadeiras à parte, há uma (expressão),  que eu escuto muito aqui em Tarauacá (AC), que é o tal do "negão" que seria o sinônimo de cara; rapá; bicho; etc. 

Essa palavra pode lhe causar problemas se você estiver em outro Estado Brasil afora.

Dou como exemplo um tarauacaense que já passou por isso, se não me engano em Fortaleza, onde em um restaurante ele chamou o garçom de, "negão".

O rapaz ofendido o ameaçou de chamar a polícia e ir para delegacia fazer um boletim de ocorrência. Foi um verdadeiro 'pega pra capá!' - Até provar que focinho de china não é tomada, foi um Deus o acuda.

Desculpa vai, desculpa vem, o mau entendido foi resolvido, mas o camarão desceu rasgando.

Imagem para o link

Em todo caso se você esquecer e se meter em uma enrascada dessas, você pode ir no canto direito desse blog mais abaixo e clicar no link 'tarauacaês', (imagem acima), e tentar explicar para o delegado que onde você mora é um termo comum.


Boa sorte.


O maior brasileiro de todos os tempos: Dom Pedro II | Lutz Podcast

 

Insta do Lutz: https://instagram.com/lutzlobo

Realizado o primeiro voo do mundo de demonstração de mobilidade aérea autônoma entre duas cidades Murilo Basseto

Imagem: Divulgação / AutoFlight

Murilo Basseto - A AutoFlight, empresa aeronáutica especializada no segmento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL), informa que realizou o primeiro voo de demonstração de táxi aéreo elétrico intermunicipal do mundo, entre as cidades de Shenzhen e Zhuhai, no sul da China.

A aeronave eVTOL Prosperity de cinco lugares da AutoFlight completou um marco significativo ao voar de forma autônoma a rota de 50 km (31 milhas). O voo de Shenzhen para Zhuhai através do Delta do Rio das Pérolas demorou apenas 20 minutos, uma viagem que exigiria três horas de carro.



Segundo a fabricante, esta conquista marca o primeiro voo público mundial de uma aeronave eVTOL em uma rota marítima e interurbana, atravessando a baía onde o Rio das Pérolas encontra o mar, conectando as duas cidades.

O trajeto entre Shenzhen e Zhuhai faz parte do futuro cenário de tráfego aéreo planejado pelo governo da região, à medida que desenvolve sua estratégia de “economia de baixa altitude” que envolve a abertura de milhares de vertiportos e centenas de rotas aéreas eVTOL em toda a área da Grande Baía no sul da China.

Os cenários de aplicação em baixa altitude incluirão transporte de passageiros, turismo, logística e serviços de emergência. No curto prazo, estão em desenvolvimento planos para atingir 300.000 voos de carga de veículos aéreos não tripulados (UAV) nesta região por ano.

O voo de demonstração ocorreu numa das áreas mais densamente povoadas do mundo, onde vivem cerca de 86 milhões de pessoas, e num espaço aéreo que faz fronteira com vários aeroportos internacionais, incluindo Hong Kong, Shenzhen e Macau.

O voo apresentou a tecnologia de aviação de ponta da AutoFlight em um ambiente altamente complexo e sua dedicação à segurança e à conformidade regulatória ao ultrapassar os limites da mobilidade aérea urbana.

Tian Yu, fundador, CEO e copresidente da AutoFlight, disse:

“Estamos entusiasmados em mostrar hoje as capacidades de ponta da AutoFlight no primeiro voo de demonstração eVTOL de cruzamento e interurbano do mundo. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros aqui e em outras jurisdições ao redor do mundo, continuaremos impulsionando esta revolução para trazer opções de voo eVTOL seguras, eficientes, sustentáveis e acessíveis para cidades ao redor do mundo.”

Parceira da AutoFlight na região, Heli-Eastern, uma importante transportadora de aviação geral de baixa altitude e provedora de serviços de helicóptero, assinou recentemente um acordo para comprar 100 aeronaves eVTOL de passageiros Prosperity.

A aeronave será usada em rotas como a demonstrada pela AutoFlight, do porto de balsas de Shekou, em Shenzhen, ao porto de balsas de Jiuzhou, em Zhuhai, bem como de outros centros de transporte na região.

O voo de demonstração foi totalmente autônomo, com certificação para voos de passageiros tripulados prevista para aproximadamente dois anos.

