Atualmente, uma pequena parte desses combustível é transportado por trens, como o do vídeo, que leva os derivados de petróleo da REPLAN em Paulínia-SP para Rondonópolis-MT de onde é distribuído para o Centro-Oeste e na viagem de retorno, traz Etanol para ser distribuído no Sudeste.
Levando em conta o tamanho de proporções continentais de nosso país e a já conhecida eficiência dos trens, é fato que a malha ferroviária PRECISA ser cada vez mais aproveitada para o transporte de combustíveis e assim quem sabe teremos custos finais para o consumidor, pelo menos um pouco menores!
No primeiro trem do vídeo, é possível notar a grande quantidade de vagões tanque, cada qual com capacidade igual a de mais de dois caminhões, circulando no recém ampliado pátio de Itirapina-SP.
Esse trem tem algumas curiosidades que valem ser notadas pelos que se interessam mais a fundo por ferrovias:
-A segunda locomotiva é uma veterana U20C, que estava desligada, sendo levada para Rio Claro-SP.
-Atrás da U20C, temos o vagão corta fogo, que impede que alguma chama gerada por eventuais problemas mecânicos nas locomotivas, que são uma importante fonte de calor, chegue aos vagões carregados.
-Na cauda do trem, há alguns vagões vazios, que são recolhidos ao longo do trecho e estão sendo levados para as oficinas de vagões em Rio Claro-SP.
De bônus, o segundo trem do vídeo é um trem de contêineres que estava retornando do porto de Santos.
Diferente dos double stack, que chegam apenas até Sumaré-SP, esses trens com apenas um container por vagão, são responsáveis por levar mercadorias para a exportação, já que a altura dos túneis na serra do mar, não permite a circulação do trem com contêineres empilhados.
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