30 de jun. de 2024
Lula tomou três providências relacionadas com a tragédia que abalou o Rio Grande do Sul
Lula tomou três providências relacionadas com a tragédia que abalou o Rio Grande do Sul. Primeira: o leilão do arroz, retardado pela descoberta de outra ladroagem, que vai prejudicar os agricultores gaúchos. Segunda: a nomeação do ministro Paulo Pimenta, o “Montanha” da…
— Augusto Nunes (@augustosnunes) June 27, 2024
29 de jun. de 2024
Instrução para oficiais aviadores da Bolívia sobre administração do espaço aéreo
DECEA - Nesta quarta-feira (26/06), Oficiais Aviadores da Força Aérea Boliviana participaram de instrução sobre o tema “Administração do Espaço Aéreo”, ministrado pelo Assessor Operacional da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis.
No total, 24 alunos do curso de Emprego de Grandes Forças e Comandante de Missão participaram do assessoramento, que foi realizado nas dependências do Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo (COSCEA). Para o Chefe do Estado Maior do COSDEA, General Juan Jesús Ballester Aguirre, a experiência e o conhecimento da equipe da MTAB-Bolívia agregam valor para o objetivo do curso.
“O intuito é capacitar os jovens oficiais para desempenharem ao nível tático as funções correspondentes à sua hierarquia na doutrina de emprego de grandes forças e de comandante e missão. Assim, estarão aptos a integrar as futuras missões que envolvam meios em operações combinadas com outras Forças Aéreas”, explicou o Oficial-General.
Ao longo do dia, o Capitão David abordou os aspectos referentes à doutrina norte-americana, realizando um comparativo com a que é aplicada pela Força Aérea Brasileira. Foram abordados assuntos como a integração da Administração do Espaço Aéreo dentro do sistema de Gestão do Tráfego Aéreo, os objetivos do controle do espaço aéreo, as funções e responsabilidades das principais autoridades em termos de operações conjuntas, os documentos que devem ser produzidos, as medidas de controle do espaço aéreo e os elementos de coordenação.
A experiência do Brasil com as operações Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) foram levadas em consideração durante a instrução, especialmente no que diz respeito à elaboração do Plano de Coordenação do Espaço Aéreo. “Com o registro das melhores práticas e considerando as lições aprendidas nesse grande exercício multinacional que realizamos no Brasil desde 2002, o planejamento da CRUZEX se torna mais abrangente e eficiente a cada edição. Este ano, a Força Aérea receberá, pela nona vez, militares de diversas nações para o maior treinamento conjunto do país”, comentou o Assessor Operacional MTAB-Bolívia.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e imagem: MTAB Bolívia
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Valterlucio Campelo: Marina Silva – o dia do meio ambiente como se fosse primeiro de abril
Por Valterlucio B. Campelo - A população brasileira foi brindada na última terça-feira com um discurso da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, antecipando o “dia mundial do meio ambiente” que ocorre em 05 de junho. Desta vez a ministra nos poupou do costumeiro jogo de palavras e, felizmente, não temos que nos preocupar com os “nanomísseis” que ela inventou há alguns meses. Mesmo assim, tivemos que ouvir algumas teses bem duvidosas.
Aproveitando-se da tragédia recente, Marina disse “Eventos climáticos extremos, como as chuvas no Sul, ilustram bem a relação entre o equilíbrio ambiental e as nossas vidas.Quando protegemos os rios, as florestas, a nossa rica biodiversidade, estamos, na verdade, protegendo e cuidando das pessoas”.Entenda-se aí que as chuvas torrenciais que caíram no Rio Grande do Sul decorreram do maltrato que damos ao meio ambiente. É falso, não há NENHUMA base científica para que uma autoridade pública possa responsavelmente sequer insinuar que aquela catástrofe resulta da ação do homem. Ela certamente sabe disso, tanto que não teve coragem de afirmar com todas as letras e apenas deixou subentendido.
Em seguida, a ministra, como todo político demagogo, faz o dever de casa mimizento: “A tragédia climática no Rio Grande do Sul trouxe sofrimento para milhares de famílias, sobretudo as mais pobres, as que vivem em condições precárias de moradia e são sempre as principais vítimas das catástrofes climáticas”.Só faltou dizer que a chuva e, por consequência, a “ação humana que a desencadeou” é preconceituosa contra pobres. Outra falsidade. A tragédia, que não escolhe vítimas, arrasou a economia, levou lojas, fábricas, armazéns, veículos, supermercados, farmácias, oficinas, pequenos comércios, casas, escritórios, enfim, não se deteve, como insinua a fala torta, perante a classe média ou os ricos.
Para adular o presidente petista, ela disse que “o governo agiu rapidamente em diferentes frentes, em parceria com o estado o e os municípios, para cuidar das pessoas, comunidades e empresas”. Entrou aí a palavrinha da moda “cuidar das pessoas” para dourar uma falsidade. O governo até agora não sabe o que fazer. Quem de fato agiu rapidamente foram os próprios gaúchos e a população brasileira, solidária, generosa, que ao invés de aplaudir a Madonna, imediatamente fez fluir para o Rio Grande doações materiais e de dinheiro para acudir os gaúchos. Lula e a canja, digo, a Janja, só apareceram quando um cavalo roubou a cena em cima de um telhado.