Chamados de táxis aéreos, os eVTOLs não necessitam de aeroportos ou pistas tradicionais. Semelhante aos helicópteros, eles decolam verticalmente e fazem a transição para o modo de voo de asa fixa no ar, viajando em altas velocidades como as aeronaves tradicionais.

A aeronave oferece um desempenho elétrico, seguro, confortável, sustentável e acessível, com níveis de ruído significativamente mais baixos do que as aeronaves tradicionais.

Informações da AutoFlight

Ontem foi a vez de agricultores poloneses protestarem contra a agenda climática

 


ABIMDE solta nota sobre retomada do apoio do Banco do Brasil

 

Nota a Imprensa

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) se posiciona sobre a retomada do apoio do Banco do Brasil ao setor de defesa no âmbito do Sistema de Crédito Oficial à Exportação.

A Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) expressa seu entusiasmo e gratidão pelo recente anúncio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) sobre a retomada e ampliação dos produtos financeiros de exportação destinados à Base Industrial de Defesa e Segurança.

Este anúncio é o resultado direto de um esforço conjunto e de sensibilização sobre a importância estratégica do setor de defesa, liderado pela ABIMDE em coordenação com o Ministério da Defesa. Através de diálogos construtivos e reuniões estratégicas, incluindo um encontro significativo entre o Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, e o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Dr. Geraldo Alckmin, conseguimos destacar a necessidade crítica de apoiar a exportação de produtos de defesa de alto valor agregado.

Dr. Gallo expressou sua satisfação com os desenvolvimentos, afirmando: "Fiquei muito feliz com o telefonema do Vice-Presidente logo após a reunião entre o MDIC, MD e Banco do Brasil. Os produtos financeiros anunciados são pauta da ABIMDE e fundamentais para a exportação de ofertas de valor agregado."

A decisão do Banco do Brasil de continuar apoiando o setor de defesa, atuando nas emissões de garantias interbancárias com lastro nos recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE), e como agente financeiro exclusivo do governo federal no Programa de Financiamento às Exportações (Proex), é um marco importante. Isso não apenas evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos, mas também contribuirá significativamente para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa.

Reconhecemos que, em um cenário global onde produtos financeiros para Defesa frequentemente sofrem boicotes externos, a responsabilidade de prover esses recursos essenciais recai sobre cada Estado nacional. No Brasil, o Banco do Brasil emerge como um elemento chave nesse processo, assegurando não apenas a viabilidade econômica das empresas, mas também a segurança e a soberania nacional.

A ABIMDE aplaude o compromisso do MDIC e a ação pessoal do Excelentíssimo Vice-Presidente, do Ministério da Defesa, e do Banco do Brasil em fortalecer a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. Continuaremos a trabalhar de perto com todas as partes interessadas para promover o desenvolvimento e a exportação de produtos de defesa inovadores e de alta qualidade, reforçando o papel do Brasil como um líder global no setor.


Sobre a ABIMDE

A Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi fundada com o objetivo de representar e apoiar o desenvolvimento da base industrial de defesa e segurança no Brasil, promovendo a cooperação entre as indústrias, o governo e as forças armadas. A ABIMDE desempenha um papel crucial na articulação de políticas que fortalecem a indústria nacional, contribuindo para a soberania e segurança do país.

27 de fev. de 2024

Blogueiro russo morre após relatar baixas do país sofridas em Avdiivka

Andrey Morozov compartilhou no Telegram que a Rússia havia perdido 16 mil soldados na captura da cidade ucraniana e foi fortemente criticado. Fontes russas afirmam tratar-se de suicídio


Um proeminente blogueiro russo pró-guerra foi encontrado morto após fazer uma postagem na qual afirmava que o exército russo havia perdido milhares de soldados durante a tomada da cidade ucraniana de Avdiivka, no leste do país. A causa da morte de Andrey Morozov, que usava o pseudônimo “Murz” no aplicativo de mensagens Telegram, teria sido suicídio.

No domingo (18/02), Morozov escreveu aos seus 120 mil seguidores no Telegram que a Rússia havia perdido 16 mil militares e 300 blindados durante a captura de Avdiivka. O post foi amplamente criticado por propagandistas russos, que acusaram o blogueiro de “caluniar” o Ministério da Defesa.

