30 de abr. de 2019

Vídeo de milicianos pró-Maduro atirando em manifestantes pró-Guaidó com munição real viraliza nas net




Ministro Ernesto Araújo e Secretário de Estado dos Estados Unidos se encontraram para reafirmar parcerias e defender o retorno da democracia na Venezuela




Imagem em grupo de whatsapp mostra IFAC de Cruzeiro do Sul incendiando

Chile e Argentina ratificam seu apoio a Guaidó



"Aceitem Guaidó, tirem Maduro do poder e serão anistiados, caso contrário, afundarão com o Maduro e o seu regime"! Disse John Bolton

Veja o momento em que um blindado assassino do regime autoritário de Nicolás Maduro atropela manifestantes pacíficos


Vídeo abaixo

Ditador Maduro manda bloquear internet para seus desmandos não virem a público. No Brasil tem partido que estará também coma as mãos manchadas de sangue venezuelano




Manifestantes pro-Guaidó apoiam as tropas leais à Operação Liberdade




Maduro blefa ao dizer que situação está controlada, veja vídeo




Serviçais de Nicolás Maduro utilizam blindados da GNB para atropelar civis desarmados




Presidente da Venezuela Juan Guaidó diz e seu twitter: "A hora é agora!".




Ministro Ernesto Araújo diz que o Brasil tem uma "perspectiva concreta" de uma evolução democrática na Venezuela




Secretário de Estado Pompeo diz que governo norte americano apoia povo venezuelano que está em busca da retomada da democracia




Leopoldo Lopes preso há 5 anos é libertado por militares pró-Guaidó




Bolsonaro reúne ministros para tratar da Venezuela



Andreia Verdélio - O presidente Jair Bolsonaro vai reunir no início da tarde de hoje (30) ministros de Estado e o vice-presidente Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto, para tratar da situação da Venezuela. Juan Guaidó, reconhecido pelo governo brasileiro como presidente encarregado da Venezuela, disse hoje que tem o apoio dos militares para, segundo ele, conseguir "o fim definitivo da usurpação" do governo de Nicolás Maduro.


Guaidó convocou às ruas todos os venezuelanos que se comprometeram a se manifestar para exigir a saída de Maduro.

Além de Mourão, participam da reunião os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, da Defesa, Fernando Azevedo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

Urgente, vídeo mostra troca de tiros entre tropas leais a Maduro e revoltosos




Tenente Ilich Sánchez, comandante do Destacamento 432 da Guarda Nacional, anunciando o seu apoio a Guaidó - O fim do ditador Nicolás Maduro se aproxima


Esse destacamento é um dos maiores em Caracas.

Militares leais a Juan Guaidó desarmam, sem qualquer resistência e sem tiros, vários militares leais a Nicolás Maduro




Taxa de desemprego fica em 12,7% no primeiro trimestre do ano



Vitor Abdala - A taxa de desemprego no país atingiu 12,7% no primeiro trimestre do ano, acima dos 11,6% do último trimestre de 2018. Houve, no entanto, queda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado (13,1%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Guaidó diz ter apoio de militares para ‘fim à usurpação’ na Venezuela e convoca população às ruas



Juan Guaidó cumprimenta um militar perto de uma base aérea em Caracas — Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Luiz Padilha - O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, convocou na manhã desta terça-feira (31) a população às ruas e declarou ter apoio de militares para pôr fim ao que ele chama de “usurpação’ na Venezuela. Ele aformou em post em rede social que se encontra com as principais unidades militares das Forças Armadas e que deu início à fase final da chamada “Operação Liberdade”.

O vice-presidente de comunicações, Jorge Rodríguez, confirma que o governo enfrentou defecção de militares, mas ele afirma que é um grupo reduzido, que se posicionou para “promover um golpe de estado”.

O ministro da defesa, Vladimir Padrino, também reconheceu a movimentação ao afirmar que as forças armadas seguirão firmes “na defesa da Constituição nacional e das autoridades legítimas”.

Guaidó convocou os venezuelanos para irem às ruas, afirmou que as Forças Armadas continuarão a implementação até que se consolide “o fim da usurpação, que já é irreversível”.