Para não perder a viagem, deu a própria versão como expressão da verdade insofismável e incontestável: “Infelizmente, ainda há quem duvide da relação do homem com a natureza”. Sim, minha senhora, há muita gente duvidando, não da relação do homem com a natureza (eis um sofisma), mas da capacidade deste de, por sua ação, provocar mudanças climáticas globais como as que estamos presenciando nos últimos anos. Gente como o CIENTISTA John Clauser, prêmio Nobel de Física, que juntamente com outros 1930 CIENTISTAS, assinaram a Declaração Mundial do Clima onde afirmam categoricamente:“O arquivo geológico revela que o clima da Terra tem variado desde que o planeta existiu, com fases frias e quentes naturais. A Pequena Idade do Gelo terminou em 1850. Portanto, não é surpresa que estejamos vivendo um período de aquecimento.O mundo aqueceu significativamente menos do que o previsto pelo IPCC com base em força antropogênica modelada. A lacuna entre o mundo real e o mundo modelado nos diz que estamos longe de entender as mudanças climáticas”. O aquecimento global antropogênico só é consenso em órgãos POLÍTICOS como o IPCC e ministérios do meio ambiente mundo afora.
Como todo ativista de esquerda, a ministra Marina Silva, deu-se sem pejo ao desfrute de atribuir culpa ao presidente Bolsonaro. Sem coragem de repetir claramente o que dissera em outra oportunidade, ela tascou essa infâmia: “Por alguns anos, esse negacionismo atrasou a adoção de medidas urgentes, desrespeitou regras, instituições e servidores ambientais e nos impôs um tempo perdido”.Esse “algunsanos”aí é uma velada referência aos quatro anos de Bolsonaro no governo. Hein? Quer dizer que se não fosse Bolsonaro, a tragédia não teria acontecido? Em seu lugar, o PT teria se antecipado com medidas preventivas? Engraçado, não estou vendo nada disso acontecer nem com relação ao nosso Acre onde as enchentes tem data marcada para inundar Rio Branco e Brasiléia. Aliás, a casa ambiental está todinha em greve, né?
De resto, mais puxa-saquismo em relação ao Lula a quem já chamou de corrupto, e promessas vãs. Ou seja, um discurso que transitou entre falsidades e militância política, quando deveria ser de responsabilidade, de enfrentamento, de informar as medidas que foram e estão sendo tomadas. Mas, aí, é pedir demais. Um ano e meio de governo é “pouco” para retomar os outros 14 em que NADA foi feito no sentido de proteger a população contra os eventos climáticos. Fácil mesmo é mandar a conta de tudo para “alguns anos de negacionismo” e flanar em jatinhos para cima e para baixo, consumindo combustíveis fósseis a granel como fazem sem culpa os ministros, principalmente nos finais de semana a caminho de casa.
Valterlucio Bessa Campelo escreve às segundas-feiras no site AC24HORAS e, eventualmente, no seu BLOG, no site Liberais e Conservadores do jornalista e escritor PERCIVAL PUGGINA, no DIÁRIO DO ACRE, no ACRENEWS e em outros sites. Quem desejar adquirir seu livro de contos mais recente “Pronto, Contei!”, pode fazê-lo através do e-mail valbcampelo@gmail.com
28 de jun. de 2024
Dólar com valor de pandemia. Outro efeito da marolinha?
Mas ué? A economia não está bombando?
Por Reginaldo Palazzo – Em 30 (trinta!), anos o mês de junho nunca havia visto na história desse país um valor tão alto da moeda americana.
Já estou até ouvindo os cínicos de plantão dizer que isso é efeito daquela marolinha lá atrás, lembram? Aquela que fez você ficar endividado e consequentemente quebrar milhares empresas por esse Brasil afora.
Ou então a culpa foi do governo Bolsonaro que deixou um superavit econômico.
Preparem as criancinhas, esse governo do Sr. Luiz Inácio tá mais perdido do que cego em tiroteio.
Ou então a intenção é acabar com tudo mesmo. Como fazem seus amiguinhos ideológicos no que eles chamam de “país deles”.
A moita tá tão grande que quando alguém da equipe econômica falar a palavra tsunami você já vai estar vendo borbolhas.
Como é de costume, tem gringo rindo à toa.
Se eu fosse fabricante de colete salva-vidas eu aumentaria a produção imediatamente.
Vai vender pra burro!
Menos de 3 semanas atrás, os irmãos Joesley e Wesley Batista compraram 12 usinas térmicas da Eletrobras no Amazonas. Entenda o porquê
Felipe Camozzato - Há quase 1 ano as usinas estavam a venda, mas ninguém queria comprar. O principal cliente das usinas, a Amazonas Energia, tinha com elas uma dívida acumulada de R$ 9 bilhões, que crescia R$ 150 milhões por mês.
Ou seja: quem comprasse as 12, levaria de brinde o calote bilionário.
Então, por que a Âmbar, empresas dos Batista, comprou esse negócio furado? Ninguém entendeu a jogada.
Dois dias depois da compra, uma Medida Provisória do governo Lula mudou regras para distribuidoras de energia com problemas financeiros. De uma hora para a outra, esses R$ 150 milhões por mês começariam a ser pagos por todos os brasileiros através de suas contas de luz pelos próximos 15 anos.
Em apenas 48 horas, o que era para ser uma compra estúpida acabou se transformando num negócio altamente lucrativo, tudo graças a uma MP editada pelo governo Lula.
