23 de jul. de 2010

POLICIAIS BOLIVIANOS INVADEM O BRASIL PARA PRENDER MENOR FUGITIVO

Foto: Alexandre Lima

Uma cena inusitada aconteceu por 13h30 desta quinta-feira, na cidade de Brasiléia. Três motos da Polícia Nacional Boliviana juntamente com uma aspirante, entraram em solo brasileiro para tentar capturar um menor de 14 anos havia fugido da delegacia do lado boliviano.

O fato só não foi concretizado, devido a intervenção de populares que não concordaram com a ação dos bolivianos de estarem do lado brasileiro para prender o menor. Rapidamente, a Polícia Militar foi acionada e foi até o local.

Amenizado a situação, os policiais bolivianos foram conduzidos até a delegacia de Brasiléia onde foram ouvidos pelo delegado Cristiano Barros. A situação movimentou a Polícia Federal, Militar, Exército Brasileiro, Conselho Tutelar, além da Polícia Civil e o Ministério Público também foi acionado.

O que mais chamou a atenção dos policiais brasileiros, foi a forma que os bolivianos agiram, segundo se sabe, existe um termo de colaboração entre os Países no intuito de combater o crime na fronteira.

Tanto é que, para policiais brasileiros possam adentrar em solo boliviano para prender algum fugitivo, antes de tudo, deve pedir o apoio da polícia daquele País, senão fizer isso, são presos além de terem suas armas retidas.

Segundo foi apurado na delegacia, os policiais bolivianos estavam desarmados, o que leva a crer que, haviam deixado suas armas antes de passar para o lado brasileiro, o que poderia ter causado um incidente ainda pior.

Os policiais já são reincindentes nesse tipo de ação. A cerca de três meses, realizaram um captura de um ladrão que tentava fugir para o lado brasileiro. A detenção aconteceu ao lado da Receita Federal em ambos estariam armados, fato esse que causou revolta de quem viu e rapidamente retornaram para o lado boliviano.

Segundo a mãe do menor, seu filho teria sido preso no domingo passado, pois já havia um mandado de prisão em aberto por praticar furtos no mês de Abril. O mesmo teria conseguido fugir na companhia de outro brasileiro, mas, para seu azar e ousadia, foi preso novamente.

Em conversa com o menor, disse que ficou desde domingo em uma cela e praticamente apanhava todo dia, fato esse que ocorreu novamente durante a manha desta quinta e mostrou um arranhão em um dos braços. Foi quando aproveitou um descuido e fugiu.

Importante lembrar que, no lado boliviano, se existe direitos humanos, de forma alguma é cumprida principalmente quando é um cidadão brasileiro quando é preso praticando delitos naquele País.

Segundo a mãe do menor que estava nervosa na delegacia, fez uma grave denuncia dizendo que ouviu quando um dos policiais ameaçaram o menor que teria uma bala para sua cabeça se fosse levado para o lado boliviano, o que a deixou revoltada.

Depois de serem ouvidos pelo delegado, os policiais foram liberados e o menor ficou na delegacia.

O Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.