O oposicionista ainda elogiou as forças armadas, ao dizer que elas “tomaram a decisão correta”, e repetiu o pedido para que o povo saía às ruas para “dar respaldo às forças democráticas e recuperar a nossa liberdade”.

Leopoldo Lopez, que cumpria prisão domiciliar, ao lado de militar ao lado de base aérea em Caracas — Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Em um vídeo postado na rede social, Guaidó aparece ao lado de Leopoldo Lopez, um outro opositor ao regime de Maduro que cumpre prisão domiciliar.

No dia 19 de março, o líder da oposição e da Assembleia Nacional havia convocado uma marcha para o dia 1º de maio para pressionar pela saída de Nicolás Maduro, o líder da Venezuela.

Um dirigente de Maduro, Jorge Rodríguez, vice-presidente de comunicações, confirma que o governo enfrentou defecção de militares.

O ministro da defesa, Vladimir Padrinos, diz que as forças armadas seguem fiéis a Maduro, e que os quartéis reportam normalidade nas bases.

Veja a seguir os principais fatos que contribuíram para que a situação na Venezuela chegasse ao nível atual.

Em 2002, Hugo Chávez sofre tentativa de golpe e endurece discurso contra oposição
Chávez amplia o número de juízes da Corte Suprema e assume controle do Judiciário
Manifestações ganham as ruas e são duramente reprimidas; líderes de oposição são presos
Sem referendo prévio, Maduro convoca uma Assembleia Constituinte que assume o Poder Legislativo
Eleições são adiadas e antecipadas repetidamente e oposicionistas são proibidos de disputar pleitos
Maduro é reeleito em uma votação acusada de fraude e com resultado não reconhecido por parte da comunidade internacional
Presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó se declara presidente interino e é reconhecido por diversos países
Países atendem pedido de Guaidó para distribuir ajuda humanitária, mas Maduro proíbe entrada de doações no país e fecha fronteiras com Brasil e Colômbia

FONTE: G1

Imperador Akihito, do Japão, abdica ao trono nesta terça-feira



O imperador Akihito, do Japão, deverá abdicar ao trono nesta terça-feira (30), dando, assim, término a três décadas de Era Heisei. Logo em seguida, seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, assumirá o posto.

A cerimônia de abdicação do imperador será realizada no Palácio Imperial, em Tóquio. O premiê Shinzo Abe transmitirá gratidão ao imperador em nome do povo japonês.

Em uma rara mensagem proferida três anos atrás,  Akihito expressou preocupação de que sua avançada idade possa dificultá-lo de continuar cumprindo seus deveres, e isto foi visto como um desejo de renunciar ao trono.

Mas não havia uma estrutura legal para a abdicação, e além disso, a Constituição do país proíbe que o imperador tenha quaisquer influências políticas. Mas, como muitos japoneses expressaram simpatia por ele, o parlamento aprovou uma lei especificamente para permitir que ele abdicasse.

O imperador Akihito chegou ao trono quando tinha 55 anos de idade, após a morte de seu pai. Foi o primeiro a assumir a posição seguindo a Constituição pós-guerra, que define o seu papel como o de "símbolo do Estado".

Ele viajou por todo o Japão para visitar áreas atingidas por desastres, instalações para pessoas com deficiências e locais em memória aos mortos na guerra.

*Com informações da agência NHK - (emissora pública de televisão do Japão)

29 de abr. de 2019

Nova Previdência corta subsídios de quem ganha mais


 A Secretaria de Política Econômica preparou uma nota técnica mostrando que os trabalhadores que possuem salários mais elevados, tanto no setor público quanto no privado, serão os mais atingidos pela reforma da Previdência.

“Quem hoje têm rendimentos bem acima da média brasileira irá receber subsídios menores. Já os trabalhadores com menor renda (1 salário mínimo) pagarão menos e se aposentarão com o mesmo benefício que há nas regras vigentes”, diz o estudo.

Confira AQUI a íntegra.



“A propriedade privada é sagrada e ponto final”


Na abertura da Agrishow, Jair Bolsonaro voltou a defender que a “a propriedade privada é sagrada e ponto final”.