Que grande coincidência uma MP dessa natureza aparecer apenas 2 dias depois, não é? Que sortudos são os irmãos Batista!
A coluna da Malu Gaspar de hoje listou mais "coincidências" na carreira "empreendedora" deles.
Estavam certos aqueles que disseram que o Brasil voltou.
Menos de 3 semanas atrás, os irmãos Joesley e Wesley Batista compraram 12 usinas térmicas da Eletrobras no Amazonas.
— Felipe Camozzato (@felipecamozzato) June 27, 2024
Há quase 1 ano as usinas estavam a venda, mas ninguém queria comprar. O principal cliente das usinas, a Amazonas Energia, tinha com elas uma dívida acumulada de…
O “pânico profundo” da esquerda com as “fraquezas gritantes” de Joe Biden
Analistas alinhados ao Partido Democrata reconhecem constrangimento com perfomance do candidato no primeiro debate
“Primeiro, a parte fácil. Donald Trump é um mentiroso, um caráter falho, maldoso, babaca, muito antipático, e isso estava óbvio nesta noite.
Agora, a parte difícil e de partir o coração (…), mas meu trabalho é ser realmente honesta. Joe Biden precisava fazer uma coisa nesta noite e não fez. Ele tinha que tranquilizar a América, garantindo que ele estava à altura do trabalho, na idade dele. E fracassou. Isso significa que Joe Biden não será o candidato? Eu não sei.
Acho que saberemos muito mais em algumas semanas sobre como isso vai se desenrolar, como as pesquisas vão se desenrolar. Mas acho que algumas coisas estão acontecendo agora.
Acho que não sou a única pessoa cujo coração está despedaçado. Há muita gente que assistiu a isso hoje à noite e se sentiu terrível por Joe Biden. E você tem que perguntar: como chegamos até aqui? Como chegamos ao ponto de estarmos gastando tanto tempo falando sobre a vice-presidente, em vez de falar sobre o presidente? E não sei como o resto dessa história está escrito. Não sei o que pode ser feito para consertar isso. Algo pode. Trump é tão terrível que isso pode até se consertar sozinho.
Mas, com base no que estou ouvindo de muitas pessoas, e algumas delas estão em altos cargos eletivos neste país, e você pode imaginar onde elas servem, há muito mais do que lamentação nesta noite. Acho que as pessoas sentem que estamos enfrentando uma crise.
Essa pode ser uma situação sobre a qual todos conversem nos próximos dias. Acho que esse é um momento em que [os principais conselheiros de Biden] Ted Kaufman, Mike Donilon e Ron Klain terão que ter uma conversa franca com o presidente sobre a capacidade dele de transmitir força. E olha, ninguém é mais fã da [vice-presidente] Kamala Harris do que eu. E, sabe, o Gavin Newsom vem fazendo um trabalho notável.
Os dois estão sinalizando para muitos americanos que estão prestando atenção, como assim eles não estão concorrendo? Como assim o Partido Democrata não os tem como cabeça de chapa, em vez de usá-los para reforçar o que se tornaram, depois desta noite, algumas fraquezas bem gritantes em nosso presidente?”
“Há um pânico profundo”
O jornalista John King, principal correspondente da CNN americana em Washington, abriu nessa mesma linha a roda de análises da emissora de TV que promoveu o debate entre Trump e Biden:
“Neste momento, há um pânico profundo, amplo e muito agressivo no Partido Democrata. Começou minutos após o início do debate e continua agora. Envolve estrategistas partidários e autoridades eleitas.
Envolve arrecadação de fundos, e eles estão conversando sobre o desempenho do presidente, que eles consideram péssimo, que eles acham que prejudicará outras pessoas do partido na chapa.
Eles estão conversando sobre o que deveriam fazer a respeito. Algumas dessas conversas incluem [as questões]: deveríamos ir à Casa Branca e pedir ao presidente que se afastasse? Os democratas proeminentes deveriam tornar público esse apelo?”
“Foi doloroso”
Na mesma roda, Van Jones, ex-assessor especial de Barack Obama, lamentou a perfomance do candidato:
“Foi doloroso. Eu amo Joe Biden, trabalhei para ele. Ele realmente não foi bem. Ele é um bom homem, ama o país, está fazendo o melhor que pode, mas ele tinha teste nesta noite para restabelecer a confiança do país e da base, e ele falhou em fazer isso. E eu acho que muitas pessoas vão querer vê-lo considerando tomar um rumo diferente agora. Ainda estamos longe da nossa convenção e há tempo para que o partido descubra uma maneira, se ele nos permitir fazer isso. Mas o desempenho não foi o que precisávamos de Joe Biden, o que é pessoalmente doloroso para muita gente. Não é apenas pânico, é dor diante do que vimos nesta noite.”
“Envelhecido e frágil”
A jornalista Jerusalem Demsas escreveu na revista The Atlantic: “Em outra época, nenhum aparato partidário teria permitido que um Joe Biden envelhecido e frágil chegasse a este ponto.” Mark Leibovich, no mesmo portal, publicou o artigo “Hora de ir, Biden”, no qual afirmou: “O negacionismo teve seu lugar, mas não é uma estratégia.”
Os títulos das colunas do New York Times também são emblemáticos:
THOMAS L. FRIEDMAN (o editorialista do jornal que palestrou no ‘Gilmarpalooza’): “O presidente Biden é meu amigo. Ele deve sair da corrida”.
