22 de fev. de 2024

Gigante árabe investirá R$ 12 bilhões em mega planta para geração de combustível sustentável no Brasil

A nova mega planta de geração de combustível sustentável era uma refinaria da Petrobras e, agora, foi adquirida pela Acelen

 

Foto: reprodução Envolverde

Por Roberta Souza - A Acelen, empresa controlada pelo fundo árabe Mubadala Capital, está pronta para investir pelo menos R$ 12 bilhões em uma iniciativa para transformar uma planta no Brasil em um centro de produção de combustível sustentável. A empresa adquiriu da Petrobras a Refinaria de Mataripe, localizada em Camaçari (BA), e agora tem grandes planos para seus investimentos no país, conforme o site Gizmodo.


Planos ambiciosos de combustível sustentável da Acelen no Brasil

A Acelen planeja usar o fruto da palmeira nativa do Brasil  Macaúba para produzir 1 bilhão de litros de diesel verde e combustível sustentável de aviação por ano. A empresa está finalizando os detalhes sobre o investimento e espera fechar o negócio no primeiro semestre do próximo ano.

A ideia da empresa é construir uma biorrefinaria de combustível sustentável na mesma área onde fica a refinaria de Mataripe no Brasil. Além disso, o plano inclui o plantio da palmeira em 200 mil hectares de áreas degradadas na Bahia e no norte de Minas Gerais.


Potencial da macaúba para produção de combustível sustentável

A macaúba é uma palmeira nativa do Brasil com grande potencial, mas ainda pouco explorada comercialmente. Ela pode ser fundamental para o Brasil aumentar sua produção de biodiesel e combustível sustentável sem a necessidade de abrir novas áreas ou competir com culturas destinadas à alimentação, como a soja.

Com uma produção cinco vezes maior de óleo do que outras culturas, a macaúba tem o potencial de contribuir significativamente para a recuperação de pastagens e áreas degradadas. Além disso, a palmeira pode ser uma alternativa viável para aumentar a rentabilidade em fazendas pecuárias no país.


Redução do uso de energias fósseis

A macaúba também pode ser uma solução importante para reduzir o uso de energias fósseis, como o querosene, no setor de aviação. Com a busca por combustíveis mais limpos, a palmeira pode ser uma excelente opção para gerar energia renovável e combustível para aviões no Brasil.

Além do biodiesel e do bioquerosene, a macaúba pode ser utilizada na produção de tortas e rações de alta qualidade para a alimentação animal, assim como em produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos diversos. Isso pode ajudar a introduzir a agroindústria em regiões com economias pouco dinâmicas, promovendo a geração de renda e empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.