Nas suas últimas mensagens, nesta terça-feira, Morozov relatou que estava sendo pressionado por seus “superiores” a excluir a postagem e anunciou seu suicídio. No mesmo dia, pessoas ligadas a ele confirmaram sua morte – alguns dizendo que ele havia se suicidado com um tiro.

A intimidação descrita por Morozov em sua última publicação ocorreu dias depois da morte do líder da oposição Alexei Navalny numa prisão russa e do assassinato na Espanha de um piloto russo que havia desertado durante a guerra.

O blogueiro, de histórico ultranacionalista, havia lutado ao lado de separatistas apoiados pela Rússia no leste ucraniano em 2014 e participado da invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.


Precedente com Prigozhin

Desde maio de 2023, quando o então chefe do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, ensaiou uma rebelião, o Kremlin passou a reprimir vozes como Morozov. O próprio Prigozhin morreu três meses após o motim fracassado, quando o avião em que estava caiu .

Embora fosse favorável à guerra na Ucrânia, Morozov costumava criticar o Kremlin pela escassez de armas e acusava Moscou de omitir o verdadeiro número de mortos em suas forças.

Oficialmente, o governo de Moscou não costuma externar suas perdas, motivo pelo qual o número de militares abatidos no conflito é desconhecido – autoridades ocidentais estimam 315 mil soldados mortos e feridos.

Avdiivka foi conquistada pelos russos no sábado, após a retirada do exército ucraniano, na maior vitória para o presidente Vladimir Putin desde Bakhmut, em maio de 2023. Analistas acreditam que a conquista de Adviivka tenha causado um grande número de baixas, além de perdas expressivas de armamento.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Ministério da Defesa do Reino Unido estima que a Rússia tenha perdido ao menos “400 tanques, veículos de infantaria e outros equipamentos”, além de “milhares de pessoas” em Avdiivka.

A Ucrânia afirmou que, ao longo dos cinco meses de batalha, foram mortos mais de 17 mil soldados russos, número semelhante ao divulgado por Morozov antes de ser repreendido. Kiev culpa os Estados Unidos pela derrota em Avdiivka, uma vez que os americanos seguem num impasse para o envio de mais ajuda à Ucrânia.

“Não teríamos [perdido] Avdiivka se tivéssemos toda a munição de artilharia necessária para defendê-la”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.


FONTE: DW

Americanas tem prejuízo de R$ 4,6 bilhões em nove meses de 2023

Número consta do balanço da varejista, cuja divulgação havia sido adiada por três vezes. Valor representa queda de 23,5% na comparação anual

Igor Estrela/Metrópoles


Carlos RydlewskiA Americanas registrou um prejuízo líquido de R$ 4,6 bilhões nos nove primeiros meses de 2023, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (26/2) pela empresa. O resultado representa uma queda de 23,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as perdas somaram R$ 6,027 bilhões.

De acordo com a varejista, que está em recuperação judicial desde janeiro de 2023, o prejuízo foi resultado da forte retração de vendas, principalmente na plataforma digital e por altas despesas financeiras. O balanço abrange o período central da crise da Americanas, quando foi descoberta a fraude contábil de R$ 25,2 bilhões. A divulgação dos dados financeiros havia sido adiada por três vezes.

Apenas em 16 de novembro do ano passado, a Americanas divulgou o balanço de 2022. O prejuízo acumulado no ano foi de R$ 12,9 bilhões. As demonstrações financeiras tiveram que ser refeitas após a descoberta de que dados contábeis foram adulterados durante oito anos seguidos.

Na ocasião, a companhia informou que resultado negativo foi consequência de um fraco desempenho operacional e elevada despesa financeira. A empresa terminou o período com um patrimônio líquido negativo de R$ 26,7 bilhões e dívida líquida real de R$ 26,3 bilhões. Além de um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) negativo de R$ 6,2 bilhões.

A Americanas também revisou os dados relativos a 2021. Nesse caso, um lucro líquido de R$ 544 milhões transformou-se em um prejuízo de R$ 6,2 bilhões, depois da realização dos ajustes contábeis.


Baque no online

O balanço mostra que a varejista sofreu grande baque nos negócios online. O volume bruto de mercadorias das lojas físicas (no jargão, Gross Merchandise Volume, GMV), um importante indicador de vendas, foi de R$ 9,3 bilhões, com uma queda de 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“No digital, o cenário foi em outra direção”, diz a empresa. Nos nove primeiros meses de 2023, o GMV ficou em R$ 4,8 bilhões, uma queda de 77,1% comparado com o mesmo período do ano anterior.”