FRANK BRUNI: “Biden não pode continuar assim”.
PATRICK HEALY: “Estou ouvindo muita ansiedade dos democratas sobre a perfomance de Biden no debate”.
NICHOLAS KRISTOF: “Presidente Biden, é hora de desistir”.
Choque coletivo de realidade
Em suma, foi um choque coletivo de realidade, que atingiu até esquerdistas brasileiros.
A esquerda finalmente se deu conta de que a senilidade de Biden não é uma narrativa da direita que pode ser rebatida ou superada com outra narrativa, mas um estado gritante e indisfarçável de declínio cognitivo, perda de memória e redução da capacidade física, incompatível com a energia necessária para o exercício da presidência e a disputa eleitoral.
Seja bem-vinda, ao menos neste caso, ao mundo das análises honestas.
Podia ser o Papo Antagonista de hoje sobre a perfomance de Joe Biden no debate de ontem, 27/6, mas esse trecho é do programa de 16/1.
— Felipe Moura Brasil (@FMouraBrasil) June 28, 2024
As primárias do Partido Democrata ainda iam começar.
Depois de 160 dias, ou quase 5 meses e meio, tudo se confirmou.
[https://t.co/tAuzF0bygY] pic.twitter.com/020w85ykRo
Portugal anuncia que aquisição de aeronaves A-29N Super Tucano está próxima
Fernando Valduga - O Ministro da Defesa de Portugal anunciou durante uma audiência parlamentar que a aquisição de aeronaves turboélice A-29N Super Tucano será em breve legalmente aprovada. Esta declaração marca um passo significativo no reforço das capacidades de apoio aéreo aproximado de Portugal.
O atual quadro legislativo, através da Lei de Programação Militar (LPM), atribuiu um orçamento de 180,5 milhões de euros à aquisição de aeronaves de apoio aéreo aproximado (CAS).
A escolha de Portugal pelo Super Tucano é motivada em parte pela presença da Embraer no país. A Embraer possui instalações de manutenção em Portugal através da sua subsidiária OGMA, facilitando o apoio logístico e a atualização tecnológica das aeronaves. Além disso, Portugal tem uma relação de longa data com o Brasil na cooperação militar, ilustrada por programas de intercâmbio e formação.
A versão A-29N do Super Tucano está especialmente configurada para atender às exigências dos países da OTAN, tornando-o particularmente adequado às necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP). Além de suas capacidades de combate, o A-29N também é utilizado como aeronave de treinamento avançado, oferecendo uma plataforma versátil para treinamento de pilotos de caça.
A aquisição destas aeronaves não só fortalecerá as capacidades de defesa de Portugal, mas também apoiará as suas missões de manutenção da paz, particularmente em África, onde o país está ativamente envolvido. A FAP já planejava implantar os Super Tucanos no 103º Esquadrão “Caracóis”, retomando assim as operações de treinamento de pilotos que haviam sido suspensas após a retirada do Alpha Jet em 2018.
O Super Tucano A-29N, fabricado pela Embraer, é uma aeronave versátil projetada para realizar diversas missões, incluindo ataque leve, reconhecimento armado e treinamento tático. Destaca-se pelo seu design robusto, capaz de resistir aos ambientes mais hostis e ao mesmo tempo minimizar as necessidades de manutenção. Graças a uma plataforma extremamente durável, ele pode operar em pistas despreparadas e oferece alta capacidade de sobrevivência com recursos de proteção ativa e passiva.
A cabine do A-29N foi projetada para reduzir a carga de trabalho do piloto e maximizar a consciência situacional, com uma interface homem-máquina avançada, ergonomia superior e acessibilidade ideal. Os controles intuitivos permitem que o piloto se concentre nos resultados da missão enquanto se beneficia de proteção aprimorada com cabine blindada e compartimento do motor. Os sistemas a bordo incluem sensores eletro-ópticos/infravermelhos de última geração, um designador de laser integrado para ataques precisos e sistemas de comunicação tática e navegação seguros.
Em termos de desempenho, o Super Tucano A-29N possui velocidade máxima de 320 nós, com autonomia de 3,4 horas com combustível interno, estendendo-se para 5,2 horas com tanques externos e sensores EO/IR. Ele pode subir a uma velocidade de 3.240 pés por minuto, com teto de serviço de 35.000 pés. Sua capacidade de decolar e pousar em distâncias curtas (900 metros para decolagem e 860 metros para pouso) o torna um grande trunfo para operações a partir de bases avançadas.
O sistema de gerenciamento de armas (SMS) do A-29N é totalmente integrado, gerenciando cinco estações padrão da OTAN e duas metralhadoras internas calibre .50. Esta configuração permite grande flexibilidade no armamento, oferecendo mais de 160 possibilidades de configuração para atender às necessidades específicas da missão. O Super Tucano também é equipado com um sofisticado sistema de proteção eletrônica, incluindo contramedidas automatizadas, sistemas de alerta de radar e mísseis e assentos ejetáveis zero-zero para segurança da tripulação em emergências.
O A-29N também é reconhecido por sua solução logística integrada, proporcionando amplo suporte da Embraer. Isto inclui serviços de manutenção, gestão de peças sobressalentes e um centro de contato com o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir a máxima disponibilidade operacional da frota. A Embraer também oferece uma linha completa de dispositivos e estações de treinamento em solo, reduzindo as horas de voo necessárias para treinamento de pilotos, acelerando o processo de aprendizagem e otimizando custos operacionais.