Segundo ele, Rodrigo Maia vai colocar na pauta da semana que vem, na Câmara, um projeto que, se aprovado, permitirá ao produtor rural a posse de arma em todo o perímetro de sua propriedade.

O presidente também acrescentou que o governo trabalha em uma proposta para que produtores rurais que atirarem contra invasores não sofram punição.

“Vai dar o que falar. Mas é a forma que temos de proceder. Para que o outro lado tema vocês, tema o cidadão de bem. E não o contrário.”

Polícia Americana desmantela facção criminosa de São Paulo em Boston




Yam Wanders  - Dez brasileiros foram indiciados na Corte Federal de Boston nesta quinta-feira, 25, como integrantes do Primeiro Comando de Massachusetts (PCM), grupo criminoso responsável por tráfico de armas e drogas, assaltos e sequestros no Estado.

O grupo é suspeito de ser um dos muitos que contrabandeia armas e munições para facções criminosas no Brasil.

Imagem do SWAT Team da Policia de Everett que foi empregado na operação devido à conhecida periculosidade dos elementos. Imagem via Everett Police Department

“Vamos fazer com que as  prisões de hoje mandem uma mensagem para os membros de gangues e bandidos: se você ameaçar a segurança e o bem-estar dos residentes de Massachusetts, vamos prendê-lo e processá-lo com todos os recursos federais a nossa disposição”, destacou o procurador geral federal dos Estados Unidos, Andrew Lelling.

A investigação que desmantelou a gangue começou em setembro e envolve uma força-tarefa entre as polícias locais, estadual e federal (FBI), além do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE).

No total, 14 pessoas foram indiciadas. Pelo menos dez suspeitos foram presos em ações durante a madrugada de quinta-feira.

Segundo o inquérito, o PCM atua há dois anos e era chefiado por Marcio Costa, conhecido como Marcinho ou Marcinn. O brasileiro de 28 anos, que morava em Malden,  vai responder por conspiração para cometer roubo, distribuir drogas e tráfico de armas (Rico).

Breno Henrique Da Silva, 20, de Somerville, Álvaro Dos Santos Melo, 22, de Everett, também foram presos ontem e indiciados na mesma categoria.

Enquanto que João Pedro Marques Guimarães Gama, de 21 anos, o Baianinho, de Malden, foi envolvido nos mesmos crimes com o agravante de ser um imigrante ilegal com posse de arma. Na mesma situação estão Rodrigo Tavares, 19, e Fernando de Oliveira, 24.

Edson da Silva, 19, já estava detido por sequestro e agora acumula as acusações do Rico.

Igor Costa, 20, de Framingham, Vinicius Gonçalves de Assis, de Revere, e Rony De Freitas, 21, de Lowell, também já estavam detidos e passam a responder por tráfico de armas.

Além dos brasileiros, a  força-tarefa  prendeu Elwood Cortes-Navedo, 23, de Lowell, Fadwa Chimal, 19, ambos por tráfico de armas; Mouad Nessassi, 21, de Boston, por tráfico e posse ilegal de armas e drogas; e Jennifer Romero, 26, de Chelsea, por tráfico de armas e drogas.

Dos 14 presos por crimes, quatro estão detidos por questões imigratórias na operação de quinta-feira que apreendeu 31 armas de fogo e centenas de cargas de munição.

Os autos da Corte citam entre os delitos, assaltos a mão armada a um mercado, crime cometido por Gonçalves no dia 18 de outubro; a um entregador de pizza por Da Silva no dia 9 de dezembro, e a um posto de gasolina em Weymouth por Costa no dia 17 de janeiro.

Em 7 de fevereiro, Edson da Silva e Henrique da Silva sequestraram uma mulher em uma briga gangues. A vítima foi mantida refém em Maynard e uma denúncia culminou na prisão de Edson no dia seguinte em uma operação que o descrevia como “bandido perigoso”.


As penas variam entre 20 a 40 anos de prisão em regime fechado e multas de até US$ 1 milhão.

Com informações da BM News Boston via Redação Orbis Defense Europa.

