Louis Jacques Mandé Daguerre, o inventor do daguerreótipo, nasce em 18 de novembro de 1787, em Cormeilles, próximo a Paris.
à esquerda, Daguerréotype de Adolphe Humbert de Molard
"Louis Dodier en prisonnier", 1847, Paris, Musée d'Orsay
Imediatamente após a sua aparição, o daguerreótipo tornou-se um fenômeno social tanto no aspecto científico como no artístico. No princípio do século XIX, Louis Jacques Mandé Daguerre começa a carreira de pintor paisagista.
Especializa-se na realização de grandes telas em "trompe-l'œil" que serviam de cenários para espetáculos de todos os gêneros.
Interessado nos fenômenos ópticos, Daguerre tenta, a partir de meados dos anos 1820, fixar imagens numa câmara escura. Na mesma época, o inventor Nicéphore Niepce, estudioso da litografia, efetua experiências na heliogravura. Como resultado das suas tentativas, Niepce consegue a que é considerada a primeira imagem obtida pela reprodução da luz "Le toit des Cras". Conjugando os seus esforços com a mesma finalidade de fixar imagens, Daguerre e Niepce decidem associar-se em 1829. No decorrer das experiências comuns, Daguerre aperfeiçoa os mecanismos da câmara escura, enquanto Niepce continua as suas experiências químicas. Contudo, Niepce morre em 1833, antes de poder ver o resultados do trabalho em comum.
Daguerre continua as suas investigações e acaba por fazer uma descoberta capital: os vapores de mercúrio sobre prata iodada permitem fixar a impressão luminosa numa câmara escura. Esta descoberta permitiu-lhe produzir, cerca de 1836, as primeiras imagens daguerreotípicas. O aparelho que constrói permite-lhe fixar imagens sobre placas de cobre polidas, cobertas de prata e expostas em câmaras escuras. As cenas exteriores diante das quais são apontadas as objetivas são refletidas no interior da câmara escura sobre as placas de cobre. A imagem assim conseguida não é reproduzível e é frágil, mas tem a vantagem de ser clara e límpida.
"A descoberta que eu anuncio ao público é, pelos seus princípios, os seus resultados e a feliz influência que possa a vir a ter nas artes, naturalmente uma das invenções mais úteis e extraordinárias. Consiste tão somente na reprodução espontânea de imagens da natureza recebidas numa câmara escura, não com as suas cores, mas com um grande detalhe e beleza na distribuição dos objetos iluminados ou não"
Daguerre faleceu em 10 de julho de 1851, em Bry-sur-Marbe, França.
O físico e deputado François Arago apresenta oficialmente o primeiro daguerreótipo (imagem à direita), em janeiro de 1839, data geralmente considerada como a do nascimento da fotografia.
Interessado nos fenômenos ópticos, Daguerre tenta, a partir de meados dos anos 1820, fixar imagens numa câmara escura. Na mesma época, o inventor Nicéphore Niepce, estudioso da litografia, efetua experiências na heliogravura. Como resultado das suas tentativas, Niepce consegue a que é considerada a primeira imagem obtida pela reprodução da luz "Le toit des Cras". Conjugando os seus esforços com a mesma finalidade de fixar imagens, Daguerre e Niepce decidem associar-se em 1829. No decorrer das experiências comuns, Daguerre aperfeiçoa os mecanismos da câmara escura, enquanto Niepce continua as suas experiências químicas. Contudo, Niepce morre em 1833, antes de poder ver o resultados do trabalho em comum.
Daguerre continua as suas investigações e acaba por fazer uma descoberta capital: os vapores de mercúrio sobre prata iodada permitem fixar a impressão luminosa numa câmara escura. Esta descoberta permitiu-lhe produzir, cerca de 1836, as primeiras imagens daguerreotípicas. O aparelho que constrói permite-lhe fixar imagens sobre placas de cobre polidas, cobertas de prata e expostas em câmaras escuras. As cenas exteriores diante das quais são apontadas as objetivas são refletidas no interior da câmara escura sobre as placas de cobre. A imagem assim conseguida não é reproduzível e é frágil, mas tem a vantagem de ser clara e límpida.
Daguerre escreveu a propósito da sua invenção:
"A descoberta que eu anuncio ao público é, pelos seus princípios, os seus resultados e a feliz influência que possa a vir a ter nas artes, naturalmente uma das invenções mais úteis e extraordinárias. Consiste tão somente na reprodução espontânea de imagens da natureza recebidas numa câmara escura, não com as suas cores, mas com um grande detalhe e beleza na distribuição dos objetos iluminados ou não"
Daguerre faleceu em 10 de julho de 1851, em Bry-sur-Marbe, França.
O físico e deputado François Arago apresenta oficialmente o primeiro daguerreótipo (imagem à direita), em janeiro de 1839, data geralmente considerada como a do nascimento da fotografia.
O Beijo de despedida da Guerra (à direita), foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira.
O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se.
A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.
Alzira Miranda
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