17 de nov. de 2009

Raios, como se proteger


• Nem pense em ficar em espaços abertos como campos, praias (em qualquer lugar na areia e arredores), mar, piscina, lago, lagoa, banheira, chuveiro, botes, topo de elevações e embaixo das árvores que povoam as ruas quando os raios estiverem em ação. Estes locais são chama-raios, ou seja, se ficar neles estará pedindo com fervor para ser atingido por um.
• É igualmente perigoso ficar perto de torres ou redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa em frente a uma janela aberta ou numa sacada…
• O lugar mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios, grandes prédios sem pára-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas e um local com um grupo de árvores cerradas (sendo cerradas a palavra operante aqui) como um bosque.
• Dentro de casa, afaste-se de objetos metálicos, de janelas ou portas abertas, não fale ao telefone, não tome banho, não lave as mãos e nem a louça e desligue os aparelhos elétricos se possível das tomadas.
• Em muitas ocasiões uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, pois a pele começa a formigar e os pêlos do corpo se eriçam. Se isto acontecer com você NÃO deite no chão, mas se agache como na foto abaixo.


Se houver um grupo de pessoas no local, elas devem se espalhar rapidamente.

Outras dicas interessantes
As formas de acidente por raio são de quatro tipos:
Direta - o raio cai sobre uma pessoa em pé em um lugar aberto, entrando pela cabeça (entra no crânio pelos orifí¬cios), atravessa externamente e internamente a pessoa e sai pelo solo. Esse tipo de acidente é o que faz o maior número de vítimas.


Por contato - o raio atinge um objeto próximo a pessoa, transferindo-se para ela. Os objetos de contato podem ser tacos de golf, guarda-chuvas ou por exemplo, um molho de chaves.
Por espalhamento (splash) - ocorre quando a tempestade está em cima de uma área cheia de árvores e o raio cai sobre uma delas, e se espalha pelas pessoas em volta. Pode ocorrer também dentro de casa, se a vítima estiver utilizando telefone com fio. É o tipo mais comum de acidente.
Viajando em ondas - a última forma é quando o raio atinge o solo e viaja em círculos (igual a quando lançamos uma pedra em um lago) e quem estiver no raio da onda é atingido.

Fontes: Prefeitura do Rio de Janeiro e trekking Brasil


Abaixo um pequeno vídeo informativo



4 comentários:

  1. Eu tenho medo de raios.. lá onde eu morava era uma desgraça, caía direto.. pior é quando caía raio do nada, sem sinal de temporal.. e lá ia o sem-fio pro além... hehe

    []s

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de medo de raios,ao mesmo tempo que são extraordinários eles dão muito medo!!!
    Ah!Eu adorei as dicas de como se proteger de raios,acho que já vou começar a espalhar para todo mundo!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que muitos têm. Realmente são dicas importantes para quem está nesta se safar...
    abç

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus Cara.Ja passaram 2 raios a poucos metros perto de mim.Como não senti nada não sei cara.Mais tenho trauma

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.