24 de nov. de 2010

COSTUMES TARAUACAENSES 1 – A FARINHA


Farinha aqui é coisa séria. Como vocês podem ver nas fotos o povo por aqui adora uma farinha de mandioca (macaxeira). Esse costume veio com os nordestinos para e extração do látex e está aqui até os dias de hoje. 

Com jabá (carne seca), ou simplesmente com ovos a farinha sustentou seringueiros e suas famílias em suas colocações e estradas por muitos e muitos anos. O lado negativo é que ela é ácida, e o consumo por anos prolongados causa gastrite, algo muito comum na população.

Observem á direita a quantidade de farinha no mercado municipal










Outro dado negativo que não é fator primordial, mas contribui, é o fato da farinha ser grossa e conter caroços grandes. Com a cultura de antigamente de só se arrancar dentes, ela hoje é uma das causadoras de muitas pessoas usarem dentaduras. 
Caroços comparados com um palíto de fósforo para terem idéia do tamanho

2 comentários:

  1. Caramba, faz um bom tempo que não como uma farinha de Tarauacá, aliás, que naõ como farinha, há quase 2 anos em Recife, a farinha daqui nem se compara com a daí

    ResponderExcluir
  2. Jair, a farinha que você deve estar se referindo é a mesma vendida na minha terra o Rio de Janeiro, uma bem fininha. Acredito que seja costume mesmo, pois eu já prefiro as de lá.
    Abraço

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.