12 de nov. de 2009

MENSAGEM A POPULAÇÃO TARAUACAENSE DA PROFESSORA FRANCISCA ARAGÃO


EDUCAÇÃO EM TARAUACÁ

Falar em educação é muito fácil. Fazer educação é que é difícil

Há poucos dias, o trabalho desenvolvido na Rede Estadual de Educação em Tarauacá foi duramente criticado em um site conhecido como www.tarauaca.com, pertencente ao Zé Carlos, chegando ao ponto de colocar nosso município entre os piores do Estado do Acre, ofendendo com isso não só a Equipe do Núcleo de Educação, como também as Equipes Gestoras das Unidades Escolares de modo geral, que vem fazendo um trabalho de doação, técnico e sistemático.

Com certeza a falta de informação foi o grande desencadeador do impasse acima mencionado, e para esclarecer quaisquer dúvidas voltadas a Educação de Tarauacá o Núcleo de Educação disponibiliza abaixo, índices educacionais que contrariam totalmente a idéia descabida relatada no Blog do Zé Carlos.

Tarauacá tem uma das melhores classificações nas Olimpíadas da Matemática em todo o Estado, fato comprovado no site: WWW.obmep.org.br


O último IDEB aconteceu no ano de 2007, a seguir expomos os dados estatísticos do desempenho de Tarauacá, fato também que é facilmente comprovado no site: www.mec.gov.br.


Vale ressaltar, que a Escola Instituto São José foi a Escola de maior Índice dos Anos Finais de Ensino Fundamental do Acre.

Neste ano, o governo do Estado através da SEE, realizou avaliações externas objetivando conhecer o nível de aprendizagem por escola e por município em todo o Acre e Tarauacá ficou entre os 5 melhores do Estado, na avaliação dos alunos da 4ª série/5º ano, conforme índices mostrados abaixo:

Salientamos ainda, que o Governo do Estado juntamente com a SEE realiza todos os anos o Prêmio de Gestão Escolar, evento que oferece a todas As Equipes Gestoras das Escolas de Todo o Acre, a oportunidade de mostrar seu trabalho e concorrer como a Escola de melhor gestão de cada ano, e não foi surpresa quando dentre as 10 finalistas, 3 são da Rede Estadual de Tarauacá.

Denegrir a imagem das pessoas de forma pejorativa, com ‘apelido’, também não é uma forma muito clara de expor suas opiniões, principalmente quando se trata da Professora Francisca Aragão Leite, uma profissional com um currículo que fala por si mesmo, considerando que a mesma vem exercendo a profissão a mais de 50 anos, foi diretora e coordenadora pedagógica em diferentes escolas, Secretária Municipal de Educação e Coordenadora da Regional Tarauacá/Envira e agora assumi a função de Coordenadora Geral do Núcleo de Tarauacá. No mínimo o que se pode exigir é respeito e responsabilidade com o que se diz de pessoas que tem uma vida dedicada exclusivamente ao trabalho educacional.

O Núcleo de Educação, através da sua equipe tem direcionado muitas ações buscando a melhoria da qualidade do ensino. A SEE tem feito grandes investimentos na capacitação de professores e oferecendo um acompanhamento sistemático a todas as Unidades Escolares, através de programas e projetos, as quais beneficiam não só o corpo docente escolar, como também diretamente todo o alunado, dentre estes citamos: Programa de Implantação do ens. Fund. de 09 anos, Programa É tempo de Aprender, Projeto Poronga, PEEM. PROFEMAT, GESTAR I, GESTAR II, Asas da Florestania(Zona Rural).

Finalizamos afirmando que com os dados estatísticos e índicies acima mencionados, está constatado que é inverdade afirmar que Tarauacá tem uma péssima educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.