Conheça os seus direitos na hora de ficar hospedado em um hotel


Check-out em horário diferente do de entrada é considerado legal, mas hóspede não pode ser impedido de usufruir de outros serviços na chegada ao estabelecimento

                  TC Thiago Cotrim*
Brasília Palace Hotel - (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Uma dúvida corriqueira entre os turistas gira em torno dos horários de check-in e check-out em hotéis. Em geral, os ambientes de repouso delimitam que os hóspedes em ordem de retirada precisam abandonar os quartos duas horas antes do horário em que entraram, o que entra em conflito com o valor da diária cobrada, considerando que o ciclo de 24 horas não é arrematado.

Continua depois da publicidade

Segundo o Ministério do Turismo, os horários de check-in e check-out seguem a política de cada estabelecimento hoteleiro e é papel do meio de hospedagem informar o hóspede dessas regras. O Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem determina que “o estabelecimento fixará o horário de vencimento da diária à sua conveniência ou de acordo com os costumes locais ou ainda conforme acordo direto com os clientes”.

Adriana Pinto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF), constata que hotéis têm funcionamento diferente dependendo do porte. Resorts, por exemplo, frequentemente recebem grupos com um grande número de pessoas, então, o horário de entrada costuma ser mais tardio. “Se o estabelecimento liberar o cliente dentro do período literal de 24 horas, os custos com a contratação de prestadores de serviço seriam maiores, o que elevaria o preço final da diária”, observa.

Justiça
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a prática de determinar horários diferentes de entrada e saída nos hotéis não viola os direitos do consumidor. Ministros da 3ª Turma do STJ tomaram essa decisão após a Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Anadec) entrar com um recurso especial pedindo a uma rede de hotéis a devolução aos hóspedes o valor correspondente às horas suprimidas da diária nos últimos cinco anos.

Em março, o STJ redigiu um documento esclarecendo que a diferença de horas estabelecida para a entrada e saída dos hóspedes é necessária para a realização de serviços de vistoria e troca de utensílios de cama e banho, além da limpeza e esterilização dos quartos. Analisa ainda que, durante as primeiras horas da diária, mesmo que o hóspede não tenha acesso ao quarto, ele pode usufruir das atividades oferecidas nos complexos, como piscinas, restaurantes, bares, telefone, internet, armazenamento de bagagem entre outros, descaracterizando o prejuízo.

Assessor jurídico da HMS Advogados, Huilder Magno de Souza destaca que muitos brasileiros não sabem que essa prática é reiterada mundialmente, o que pode trazer transtornos em viagens internacionais. “As 24 horas não podem ser interpretadas de forma literal. Já aconteceu comigo quando viajei para fora do país. Cheguei no hotel às 10h e só consegui entrar no meu quarto por volta das 17h, devido ao comum acordo”, exemplifica.

O secretário-geral do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Vitor Hugo do Amaral, reconhece que, para o bem-estar do consumidor, o horário de limpeza das unidades habitacionais deve ser respeitado. “Já houve casos em que os hotéis cobraram taxas adicionais referentes às horas que o cliente aguardou devido à indisponibilidade da unidade habitacional. Essa situação é enquadrada como abusiva”, expõe.

Continua depois da publicidade
Este é o caso do estudante Marcos Vinícius, 26, que passou por uma situação de constrangimento em um hotel durante viagem para Búzios, no carnaval. “Estava marcado para eu realizar o check-in por volta das 15h no estabelecimento, mas os atendentes me seguraram no lobby até as 18h. Não me deixaram sair da entrada e não deram nenhum tipo de satisfação. Quando chegou no dia do check-out, eles me cobraram R$ 100 a mais pelas três horas perdidas na entrada”, lamenta.

Saídas

O especialista Vitor Hugo do Amaral reforça que o cliente não pode ter o acesso às demais áreas do hotel restrito caso a unidade habitacional não esteja disponível. “Toda vez que o consumidor se encontrar em uma situação de constrangimento dentro do estabelecimento, é preciso notificar o responsável pelo local para resolver o problema. Se isso não ocorrer, ele deve recorrer a órgãos como o Procon e o poder Judiciário”, finaliza.

O Projeto de Lei nº 2.724, de agosto de 2015, em tramitação no Senado Federal, propõe a alteração do artigo 23 da Lei do Turismo (Lei nº 11.771, de 2008), atualizando o conceito de “diária de meios de hospedagem” e incluindo, no período de 24 horas, as duas horas antes do check-out, destinadas à manutenção da unidade habitacional.

