O transporte ferroviário de cargas apresentou um crescimento de 12,47% entre janeiro e maio de 2021 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O resultado foi atingido pelo crescimento da movimentação de diesel (24,12%), celulose (15,53%), minério de ferro (15,57%), farelo de soja (12,63%) e soja (9,50%). Os números apresentados na nova edição da Resenha Mensal do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da EPL mostram a recuperação do setor no período pós-pandemia.
O mês de maio também registrou alta na movimentação de passageiros em relação ao mês de abril. O volume de passageiros rodoviários cresceu 44,3%, enquanto os volumes de passageiros aeroviários em voos domésticos e internacionais cresceram 37,3% e 17,6%, respectivamente.
Também em comparação ao mês anterior, maio apresentou queda no frete de algumas cargas. Para a cabotagem, as diminuições ocorreram nos fluxos de minério, diesel e contêineres. Já para ferrovias, granéis agrícolas e minerais. Para o modo rodoviário, as reduções ocorreram nas cargas de granéis agrícolas e diesel.
Por fim, o mês foi marcado pela introdução de novos operadores. Na cabotagem, três novas empresas foram autorizadas a realizarem o transporte de cargas, enquanto que uma nova companhia aérea foi autorizada para realizar transporte regular e não regular de passageiros e cargas. Tais fatos mostram ânimo do mercado com a recuperação pós-pandemia desses setores, além de aumentarem a competitividade no transporte de cargas e passageiros.
Para ler o material completo, acesse: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/resenha-mensal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.