No relatório de 2023, diz a companhia: “No digital, onde se concentram as vendas de tickets mais altos, houve um abalo de confiança. Os clientes tinham preocupação em relação às entregas dos produtos e os vendedores ficaram temerosos de não receber os repasses pelas vendas realizadas”.


Vendas nas mesmas lojas

Nos nove meses do ano passado, as vendas brutas no conceito de “mesmas lojas”, outra comparação expressiva, caíram 2,9%, mas “apontando uma melhora, atingindo crescimento de 3,6% no terceiro trimestre de 2023”. “Esse resultado se deve em parte ao trabalho de otimização do nosso parque de lojas, com o encerramento de 99 unidades que não apresentavam rentabilidade adequada e redução de aproximadamente 49 mil metros quadrados de área, além da otimização de sortimento nas lojas”, diz a varejista.


Receita em queda

A receita líquida consolidada atingiu R$ 10,3 bilhões nos nove meses de 2023, uma queda de 45,1% na comparação anual, acompanhando o desempenho do GMV, com o varejo físico apresentando a maior representatividade (66,8% do total) e o digital registrando a maior queda no ano contra ano, de 79,2%.

A companhia finalizou o ano de 2022 com um patrimônio líquido negativo de R$ 26,7 bilhões, fruto tanto de um resultado operacional negativo, como dos ajustes extraordinários que impactaram o balanço. O prejuízo acumulado de R$ 4,6 bilhões nos nove meses de 2023 impactou adicionalmente o patrimônio líquido, que finalizou o período em R$ 31,2 bilhões negativos.


Números melhores

No documento de divulgação do balanço, a companhia destacou alguns números positivos, que definiu como “resultados significativos”. Eles incluem a melhora da margem bruta em 11,1 pontos percentuais. Houve ainda uma evolução de R$ 791 milhões no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês). Ele foi de R$ 1,55 bilhão entre janeiro e setembro do ano passado, num crescimento de 21,3% sobre o mesmo período de 2022.

“O endividamento da companhia também se manteve estável, ainda em patamares altos, mas com tendência de relevante redução uma vez que tenha início a execução do Plano de Recuperação Judicial”, acrescenta a empresa, em nota que acompanha o balanço., observando: “O resultado financeiro consolidado nos nove meses de 2023 foi negativo em R$ 2,2 bilhões, o que representa uma melhora de 45,7% quando comparado aos R$ 4 bilhões negativos em 2022”.

Enorme comboio de tratores dirige-se ao edifício da UE na Espanha para protestar contra a Agenda 2030

 

Em cobertura no Marajó, Cabrini sofre tentativa de intimidação

Homem teria tentado convencer jornalista a não divulgar imagem de operação policial

Cabrini teria sofrido tentativa de intimidação no Marajó Foto: Reprodução/Print de Vídeo das Redes Sociais

Paulo Moura - O jornalista Roberto Cabrini, da Record TV, que está na região da Ilha do Marajó para produzir uma reportagem especial sobre as denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes naquela área do país, teria sofrido uma tentativa de intimidação ao registrar uma ação da Polícia Militar.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um homem aparece tentando convencer o jornalista a não divulgar imagens da operação. Logo no início da gravação, Cabrini diz que vai veicular o conteúdo, pois nada o impede.


Leia também

1 Cabrini investiga exploração sexual infantil na Ilha do Marajó

2 Posicionamento de Angélica sobre Marajó é criticado na web

3 Esquerda diz que abusos infantis no Marajó são mentira

4 Abrace o Marajó: Governo Lula revogou programa de Damares

5 Marajó: Relembre as descobertas reveladas por Damares


– Divulgar eu vou, porque eu sou jornalista e nada me impede, o espaço é público – diz.



O homem então responde:

– Eu já me manifestei que as imagens deles não vão ser veiculadas.

A identidade e a função da pessoa que interpelou o jornalista ainda não foram divulgadas oficialmente, mas testemunhas relataram que o homem seria advogado de um dos suspeitos detidos na operação policial.

