25 de ago. de 2013

25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO!


O dia do SOLDADO brasileiro foi convencionado para ser lembrado em memória de Luís Alves de Lima e Silva, o Patrono do nosso Exército que é mais conhecido pelo povo brasileiro como Duque de Caxias. Luiz Alves de Lima e Silva nasceu em 25 agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Rio de Janeiro.

Ingressou-se na Academia Militar aos 15 anos de idade, em 1822, arquitetou a Guarda Imperial de D. Pedro I. Um ano após, foi submetido ao batismo de fogo ao entrar em campanha para combater na Bahía. Depois disso, participou nas ações militares da Balaiada (balaiada: foi uma revolta de caráter popular, ocorrida de 1838 até 1841 no interior da chamada Província do Maranhão). Para as ações de combate foi nomeado Presidente e Comandante das Armas da Província, o coronel Luiz Alves de lima e Silva, que venceu os revoltosos na Vila de Caxias. Por ter conduzido eficazmente esse conflito, foi promovido a General e condecorado recebendo o título de nobreza – “Barão de Caxias”. Diante deste feito, então inicia-se a fase de O pacificador. Foi então nomeado a Presidente da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares. A sua ação militar e diplomacia, levam-na a assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Desta feita, foi nomeado Conde de Caxias.

SOLDADO: graduação rasa da hierarquia militar. Soldado do latim,solidarius – pessoa que é remunerada para prestar serviços militares. No Brasil, esse serviço é obrigatório desde 1908. Ao completar 18 anos, todos os jovens devem participar do alistamento militar que pode ser em qualquer uma das forças armadas, que são: Marinha, Exército e Aeronáutica. No organograma dos Ministérios do Governo Federal, esta incumbido de chefiar as forças armadas o Ministério da Defesa. 
ATIVIDADES DO SOLDADO NA CARREIRA: objetivando passar os valores da carreira militar ao novo soldado, o Exército brasileiro através de seus colaboradores veteranos, transmite aos jovens soldados os valores morais e disciplina entre outras formações, ao de amar a Pátria, sobre quaisquer coisas.

LETRA DO HINO, DO SOLDADO – EXÉRCITO BRASILEIRO:
Nós somos da Pátria a guarda, Fiéis soldados, Por ela amados.
Nas cores de nossa farda, Rebrilha a glória, Fulge a vitória.
Em nosso valor se encerra, toda a esperança que um povo alcança.
Quando altiva for a Terra, rebrilha a glória, fulge a vitória. 
A paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada for um dia ultrajada lutaremos sem temor.
Como é sublime saber amar,
Com a alma adorar, a terra onde se nasce!
Amor febril, pelo Brasil, No coração, nosso que passe.
E quando a nação querida, frente ao inimigo,correr perigo,
Se dermos por ela a vida, rebrilha a glória, fulge a vitória. 
Assim ao Brasil faremos, oferta igual, de amor filial.
E a ti, Pátria, salvaremos! Rebrilha a glória, fulge a vitória.
A paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos sem temor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.