27 de jun. de 2024
Huawei expande campus para desenvolver máquinas de produção de chips de 5 e 3 nanômetros
A Huawei tem investido pesado no desenvolvimento de máquinas avançadas que podem produzir chips de 5 ou 3 nanômetros. Para isso, a empresa tem expandido o seu campus com a construção de novos prédios em Xangai.
Conforme relatado por diversas fontes ao Nikkei, o novo centro de pesquisa e desenvolvimento será usado não apenas para desenvolver essas máquinas, mas também para montá-las.
Na prática, a Huawei quer entrar na disputa com a ASML, Canon e Nikon, uma vez que ela não pode mais comprar máquinas dessas empresas para produzir seus chips proprietários.
Atualmente, a construção dos novos prédios já está em estágio avançado e essas novas máquinas estão sendo desenvolvidas no principal campus da Huawei. Ou seja, na cidade de Shenzhen.
O investimento total na iniciativa ultrapassa os US$ 1,6 bilhão, sendo que as novas instalações da Huawei devem ter uma área equivalente a 224 campos de futebol para abrigar até 35 mil funcionários.
Além disso, a Huawei já iniciou a contratação de pessoal para trabalhar na montagem das máquinas, sendo que a empresa tem oferecido salários acima da média do setor e uma série de benefícios para atrair até mesmo talentos do exterior.
No entanto, o governo dos EUA impede que cidadãos do país ou engenheiros com green card possam trabalhar com os chineses, algo que limita as ofertas da Huawei a quem mora na China ou está disposto a abandonar tudo no ocidente.
Por ora, a Huawei não se manifestou sobre o assunto.
FONTE: tudocelular.com
Entidades do agronegócio criticam atraso no lançamento do Plano Safra
O adiamento em uma semana do lançamento do Plano Safra 2024/2025 gerou insegurança entre algumas entidades do setor agropecuário no Paraná.
O anúncio do programa que viabiliza recursos com taxas mais baixas para a agropecuária familiar e empresarial estava marcado para esta quarta-feira (26), mas foi prorrogado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) por solicitação da pasta do Desenvolvimento Agrário, que alegou a necessidade de realizar ajustes na proposta. A princípio, a nova data ficou para a próxima quarta-feira, dia 3 de julho.
A prorrogação foi comunicada na tarde da última terça-feira (25) e, imediatamente, provocou reações de entidades representativas do setor agropecuário. Uma delas foi a SRP (Sociedade Rural do Paraná), que em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, externou a preocupação com o adiamento.
“O atraso da divulgação representa um obstáculo significativo para os pequenos, médios e grandes produtores, comprometendo o planejamento e a execução das atividades agrícolas. A expectativa dos produtores para o lançamento do Plano Safra é alta, pois necessitam desses recursos para assegurar a produtividade e a competitividade do setor.”
Mais do que os sete dias de atraso para o lançamento da proposta, o que preocupa é a falta de agilidade e de clareza nas ações governamentais.
“O grande problema não é o tempo, é o tipo de ação. O plano não foi feito em uma semana, é um projeto. Ano passado, fizeram um plano espetacular, mas não tinha dinheiro. Bancos privados e cooperativas tiveram de suprir”, destacou o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadri.
“Isso gera uma falsa expectativa de coisa boa. Tem tempo para plantar e colher, atrasa a programação, mas o mais grave é a falta de informação, a dúvida que gera o desconhecimento. Isso é o que nos preocupa mais.”
A grande virada de Milei: o presidente da Argentina está sacudindo o sistema econômico do país
Por Jon Hartley
Javier Milei está em turnê. Após viagens à Espanha, Israel e Davos, o presidente argentino recentemente viajou para o Vale do Silício, onde conversou com gigantes da tecnologia, incluindo Tim Cook, da Apple; Mark Zuckerberg, da Meta; e Sundar Pichai, do Google. Hoje em dia, é raro ver um político de direita tirando fotos com tantas figuras ilustres na notoriamente progressista área da Baía de São Francisco. Para Milei, isso significa que “o mundo está despertando para [a liberdade econômica]” como um meio de criar oportunidades amplas e de tirar os pobres da pobreza de maneira sustentável.
Enquanto estava na Califórnia, Milei fez uma palestra altamente técnica sobre seu novo livro, ‘Capitalismo, Socialismo e a Armadilha Neoclássica: Da Teoria Econômica à Ação Política’, em Stanford. Ele abordou a história do pensamento econômico, criticando John Maynard Keynes enquanto elogiava nomes como Adam Smith, Friedrich Hayek, Milton Friedman, Ronald Coase e Murray Rothbard — e até alguns economistas menos conhecidos como Frank Ramsey, Knut Wicksell e Angus Maddison. O líder autodeclarado libertário fez críticas amplas aos modelos econômicos, que podem se afastar muito da realidade, e aos economistas acadêmicos por usarem falhas de mercado para justificar uma intervenção governamental excessiva.
De volta à Argentina, Milei ainda tem uma batalha significativa pela frente. Ele será julgado por sua capacidade de reverter décadas de políticas peronistas e melhorar o desempenho econômico no país historicamente assolado pela inflação.