Ao final da gravação, Cabrini rebate o homem:

– Eu conheço a lei tanto quanto você. Não estou aqui para te prejudicar e nem você a mim, tá? Estou fazendo o meu trabalho e você o seu, você é profissional e eu também sou.


REPORTAGEM NO MARAJÓ

Roberto Cabrini apresentará uma reportagem especial sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha de Marajó, no Pará, no Domingo Espetacular que vai ao ar neste domingo (25). O jornalista viajou para o arquipélago para investigar as denúncias que ganharam destaque nesta semana nas redes sociais após a cantora gospel Aymeê Rocha participar de um reality show com uma música que expôs o problema.

O tema ganhou a atenção de artistas e influenciadores digitais famosos, que passaram a cobrar medidas das autoridades, com grande repercussão. Ao fim da apresentação, uma declaração da cantora ampliou a indignação da opinião pública:

– Marajó é uma ilha a alguns minutos de Belém, minha terra. E lá tem muito tráfico de órgãos. Lá é normal isso. Tem pedofilia em nível hard (…). As famílias lá são muito carentes. As criancinhas, de 6 e 7 anos, saem numa canoa e se prostituem no barco por R$ 5 – disse.

Cabrini desembarcou na Ilha do Marajó para buscar a verdade sobre o que, realmente, acontece na região e entrevistar as vítimas e seus familiares, além de desvendar como atuam os criminosos que utilizam meninos e meninas para a prostituição. Alguns estudos revelam que o Pará registra uma média de cinco casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil por dia.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado possui uma taxa de 3.648 casos, acima da média nacional de 2.449 em crimes dessa natureza. Autoridades e organizações não governamentais que atuam na área, no entanto, afirmam que a população marajoara não normaliza a violência contra crianças e que também tem havido “disseminação de informações que não teriam sido comprovadas”, como as denúncias de tráfico de órgãos.

No entanto, o próprio Ministério Público do Pará admitiu que há problemas, em nota divulgada nesta semana.

– Apesar de ser fenômeno que atinge todos os municípios paraenses, a violência sexual acaba por ter uma maior projeção no Arquipélago do Marajó, uma vez que encontra um terreno fértil de outras violações de direitos, sobretudo considerando que a região abriga alguns dos piores IDHs do Brasil – afirma o documento.

Apresentado por Carolina Ferraz e Sergio Aguiar, o Domingo Espetacular vai ao ar às 20h.

Record: Dois militares são presos por furto de armas em Barueri, na Grande São Paulo

Furto aconteceu no dia 7 de setembro, mas a descoberta só aconteceu no dia 10 de outubro

 

Danos às culturas de banana, mandioca e milho atingem 200 milhões de reais no Acre


Um relatório elaborado pela Secretaria de Agricultura do Acre revelou que as recentes adversidades climáticas no estado têm causado sérios danos às culturas de banana, mandioca e milho. Essas culturas, que são muito importantes para os agricultores acreanos, contribuem significativamente para a economia, gerando cerca de 1 bilhão de reais em produção.

O relatório destacou que essas culturas são principalmente cultivadas por pequenos agricultores, que dependem delas para sobreviver. Os danos causados pelas enchentes são estimados em cerca de 200 milhões de reais, afetando diretamente a renda e o bem-estar desses agricultores.

“A vulnerabilidade das culturas de banana, mandioca e milho diante dessas condições climáticas adversas destaca a fragilidade do setor agrícola e a importância de estratégias de mitigação de riscos e apoio aos pequenos produtores. Os impactos dessas perdas não se restringem apenas aos aspectos econômicos, mas também afetam a segurança alimentar e a sustentabilidade das comunidades rurais. A recuperação dessas culturas e a restauração da produção agrícola demandarão esforços coordenados e apoio efetivo para garantir a retomada da atividade agrícola nessas regiões afetadas”, diz trecho do relatório. 

26 de fev. de 2024

Polêmica: Coppolla analisa silêncio de Bolsonaro (e inquérito de Moraes)

 

Mais quatro pilotos brasileiros realizam primeiro voo solo no F-39E Gripen

 

Das duas uma, ou os historiadores terão muita facilidade ou dificuldade para explicar o que aconteceu ontem na Av. Paulista

 





 


Bom, pelo menos a imprensa internacional sabe fazer conta melhor.