Esse ajuste se alinha às práticas já realizadas na rede hoteleira, considerando a necessidade de um período mínimo de duas horas para a limpeza dos apartamentos. A ata propõe uma medida que considera os direitos dos consumidores e também reconhece a necessidade, por parte da indústria hoteleira, de incluir na diária um período mínimo para higienização e arrumação dos apartamentos.

Confiança da indústria aumenta 0,7 ponto de março para abril, diz FGV



Vitor Abdala - O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 0,7 ponto na passagem de março para abril deste ano. Com o resultado, o indicador subiu para 97,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, e recuperou parte da queda de 1,8 ponto do mês anterior.

A confiança subiu em nove dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice da Situação Atual, que mede a confiança do empresário no presente, subiu 1,4 ponto, para 98,5 pontos. O indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios subiu 2,7 pontos.

O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, ficou estável em 97,4 pontos.

Houve crescimento do otimismo do empresário em relação à tendência da produção nos três meses seguintes. Por outro lado, houve queda da confiança nos indicadores de emprego para os próximos três meses e a tendência dos negócios para os próximos seis meses.

28 de abr. de 2019

Brasileira de 17 anos é medalha de ouro em Olimpíada Europeia de Matemática


A adolescente acumula 28 medalhas também em astronomia, informática, química e física

Marcelo/Curta Mais - Após dedicar oito horas por dia aos estudos, a estudante gaúcha Mariana Bigolin Groff, de apenas 17 anos, conquistou o primeiro lugar na oitava Olimpíada Europeia de Matemática (EGMO).

A adolescente conquistou a medalha de ouro em Kiev, na Ucrânia, onde o evento aconteceu entre os dias 7 e 13 de abril. Nas competições acadêmicas Mariana já faturou 28 medalhas em campeonatos nacionais e 5 em competições internacionais.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ela já ganhou o ouro 6 vezes, e sua coleção de medalhas se estende para astronomia, informática, química e física.


De origem humilde, ela acumulou bagagem em escola pública no interior do Rio Grande do Sul até ganhar recentemente uma bolsa em uma escola particular em Fortaleza.


Esta é a terceira participação brasileira na EGMO, com 9 medalhas conquistadas ao todo, e uma menção honrosa. Na classificação em grupo, o Brasil acabou em 20º colocado entre 49 países, com uma equipe formada por alunas de todo o país.

Brasileira

Mariana Bigolin Groff, ouro na EGMO.

Itália presta homenagem ao tenente Dornelles morto em combate durante Segunda Guerra Mundial



Anderson Gabino  - A cidade de Alessandria, na Itália, prestou homenagem ao tenente aviador Luiz Lopes Dornelles da Força Aérea Brasileira (FAB), morto em combate durante a Segunda Guerra Mundial. A homenagem ocorreu durante as comemorações do aniversário de 850 anos da cidade italiana e dos 74 anos da Libertação da Itália, comemorada na quarta-feira (25).

No decorrer da cerimônia, o Embaixador do Brasil na Itália, Antonio de Aguiar Patriota, descerrou a lápide, coberta pela Bandeira Brasileira, em homenagem à FAB e ao tenente Dornelles. A lápide foi colocada na parede da Escola Liceo Científico Galileu Galilei, localizada a poucos metros de onde o avião P-47 Thunderbolt, pilotado pelo Tenente Dornelles, se chocou.

O tenente fora abatido após ser atingido pela antiáerea alemã, quando atacava um comboio de locomotivas carregadas de munições e armamentos alemães. Dornelles morreu em combate no dia 26 de abril de 1945. Atualmente, os restos mortais estão no Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro (RJ).


Segundo o prefeito de Alessandria, Gianfranco Cuttica di Revigliasco, a homenagem busca aproximar a cidade ao Brasil. “A lápide servirá para que as novas gerações jamais se esqueçam do sacrifício daqueles que doaram suas vidas na luta pela democracia e pela liberdade”, disse.