Ele já acumulou várias vitórias em políticas econômicas. A taxa de inflação ano a ano da Argentina caiu para um dígito, em maio de 2024, graças às políticas de “terapia de choque” de Milei, de desvalorizações cambiais e cortes em energia e transporte. Desde a eleição de Milei, os mercados de ações do país subiram significativamente, e seus títulos internacionais denominados em dólares atingiram novos patamares em resposta às medidas de austeridade planejadas.
A Argentina fez progressos fiscais tão significativos que o FMI desbloqueou financiamento adicional como parte de seu acordo de empréstimo condicional com o país. Na semana passada, o pacote de reformas legislativas mais significativo de Milei até agora, incluindo provisões substanciais de desregulamentação e consolidação fiscal, obteve aprovação geral no Senado argentino, mas várias peças enfrentam incertezas na câmara baixa.
A Argentina já foi um dos países mais ricos do mundo, mas as políticas estatistas de Juan Perón mudaram a trajetória do país a partir da década de 1940. Regulamentação intensa, tomada de indústrias e controles de exportação destrutivos — especialmente os sobre carne bovina — arruinaram as fortunas do país. Após décadas de tumulto econômico, o PIB per capita da Argentina agora é de cerca de $13.650 [equivalente a aproximadamente R$ 74 mil. O PIB per capita brasileiro é de R$ 48 mil, segundo o Banco Mundial].
Resta saber se Milei e o legislativo conseguirão reverter as políticas regulatórias que sufocaram áreas inteiras da economia argentina. Milei também ainda não cumpriu sua promessa de campanha de adotar o dólar americano como moeda oficial do país, uma medida tornada menos necessária pela tendência de queda da inflação.
Milei também enfrenta uma oposição política determinada a frustrar sua agenda. Ele deve se perguntar: qual é a velocidade certa para fazer reformas econômicas? Seu predecessor de 2015 a 2019, Mauricio Macri, falhou em parte porque foi muito lento e incrementalista para entregar mudanças significativas.
Milei adotou uma abordagem diferente — terapia de choque rápida bem antes de outra eleição. Reduzir os gastos do governo e desregulamentar grande parte da economia estatista sem dúvida terá um alto custo político no curto prazo. Os sindicatos na Argentina já estão em greve contra as políticas econômicas de Milei, com o efeito de interromper alguns serviços de transporte público. Alguns estudantes estão protestando contra os cortes na educação. Mas o custo político é algo que Milei pode suportar por enquanto.
Milei fez progressos significativos em direção ao seu objetivo de liberalizar a economia argentina para permitir a prosperidade humana e aliviar a pobreza. O tempo dirá se seu sucesso continuará — e levará outros países a adotar sua plataforma ousada e inovadora.
Jon Hartley é pesquisador sênior no Instituto Macdonald-Laurier, pesquisador na Fundação para Pesquisa em Igualdade de Oportunidades e doutorando na Universidade de Stanford.
Colaboração Real 5 - Episódio 11: Os sistemas táticos do F-39 Gripen
“Essa é a primeira de muitas”, diz Bocalom ao abrir Festival da Macaxeira
Alessandro Silva - A primeira edição do Festival da Macaxeira realização da parceria entre a prefeitura de Rio Branco, Governo do Acre e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) teve abertura nesta quarta-feira, 26, na praça da revolução, em frente a prefeitura de Rio Branco.
Acompanhando da governadora, em exercício, Mailza Assis, e do ex-secretário de Estado de governo (Segov), Alysson Bestene e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, abriu oficialmente o festival.
Em sua fala, Bocalom agradeceu a parceria entre governo e a Acisa para a realização da feira
“Essa é a primeira edição de muitas. Pois os nossos produtores merecem”, afirma Bocalom.
Hamas dispara contra um comboio de ajuda UNICEF com o objetivo de reunir crianças do norte de Gaza com as suas famílias no sul
Hamas fired a projectile at a @UNICEF aid convoy aiming to reunite children from northern Gaza with their families in the south.
— Israel Defense Forces (@IDF) June 26, 2024
Despite our continuous efforts to facilitate humanitarian aid, Hamas jeopardizes the safety of Gazan civilians.
Hamas reminds us once again who the… pic.twitter.com/BcRoApR9ST
Fires. UAVs. Missiles. Rockets.
— Israel Defense Forces (@IDF) June 26, 2024
These are all threats that civilians on our northern front face daily.
These are only 3 minutes out of the last 8 months. pic.twitter.com/frjwbFuyML
✅️Gate 96 is open and operational:
— COGAT (@cogatonline) June 27, 2024
Overnight, a humanitarian aid convoy - 22 aid trucks and 6 fuel tankers entered Gaza via Gate 96.
Aid enters Gaza via the Kerem Shalom crossing, The Erez Crossings, Gate 96, airdrops, and the JLOTS (Maritime route).
We will continue… pic.twitter.com/79kUBLm5E8
PSD de Petecão reafirma pré-candidatura de Vando a prefeitura
Assessoria - Na noite desta quarta-feira, 26/06, em Tarauacá, o senador Sérgio Petecão, Presidente do PSD Acre, juntamente com membros dos Diretórios Estadual, Municipal, Filiados, Pré-Candidatos Majoritários (Vando Torquato/Abdias da Farmácia) e Pré-Candidatos a Vereadores pelo PSD de Tarauacá, participaram de uma importante reunião partidária.
