28 de fev. de 2024

Realizado o primeiro voo do mundo de demonstração de mobilidade aérea autônoma entre duas cidades Murilo Basseto

Imagem: Divulgação / AutoFlight

Murilo Basseto - A AutoFlight, empresa aeronáutica especializada no segmento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL), informa que realizou o primeiro voo de demonstração de táxi aéreo elétrico intermunicipal do mundo, entre as cidades de Shenzhen e Zhuhai, no sul da China.

A aeronave eVTOL Prosperity de cinco lugares da AutoFlight completou um marco significativo ao voar de forma autônoma a rota de 50 km (31 milhas). O voo de Shenzhen para Zhuhai através do Delta do Rio das Pérolas demorou apenas 20 minutos, uma viagem que exigiria três horas de carro.



Segundo a fabricante, esta conquista marca o primeiro voo público mundial de uma aeronave eVTOL em uma rota marítima e interurbana, atravessando a baía onde o Rio das Pérolas encontra o mar, conectando as duas cidades.

O trajeto entre Shenzhen e Zhuhai faz parte do futuro cenário de tráfego aéreo planejado pelo governo da região, à medida que desenvolve sua estratégia de “economia de baixa altitude” que envolve a abertura de milhares de vertiportos e centenas de rotas aéreas eVTOL em toda a área da Grande Baía no sul da China.

Os cenários de aplicação em baixa altitude incluirão transporte de passageiros, turismo, logística e serviços de emergência. No curto prazo, estão em desenvolvimento planos para atingir 300.000 voos de carga de veículos aéreos não tripulados (UAV) nesta região por ano.

O voo de demonstração ocorreu numa das áreas mais densamente povoadas do mundo, onde vivem cerca de 86 milhões de pessoas, e num espaço aéreo que faz fronteira com vários aeroportos internacionais, incluindo Hong Kong, Shenzhen e Macau.

O voo apresentou a tecnologia de aviação de ponta da AutoFlight em um ambiente altamente complexo e sua dedicação à segurança e à conformidade regulatória ao ultrapassar os limites da mobilidade aérea urbana.

Tian Yu, fundador, CEO e copresidente da AutoFlight, disse:

“Estamos entusiasmados em mostrar hoje as capacidades de ponta da AutoFlight no primeiro voo de demonstração eVTOL de cruzamento e interurbano do mundo. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros aqui e em outras jurisdições ao redor do mundo, continuaremos impulsionando esta revolução para trazer opções de voo eVTOL seguras, eficientes, sustentáveis e acessíveis para cidades ao redor do mundo.”

Parceira da AutoFlight na região, Heli-Eastern, uma importante transportadora de aviação geral de baixa altitude e provedora de serviços de helicóptero, assinou recentemente um acordo para comprar 100 aeronaves eVTOL de passageiros Prosperity.

A aeronave será usada em rotas como a demonstrada pela AutoFlight, do porto de balsas de Shekou, em Shenzhen, ao porto de balsas de Jiuzhou, em Zhuhai, bem como de outros centros de transporte na região.

O voo de demonstração foi totalmente autônomo, com certificação para voos de passageiros tripulados prevista para aproximadamente dois anos.

Chamados de táxis aéreos, os eVTOLs não necessitam de aeroportos ou pistas tradicionais. Semelhante aos helicópteros, eles decolam verticalmente e fazem a transição para o modo de voo de asa fixa no ar, viajando em altas velocidades como as aeronaves tradicionais.

A aeronave oferece um desempenho elétrico, seguro, confortável, sustentável e acessível, com níveis de ruído significativamente mais baixos do que as aeronaves tradicionais.

Informações da AutoFlight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.