Passageiro que morreu no voo em que estava comitiva de Lula estaria traficando droga, afirma jornal

A morte de um passageiro no voo em que a comitiva do Presidente Lula estava teria sido causada por overdose de cocaína

Foto – DepositPhotos


Carlos Martins - Como mostrado previamente pelo AEROIN, o passageiro começou a passar mal durante o voo ET507 do dia 14 de fevereiro, que ligava São Paulo/Guarulhos com Adis Abeba, na Etiópia, feito por um Airbus A350 da Ethiopian Airlines.

Após passar mal, o passageiro teria tentado abrir a porta da aeronave ainda em voo, e precisou ser contido por comissários. Durante o pouso na Etiópia, ele teve uma convulsão e veio a falecer.

O caso ganhou repercussão nacional após ter se tornado conhecido o fato de que parte da comitiva que acompanhou o Presidente Lula numa viagem à África estava neste voo.

Agora, o possível motivo da morte foi revelado, reforçando suspeitas anteriores. O jornal Metrópoles divulgou que o homem que faleceu estava com 96 cápsulas de cocaína no estômago, e que ao menos uma delas se rompeu, fazendo a droga se espalhar pelo organismo do passageiro, que teve uma overdose (intoxicação), gerando a convulsão e posterior óbito. Vale ressaltar que a informação ainda não foi confirmada por autoridades.

O jornal ainda afirmou erroneamente que o passageiro teria aberto a porta do avião em voo antes de ter a convulsão e morrer, mas é praticamente impossível abrir as portas de um A350 em voo, devido à pressurização da cabine, e a Ethiopian Airlines já havia afirmado, em nota, que o passageiro em questão recebeu “primeiros atendimentos a bordo, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito“.

CAS decide sobre validade permanente do diagnóstico de autismo

Os senadores Flávio Arns (à dir.) e Paulo Paim são relatores de projetos em análise na comissão nesta quarta

             Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne na quarta-feira (28), às 9h, com 11 itens na pauta de votação. Entre eles, está um projeto de lei que confere validade permanente ao laudo de diagnóstico de transtorno do espectro autista. O PL 3.749/2020, do senador Romário (PL-RJ), altera a Lei Berenice Piana (Lei 12.764, de 2012), que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para que o laudo que atesta a condição tenha validade indeterminada.

Romário argumenta que o autismo é uma condição permanente do indivíduo, que não se altera. Assim, estabelecido o diagnóstico, segundo ele, não há razão para obrigar os responsáveis pela pessoa com autismo a passarem pelas dificuldades da busca de novo laudo.

O relator da matéria, senador Flávio Arns (PSB-PR), foi favorável e apresentou emenda de redação. “O PL, ao dispor sobre a validade de laudo que diagnostique autismo, busca diminuir a sobrecarga desnecessária sobre os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista, no que consiste a renovação periódica do laudo médico da doença, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, custoso e costuma gerar elevada ansiedade nos autistas”, diz.

Se for aprovado na CAS e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.


Reclamação trabalhista

Também será votado na CAS um projeto que permite ao juiz determinar que a reclamação trabalhista tramite em segredo de justiça, desde que demonstrado o perigo de dano a direito indisponível do empregado, ocasionado pela publicidade do processo judicial. O Projeto de Lei (PL) 4.533/2020, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), tem parecer favorável da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA). 

Os chamados direitos indisponíveis são aqueles dos quais a pessoa não pode abrir mão, como o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade. Pelo texto, o juiz poderá determinar o segredo de justiça a pedido do empregado ou de juízo próprio. No caso de o segredo ser determinado de ofício pelo juiz, o empregado terá que ser ouvido em cinco dias. Se o empregado não quiser o segredo, o juiz revogará a decisão.

Segundo a justificativa de Contarato, o projeto tem por objetivo “inibir o monitoramento de empregados que ajuízam reclamações trabalhistas em desfavor de seus empregadores, a fim de informar a circunstância a futuros contratantes destes trabalhadores”.

O relatório de Ana Paula Lobato acrescenta que “a prática de se inserir o nome de trabalhador em lista destinada a dificultar sua contratação por outra empresa é, além de ilegal, profundamente imoral, dado que pode gerar graves e danosos efeitos ao trabalhador, privando-o de sua profissão e de seu sustento”. A relatora ofereceu duas emendas que ampliam o alcance da norma.