Na oportunidade, foi feito uma minuciosa análise do atual cenário político local, aspectos organizacionais da campanha, infraestrutura necessária e alianças políticas para o pleito eleitoral que se avizinha.
O Partido mantém firme a Pré-candidatura do ex-prefeito Vando Torquato e tão logo se defina a pendência jurídica em curso, conversará com as Forças Políticas locais, para a formação de uma ampla aliança política para o pleito de 06 Outubro de 2024.
Ex-diretores da Americanas são alvo de operação da Polícia Federal por fraude de R$ 25,3 bilhões
Justiça determinou a prisão preventiva de Miguel Gutierrez, ex-CEO da varejista, que está foragido
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) uma operação contra ex-diretores da Americanas. O grupo de 14 executivos é investigado pela PF e Ministério Público pela fraude contábil na varejista, a maior da história do mercado financeiro, estimada em R$ 25,3 bilhões.
Na ação desta quinta, os policiais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Segundo o portal g1, os alvos de prisão preventiva são o ex-CEO Miguel Gutierrez e a ex-diretora Anna Saicali. Ambos estão foragidos e deverão ser incluídos na lista da Interpol.
Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores de todos os ex-executivos, que somam mais de meio bilhão de reais.
Segundo a PF, as investigações indicaram que os ex-diretores da Americanas praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consiste em uma operação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.
Também foram identificadas fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram.
“A investigação revelou ainda fortes indícios da prática do crime de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, também conhecido como ‘insider trading‘, associação criminosa e lavagem de dinheiro”, disse a Polícia Federal, em comunicado.
Em nota, a Americanas reafirmou que foi vítima de uma fraude arquitetada por sua antiga diretoria. “A Americanas reitera sua confiança nas autoridades que investigam o caso e reforça que foi vítima de uma fraude de resultados pela sua antiga diretoria, que manipulou dolosamente os controles internos existentes”, escreveu a companhia.
26 de jun. de 2024
Comunidades da Transacreana agradecem melhorias realizadas com emendas de Alan Rick
Primeiros 17km da estrada, ramais e pontes recebem intervenção. Obras devem ser entregues até o fim do verão
Assessoria - “Eu estava esperando muito tempo por esse ramal, sonhava muito tempo. Nós sofremos muito nesse ramal. Era lama, era tudo. Eu mexo com horta, verdura, peixe, galinha, não tinha como tirar para a rua, agora o benefício vai ajudar a tirar.” - foi assim que o produtor rural Lindo Júnior celebrou o início das obras de melhoramento do Ramal do Joca, na Transacreana. Ele relatou que mora há 36 anos na localidade e que a região nunca havia sido beneficiada como agora.
As obras de melhoramento estão sendo realizadas graças a emenda de mais de R$ 9,2 milhões destinada pelo senador Alan Rick, quando ainda era deputado federal, mais contrapartida do governo do estado. O recurso contempla ainda o melhoramento de mais 12 ramais da região e a reconstrução de pontes no Ramal Jarinal.
Lindo Júnior também expressou gratidão ao senador Alan Rick. “Nós agradecemos a Deus e a ele, né? Nós só temos que agradecer ao Alan Rick, essa emenda, ao vereador Piaba, que ajudou. O povo da Vila agradece, mesmo os que não estão aqui, nós precisamos agradecer a esse homem que fez essa emenda, que Deus honre com ele.” - disse.
Acompanhado da equipe do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), coordenada na ocasião pelo diretor de Planejamento, Júlio Martins, do vereador Piaba, da diretora da Fundação de Tecnologia (FUNTAC), Iuçara Souza, dos diretores da Secretaria de Governo (SEGOV), Gemil Júnior e Jairo Cassiano, o senador Alan Rick ainda visitou as obras de recapeamento da Transacreana e de reconstrução das pontes do Ramal Jarinal. Obras que também estão ocorrendo com emendas do parlamentar.
“Foram investidos R$ 1,5 milhão para as três pontes já construídas no Ramal Jarinal. São todas definitivas, construídas em alvenaria e aço para atender a população dessa região, na maioria produtores rurais, que vão poder trafegar e escoar suas produções. Meu muito obrigado à equipe do Deracre que está executando o recurso que destinamos.” - pontuou o senador.
O diretor de Planejamento do Deracre, Júlio Martins, garantiu que as obras na estrada, nos ramais e nas pontes serão concluídas até o fim do verão.
Ainda na Transacreana, o senador se comprometeu a resolver o problema da falta de transporte escolar para os alunos da região e anunciou emenda de R$ 1,5 milhão para a construção de um sistema de abastecimento de água que irá beneficiar pelo menos 150 famílias na comunidade Vila Verde.
Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa
Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN
A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal. Em 2019, a FAP encomendou cinco KC-390, incluindo um pacote abrangente de serviços e suporte e um simulador de voo. A primeira aeronave entrou em serviço em outubro de 2023 na Base Aérea de Beja.
