27 de dez. de 2009

México ganha museu submerso em 2010.

Para o dia 1º de Maio de 2010 está previsto o término do que promete ser a nova sensação dos mergulhadores: “A Evolução Silenciosa”, do artista inglês Jason de Caires Taylor. Serão cerca de 200 figuras humanas instaladas no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc. A obra ocupará 150 m² e cerca de 70 toneladas.


As esculturas representarão as pessoas de comunidades locais, com o intuito de retratar as mudanças de geração – desde os Maias até o multifacetado mundo moderno. Os turistas transitarão por essa linha do tempo com equipamentos de mergulho, submarinos ou embarcações de fundo transparente.




Taylor traz alguma esperança sobre a oposição: “incentivo ao turismo” e “preservação ambiental”.E esse é o diferencial do trabalho do inglês. Em vez de brigar com a ação da natureza, o artista procura incorporá-la a suas obras. Os materiais, além de não prejudicarem o meio ambiente, favorecem a multiplicação da vida marinha.

Esculturas de James Taylor também podem ser apreciadas em outras partes do mundo, com destaque para Granada, país insular do Caribe. Outras informações podem ser obtidas no site do artista: www.underwatersculpture.com .

Reportagem original de: Gisele Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.