28 de nov. de 2023

China conclui configuração inicial da primeira internet via satélite de alta órbita


Fernando Valduga - A China concluiu a configuração inicial de sua primeira internet via satélite de alta órbita, de acordo com a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).

Um foguete Long March 2D usando um estágio superior Yuanzheng-3 decolou às 5h00 leste da China (10h00 UTC) do dia 23 de novembro do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, no sudoeste da China, transportando um único “satélite experimental para tecnologias de Internet via satélite”, de acordo com comunicado da corporação.

Um foguete Long March 2D parte de Xichang, em 23 de novembro, transportando satélites de teste de internet via satélite. (Foto: Ourspace)

Uma declaração de lançamento da Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai (SAST), no entanto, sugere que satélites separados foram desenvolvidos pela SAST e pela Academia de Inovação para Microssatélites (IAMCAS) da Academia Chinesa de Ciências (CAS), respectivamente.

Após o lançamento de um grupo de satélites de comunicação de alto rendimento, a internet via satélite de alta órbita cobre totalmente todo o território da China e áreas-chave dos países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI). Os satélites fazem parte do teste do projeto nacional de megaconstelação de internet via satélite da China, chamado Guowang.

Os satélites de alto rendimento possuem ampla largura de banda e velocidades de transmissão rápidas, facilitando downloads de vídeo e chamadas de vídeo.

A China possui um projeto que prevê colocar 13.000 satélites em órbita baixa da Terra, em parte em resposta ao Starlink e outras megaconstelações LEO planejadas. A SpaceX lançou 5.000 satélites Starlink desde 2019 e está buscando aprovações internacionais que poderiam expandir para 40.000 Starlinks em órbita.

Até ao final do período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), a capacidade total dos satélites de alto rendimento da China excederá 500 Gbps. Nessa altura, os satélites de alto rendimento do país fornecerão comunicações de rede de alta velocidade e serviços de acesso à Internet por satélite para indústrias como a aviação, navegação, emergência, energia, silvicultura e erva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.