“A segunda entrega do KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa é mais um passo importante no processo de internacionalização da nossa aeronave, que está aumentando seu reconhecimento no mercado, particularmente entre as nações da OTAN. A Força Aérea Portuguesa é um parceiro de longo prazo da Embraer e tem nos apoiado estrategicamente desde o início do programa. Continuaremos trabalhando em conjunto para avançarmos em nossa parceria nos próximos anos”, diz Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Com a entrega desta segunda aeronave, vamos acelerar a integração desta capacidade diferenciada na Força Aérea Portuguesa, possibilitando o desenvolvimento de missões operacionais e a preparação de mais tripulantes e técnicos de manutenção para o futuro que se aproxima. Já alcançamos resultados com a primeira unidade, e veremos os KC-390 portugueses voando por todo o mundo com a chegada da segunda aeronave, que seguirá comprovando sua capacidade, versatilidade e disponibilidade, além de proporcionar valor agregado de missão para Portugal, seus parceiros e para suas alianças”, diz o General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 13.000 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instalados sob as asas.
Ex-prefeito Vando é absolvido em processo de improbidade
A juíza da Vara Cível de Tarauacá julgou improcedente processo manejado contra o ex-prefeito de Tarauacá Vando Torquato
Assessoria - O ex-gestor e sua então secretária de saúde, Maria do Socorro Góes, foram acusados pelo Ministério Público Estadual, de possível dano ao erário.
Segundo a denúncia do MP, na época, a professora Maria do Socorro Góes, no ano de 2006, foi nomeada à época pelo prefeito municipal, Erisvando Torquato Nascimento, para o exercício do cargo de Secretária Municipal de Saúde, conforme Portaria nº 124, em 05/10/2006, permanecendo no cargo até 10/02/2012, conforme Decreto de Exoneração nº 05/2012. No período em questão, no entanto, dizia a denúncia, Maria do Socorro Góes recebeu, de forma simultânea, remuneração pelo cargo de Professora Municipal, com uma gratificação “dobra” - pelo exercício do cargo em comissão de Secretária, e como Professora Estadual, sem exercer qualquer função ou cargo para o recebimento, sendo inadequado o recebimento pelo Estado, sem contraprestação, ao arrepio do art. 141 da LCE 39/93.
Em recente sentença, a juíza Rosilene de Santana Souza, acolheu a defesa de Torquato, e destacou que “Pelo exposto, apesar da ilegalidade do ato praticado pela agente pública, não se vislumbrou o dolo genérico no sentido de atentar contra os princípios da administração pública, tampouco má-fé, pois não é toda ilegalidade ou inaptidão funcional que caracteriza improbidade administrativa, motivo pelo qual, julgo improcedente o pedido inicial, com fundamento no art. 487, inciso I, do CPC c/c art. 17, § 11, da Lei n° 8.429/92. Deixo de condenar o Ministério Público Estadual ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, por incabíveis.”
O Ministério Público não recorreu da sentença, e no último dia 20 o processo foi arquivado.
Repercute em Brasília pensão milionária da mãe de Simone
MS Notícias - A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), uma das mais empolgadas artilheiras da campanha moralizadora que derrubou Dilma Roussef, é peça-chave na base de apoio do seu correligionário Michel Temer, o presidente da Republica,. Defensora da PEC 287 - a proposta governista que altera o sistema previdenciário, detona conquistas sociais e fixa em 65 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres -, Simone tem um motivo fortíssimo dentro de casa para defender o direito dos idosos de usufruir de uma pensão com valor suficiente para uma velhice digna e confortável.
O motivo à disposição da senadora é o valor da aposentadoria de sua própria mãe, a viúva Fairte Tebet: R$ 31 mil 938,03 mensais. Ela tem essa renda porque o seu falecido esposo governou Mato Grosso do Sul por 10 meses (de maio de 1986 a março de 1987), quando substituiu Wilson Matins, que se licenciou para concorrer ao Senado. Isto significa que a mãe de Simone, ganhando R$ 376 mil 776 por ano por 10 meses de investidura do esposo no mais elevado cargo publico do Estado, não vai sofrer com a dura pancada que a PEC 287 reserva à grande maioria do povo brasileiro, sobretudo as mulheres, conforme aponta a proposta palaciana.
O fato, noticiado pelo site http://www.ojacare.com.br/.../ms-paga-pensao-de-r-319.../, logo virou objeto de consumo nas rodas políticas e sociais de Brasília. No Congresso Nacional, com maioria folgada, o governo tem tranquilidade e já comemora com antecedência a aprovação da PEC 287, que tem outro parlamentar sulmatogrossense em posição estratégica para fazer a matéria avançar: o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência. O interessante é que os comentários praticamente não contêm críticas azedas à viúva de Ramez Tebet, mas são fortes os questionamentos sobre como votará sua filha quando a PEC chegar ao plenário.
É necessário observar que esse tipo de pensão vitalícia tem defensores e críticos. Nem todos os ex-governadores e cônjuges (vivos ou na viuvez) aceitaram. Em Mato Grosso do Sul, os ex-governadores Marcelo Miranda e Pedro Pedrossian são portadores do holerite especial para os aposentados da categoria. A pensão de Pedrossian, que governou Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é de R$ 54 mil. A de Miranda é de R$ 30,4 mil. Os ex-governadores Wilson Martins, Zeca do PT e André Puccinelli, ao que consta, declinaram do benefício.
A PEC tem cláusulas que propõe a redução de 50% e até mais nas pensões e pode até mutilar as aposentadorias por investiduras políticas em cargos executivos e legislativos. No caso da senadora Simone Tebet, a polpuda renda paga á sua mãe pelos cofres públicos entra no corredor do questionamento ético dirigido aos protagonistas do processo que construiu o impeachment da presidenta Dilma Roussef, acusada de crime de responsabilidade.