O Embaixador Antonio Patriota ressaltou que o sacrifício não deve ser esquecido. “Como todos sabem, a Força Aérea Brasileira contribuiu diretamente com o compromisso de guerra durante o conflito mundial.

Com a missão de destruir os obstáculos ao avanço das tropas terrestres aliadas e de permitir a libertação do território italiano do regime nazi-fascista, a Força Aérea enviou seus recém-criados esquadrões, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça e a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação.

Infelizmente, alguns integrantes do esquadrão brasileiro não sobreviveram a essa guerra cruel, como no caso do jovem, mas experiente, Luiz Lopes Dornelles. Depois de corajosamente completar a difícil tarefa de destruir um comboio ferroviário, Dornelles foi abatido com seu avião pela artilharia alemã”, lembrou.

O Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, salientou que a homenagem prestada ao Tenente Dornelles é extensiva a todos os combatentes, brasileiros e italianos, que sacrificaram suas vidas pelo supremo ideal de liberdade. “Essa homenagem liga, indelevelmente, os povos do Brasil e da Itália, aumentando a sinergia que já é tão peculiar entre esses dois povos irmãos”, afirmou.


Fonte: Cecomsaer Fotos: Guido Astori

ONU: 21 migrantes venezuelanos estão desaparecidos no mar do Caribe



A agência da Nações Unidas para Refugiados (Acnur) manifestou ontem (26) preocupação com a situação de ao menos 21 venezuelanos desaparecidos após o naufrágio de um barcos em que eles estavam no mar do Caribe, em uma rota entre a Venezuela e Trinidad Tobago. 

"Esse trágico incidente evidencia os riscos extremos de jornadas marítimas e outros movimentos irregulares de travessia de fronteiras utilizadas por refugiados e migrantes. Também ressalta o desespero dos que são obrigados a fugir de suas casas e as extraordinárias dificuldades enfrentadas em sua jornada", diz a Acnur, em nota.

Segundo informações emitidas pela Guarda Costeira de Trinidade e Tobago, um navio chamado “Jhonnaly Jose”, que transportava pelo menos 25 pessoas da cidade de Güiria, na Venezuela, em direção ao país insular, naufragou na madrugada de quarta-feira (24).

Autoridades de Trinidade e Tobago afirmaram que que quatro pessoas foram resgatadas com vida em um esforço conjunto de busca e resgate incluindo socorristas venezuelanos. Entre as 21 pessoas desaparecidas estão mulheres e crianças.

De acordo com a Acnur, mais de três milhões de refugiados e migrantes venezuelanos deixaram seu país desde 2015, a maioria foram para países vizinhos, incluindo ilhas do Sul do Caribe.

27 de abr. de 2019

Deputada de Santa Catarina propõe medidas disciplinares para alunos que destroem patrimônio escolar

Após novo ciclone, Brasil mantém equipe de resgate em Moçambique


O governo brasileiro decidiu deslocar uma equipe de ajuda humanitária para a província de Cabo Delgado, em Moçambique, segundo informou o Itamaraty, em nota. A região foi atingida ontem (25) pelo ciclone Kenneth, o que causou mortes e destruição no local. O desastre ocorreu pouco mais de um mês após a devastação causada pelo ciclone Idai, na região central do país, que provocou a morte de mais de mil pessoas.  

"Ao lamentar essa nova calamidade natural, o governo brasileiro se solidariza com a população e o governo moçambicano. Em atenção a pedido de ajuda do governo de Moçambique, o Brasil está deslocando a equipe humanitária brasileira já presente no país para as regiões afetadas pelo ciclone Kenneth, a fim de atuar em missões de busca e salvamento", informou o Ministério das Relações Exteriores.

A equipe de salvamento brasileira é composta por 40 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. De acordo com o Itamaraty, o grupo é o único contingente internacional com treinamento específico em busca e salvamento que se encontra atualmente em Moçambique.  

O governo brasileiro também fornecerá a Moçambique mapas das regiões afetadas, obtidos da rede de satélites da International Charter Space and Major Disasters, para auxiliar nas operações de resgate.

