21 de jul. de 2014

SBPC: FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECERÁ NO MAIOR EVENTO CIENTÍFICO DO PAIS


Acre será a sede do maior evento de pesquisa e ciência do Brasil

Kellyton Lindoso - O Acre está entre as atividades e oportunidades destacadas na “agenda científica” do Portal Brasil. As atividades passam por astronomia, empreendedorismo, divulgação, apicultura, microfluídica e modelagem molecular.

Neste mês, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), localizado no Rio de Janeiro (RJ), aproveita a data comemorativa do 45º aniversário do primeiro pouso tripulado na Lua, a Missão Apollo 11, para realizar um Programa de Observação do Céu especial.

Isso por causa do maior evento científico do país: a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Veja o que de melhor acontecerá nesta semana:

Reunião da SBPC

De terça-feira (22) ao dia 27 acontece, em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (UFAC), a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, o evento contará com 199 atividades e a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior e de gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

A programação da 66ª reunião anual foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil. Estão previstas 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias.

Também serão realizadas no encontro a SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. Somente a ExpoT&C reúne cerca 30 instituições interessadas em expor ao público novas tecnologias, produtos e serviços no maior evento científico do País.

Divulgação científica

Nesta edição da Reunião Anual da SBPC, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) irá participar da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, que ocorrerá no fim da semana. Num estande de 12 x 12 metros, a instituição irá realizar várias atividades de divulgação da ciência direcionadas a todas as idades.

Nas sessões do planetário inflável, conduzidas por um mediador, os visitantes poderão visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões têm duração aproximada de 30 minutos e acontecerão de hora em hora. A tradicional oficina Brincando com a Ciência apresentará ao público temas científicos de uma forma descontraída e interativa.

O museu terá ainda um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores para o projeto A Ciência que Eu Faço, coordenado pela jornalista Vera Pinheiro. Na programação científica da SBPC, Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do Mast, será uma das coordenadoras dos encontros Meio Ambiente e Controle Social Na Amazônia (ABA), na quarta-feira (23), e Conhecimentos Científicos nas Fronteiras Sociais (SBHC), na quinta.

Comunicação e divulgação

Comunicação e divulgação científica será o foco da participação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas na 66ª Reunião Anual da SBPC.

No estande da Rede Clima e do INCT na ExpoT&C haverá a simulação de uma estação de comunicação experimental, que convidará o público a lidar com imagens, textos, signos e sintaxes que circulam intensamente nas mídias relacionadas às mudanças climáticas.

A ideia é que os visitantes criem novas imagens e textos a partir dos materiais iniciais apresentados a eles. A Rede Clima e o INCT para Mudanças Climáticas estão sediados no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

A mostra abre na quarta-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.