Depois de passar pela CAS, o projeto segue para votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Comunidades terapêuticas

O dia 18 de agosto poderá tornar-se o Dia Nacional das Comunidades Terapêuticas, conforme projeto (PL 3.945/2023) de Flávio Arns que recebeu relatório favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).

Comunidades terapêuticas são instituições que prestam serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas. O atendimento é prestado em regime de residência, cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. O dia escolhido refere-se à data de criação, em 2012, da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact).

“A comunidade terapêutica é um serviço residencial transitório, de atendimento a dependentes químicos, de caráter exclusivamente voluntário, que oferece um ambiente protegido, técnica e eticamente orientado, cujo objetivo (…) é a melhora geral na qualidade de vida, assim como a reinserção social do indivíduo”, explica Arns.

Em seu relatório, Paim observa que as comunidades terapêuticas também prestam serviços de prevenção, ao educar a sociedade sobre os perigos das drogas. A decisão da CAS sobre o projeto é terminativa.

25 de fev. de 2024

Um puxa-saco inteligente para Lula urgente


Ilustração: Vitor Bertoncini

Na antiguidade


Por Reginaldo Palazzo - Os filósofos estoicos, inventaram uma expressão que cai como uma luva para o mandado, presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva principalmente na era romana.

Essa expressão latina era "Memento mori"  que significa "lembre-se de que é mortal".

No Império Romano quando os generais voltavam das batalhas vitoriosos recebiam uma homenagem. Era literalmente uma 'Salva de Palmas", mas não é dessas que vocês conhecem em ginásios atupefados de alunos mal educados, tinha dessa também que vinha do povão, mas essa que vos falo era uma bandeja de prata que eram chamadas à época de 'salva'. Colocava-se nela folhas de palmeira, e entregava essa alta honra ao General "da hora" ou "da vez", depende da idade de quem está lendo,  com toda pompa e circunstância,  daí a expessão salva de palmas.

Quando se dirigiam até o Senado passando pelo povo, naquela carroça chamada biga, um escravo ia sussurando no ouvido do tal General "Memento mori", "Memento mori", "Memento mori", ou seja, abaixa tua bola que tu é um reles mortal. 

Isso é porque, imaginem, um cabra bom desses cheio de orgulho e vaidades, voltando de guerras e batalhas vencidas contra os bárbaros barbados, ovacionado pelo povo, o quanto colocaria a democracia em perigo heim? E olha que naquela época a democracia nem era relativa.


Na atualidade

Uma virada de 180º (se não souber o que é isso, podem perguntar pra Dilma Rousseff), nas relações internacionais em curso e com efeito por Luiz Inácio sem ter cacife para isso, pode levar o Brasil a voltar a andar a cavalo.


Presepada I

Nunca na história desse país um presidente foi marcado como a pecha de persona non grata.


Presepada II

Altamente dependente de tecnologias estrangeiras, seja da azul seja da vermelha, Luiz Inácio nos deixa com os nervos a flor da pele se seguir em frente com essas 'presepadas'.

Pra quem não sabe nossa aviação, indústria automobilística, máquinas fabris etc. é altamente dependente de semicondutores do "ocidente". Tá certo que a China avança nesse mercado, mas ainda não é a cereja desse bolo nesse quesito.


Presepada III

Prender Bolsonaro é tudo que a direita mundial quer. Vão criar um mártir. Bolsonaro será o Mandela dos trópicos.

Está provado aqui no Brasil que pobre (ex-pobre), no poder e desilusão é a mesma coisa. Temos milhares de exemplos dos que adoeceram rapidamente com a febre do dinheiro.

Portanto, urge um puxa-saco inteligente que abaixe a bola do baixinho falando repetidamente em seu ouvido "Memento mori" antes que seja tarde demais.

Alan Rick: "Nossos irmãos indígenas aldeados e não aldeados também estão sendo atingidos pelas cheias dos rios acreanos e precisam de socorro. Onde estão os que tanto dizem que se importam?"


 

Amigos, leitores e seguidores, novamente, esse blgog não fala sobre alagações e outras coisas óbvias

Pra mim, assim como segurança & defesa é assunto sério. Não discuto coisas óbvias.

Sugiro que leiam esse link abaixo:

A alagação nossa de cada ano.

Obrigado pela atenção!

Novo Pet Shop inaugura no próximo dia 02 em Tarauacá