Brasileiros ganham torneio mundial de robótica



Estudantes brasileiros ganharam o torneio de robótica First Championship, realizado em Houston, nos Estados Unidos, sendo finalistas nas três modalidades em disputa: First Lego League, First Tech Challenge e First Robotics Competion. A delegação brasileira foi formada por 10 equipes totalizando 106 estudantes. 

As equipes do Sesi de Blumenau (SC) e de Americana (SP) conquistaram o primeiro lugar na categoria First Lego League, em Gracious Profissionalism e em Design do Robô, respectivamente. A equipe de Jundiaí conquistou o segundo lugar em Estratégia e Inovação. Nessa categoria competem jovens de 9 a 16 anos do ensino fundamental e médio.

A equipe do Sesi de Goiânia foi uma das seis finalistas do Prêmio Motivação na categoria First Tech Challenge.

Na categoria First Robotics Competition, em que competem jovens de 14 a 18 anos, duas equipes brasileiras, ambas do Sesi/Senai de São Paulo, conquistaram o Rookie All Stars, considerada a maior premiação para os iniciantes na disputa, concorrendo com mais de 60 estreantes.

O torneio First Championship é promovido por uma organização não governamental chamada First, em parceria com a empresa de brinquedos Lego. Além da etapa em Houston, em maio, ocorrerá outra disputa na cidade de Detroit, nos Estados Unidos.

As equipes devem construir robôs e colocá-los para desempenhar determinadas tarefas. Na categoria First Robotics Competition, considerada a mais complexa, por exemplo, os estudantes precisaram projetar robôs industriais de até 56 quilos para executar tarefas como movimentar bolas e discos para reservatórios em uma arena durante um tempo determinado.

26 de abr. de 2019

Presidente Bolsonaro assina o parecer para dar fim ao sigilo bancário em operações de crédito que envolvam recursos públicos federais




Música de abertura da Série A Última Cruzada

Começa em Curitiba 6ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes


 Foto: Grupo de Foguetes CARL SAGAN - Lançamento de minifoguete
A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa de 26 de abril a 1º de maio da 6ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes, que acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). O festival visa difundir o espaçomodelismo, foguetemodelismo e aeroespaçonáutica no Brasil, por meio de competições, minicursos, palestras, workshops e exposições interativas.

Participarão do evento estudantes do ensino fundamental, médio, superior e interessados em trabalhar com tecnologia e minifoguetes. Durante o festival, as equipes irão aproveitar uma extensa programação, com lançamentos de minifoguetes, palestras, minicursos, workshops e exposições interativas.

Para que os participantes conheçam as atividades espaciais desenvolvidas no País, a AEB vai oferecer, no dia (30.04), às 14h, uma palestra que abordará as perspectivas do Programa Espacial Brasileiro, foguetes e veículos espaciais. A palestra será ministrada pelo tecnologista da AEB, Marcio Akira Harada.

Competição

A competição envolve diversas equipes divididas em oito categorias com minifoguetes que atingem apogeus entre 50 m a 1.000 metros. Os primeiros cinco colocados na competição de minifoguetes receberão troféus como prêmios, as outras equipes levarão uma placa e todos os participantes do festival serão presenteados com medalhas.

O Festival Brasileiro de Minifoguetes de 2019 é organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes com o apoio da AEB. Desde a primeira edição, em 2014, foram lançados 312 minifoguetes de equipes brasileiras. Em 2017 foram aceitos projetos de minifoguetes experimentais feitos de materiais metálicos e a participação de equipes com seus próprios motores, além de alunos de ensino fundamental e médio.

Informações e cronograma completo do festival acesse aqui

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social (CCS)

25 de abr. de 2019

Série histórica do Brasil Paralelo, assistam o Episódio 6 - Era Vargas: O Crepúsculo de um Ídolo

Nas atividades de ontem no Novenário a celebração contou com ‘Ação de Graças’ em homenagem a aniversariante, Tarauacá


Veja diversas imagens clicando aqui.

Presidente Bolsonaro assina decreto que revoga o Horário de Verão




Governo venezuelano prolonga horário especial por causa de apagões

 Apagão em Caracas (Venezuela) - Reuters/CARLOS JASSO/Direitos Reservados

O governo venezuelano decidiu prolongar até esta sexta-feira (26) o horário especial de trabalho e de funcionamento das escolas, devido às falhas elétricas registradas em vários estados e que, em março, deixou várias vezes o país às escuras.

