27 de set. de 2013

COMISSÃO APROVA MUDANÇA NO FUSO HORÁRIO DO ACRE E PROPOSTA VAI A PLEN´RIO

Pelo facebook, o senador Sergio Petecão (PSD-AC) comemorou a ida do projeto ao plenário.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (26) projeto (PLC 43/2013) que restabelece os fusos horários do Acre e de parte do estado do Amazonas. O relatório favorável à proposta foi lido pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e deverá seguir para votação do Plenário do Senado, com requerimento solicitando análise em regime de urgência.


Pelo facebook, Petecão comemorou a ida do projeto ao plenário. “Tenho fé que ainda este ANO nosso horário vai voltar”, disse.


Os fusos dessas duas regiões haviam sido alterados em 2008 pela Lei 11.662, que reduziu de duas para uma hora a diferença em relação a Brasília. Na época, argumentava-se que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais decorrentes da diferença em relação ao restante do país. O atraso era anualmente aumentado para três horas na vigência do horário de verão.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesse colegiado, o relator, senador Anibal Diniz (PT-AC), ressaltou que houve grande polêmica em 2008 quando a população acriana foi submetida ao novo fuso horário.

Diante disso, em 2010, juntamente com o segundo turno da eleição presidencial, foi realizado um referendo sobre o tema, e o resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam retorno à hora antiga e 29,7% votaram pela manutenção do fuso horário vigente.
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.