O anúncio foi feito pelo ministro de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, em sua conta no Twitter.

"Informamos a todo o nosso povo que na quinta (25) e sexta-feira (26), será mantido o horário especial, para a consolidação do Sistema Elétrico Nacional, agredido pelo terrorismo criminoso", afirmou.

Segundo o ministro, as atividades laborais vão continuar até as 14h e as educativas até o meio-dia.

24 de abr. de 2019

Presidente Bolsonaro cria lei que cria Empresa Simples de Crédito




Cerimônia marca giro do motor de aeronave da Segunda Guerra Mundial


Com presença do Comandante da Aeronáutica, MUSAL promoveu evento que reviveu som do Republic P-47 Thunderbolt

P-47 Thunderbolt

Luiz Padilha - O Museu Aeroespacial (MUSAL), ligado ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), realizou nesta segunda-feira (22/04) a cerimônia do giro do motor do Republic P-47 Thunderbolt, aeronave de caça utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial. Realizada no MUSAL, no Campo dos Afonsos (RJ), a solenidade ocorreu em alusão ao Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.




Para o Comandante da Força, o vetor é um marco dos primórdios da Aviação de Caça no Brasil. “Pilotos de caça de ontem, de hoje, e futuros pilotos prestigiaram o evento para ouvir o roncar do avião que, para nós, é o ‘Trator Voador’. Ele traz o simbolismo, a lembrança e, logicamente, uma significativa e merecida homenagem àqueles que nos antecederam, os veteranos do 1º GAVCA, que voaram nos céus da Itália e, depois, o trouxeram para o Brasil”, destacou o Comandante.


A restauração da aeronave foi promovida pelo Projeto Quatro Setinho, criado com o objetivo de recuperar e manter o propulsor de uma das aeronave pertencentes ao acervo do MUSAL. Foi realizada uma completa revisão dos seus sistemas operacionais com a participação da FAB, da Associação de Amigos do MUSAL, da Helisul Táxi Aéreo e de outros colaboradores. A última vez que o motor do P-47 havia sido acionado foi em 2016.

P-47 Thunderbolt

De acordo com o Diretor do MUSAL, Brigadeiro da Reserva Luiz Carlos Lebeis Pires Filho , quando foi idealizada a reforma do motor, era inevitável que o giro ocorresse no Dia da Aviação de Caça. “Um dia, apareceu um piloto comercial, Fernando Crescenti, e Gilson Campos, da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial, com a ideia de fazer voltar a girar o motor do P-47, que não acontecia desde 2016 por questões de segurança. Quando me perguntaram se havia um dia especial para que isso acontecesse, eles acharam estranho eu responder na mesma hora: 22 de abril. Não existe outra data para girar esse avião que não o Dia da Aviação de Caça. Foi muito prazeroso concluir esse projeto”, disse.



O Republic P-47 Thunderbolt, foi o maior e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna. Durante a Segunda Guerra, foi um dos principais aviões de caça utilizados pela Força Aérea dos Estados Unidos e por outras Forças Aliadas, incluindo a FAB no 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). Equipado com quatro metralhadoras calibre .50 em cada asa, foi empregado pelo Brasil como caça-bombardeiro. Seu peso podia chegar a oito toneladas e tinha uma velocidade máxima de 704 km/h.

O exemplar de matrícula FAB 4184 foi entregue ao MUSAL em 1987. Em 1990, a pedido do Comandante do 1º GAVCA durante o conflito, Brigadeiro do Ar Nero Moura, foi pintado para representar o B4 do Tenente Luiz Lopes Dornelles, piloto abatido e morto na Itália quando executava sua 89ª missão, em 26 de abril de 1945.



O Dia da Aviação de Caça é celebrado em 22 de abril em alusão à mesma data em 1945, quando uma grande ofensiva do 1º GAVCA contabilizou 44 decolagens em 11 missões em um único dia. Ao fim do dia, o Grupo destruiu mais de 100 alvos. Foi o maior número de missões de combate despachadas em um mesmo dia durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Landenberger
Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.