27 de jun. de 2017

Conforme uma nova pesquisa, Jair Bolsonaro venceria no primeiro turno


Em dois cenários considerados, o deputado federal lidera com grande vantagem.

Deputado federal e pré-candidato a presidência

Bruno Avila Especialista em Política - Uma nova pesquisa presidencial surpreendeu a todos especialistas políticos. Foram considerados diversos cenários e em um deles o deputado federal Jair Messias Bolsonaro, que também é pré-candidato à presidência da República, aparece em primeiro lugar no primeiro turno de uma possível eleição em 2018.

A pesquisa
Em um primeiro cenário, desconsiderando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um possível candidato à presidência da República, o deputado federal #Jair Bolsonaro aparece em primeiro com 51% das intenções de votos, seguido de Marina Silva (REDE) com 14%. Em terceiro lugar fica Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%, logo após o possível candidato Joaquim Barbosa (ainda sem partido) com 6%, e em quinto lugar fica Ciro Gomes (PDT) com 5% das intenções de votos.

Outros candidatos como Luciana Genro (PSol), Eduardo Jorge (PV) e Ronaldo Caiado (DEM) ficaram empatados com 2% das intenções de votos cada. Os brancos, nulos ou que não sabem somaram 10%.

Em um segundo cenário, considerando o atual prefeito de São Paulo João Doria como um dos presidenciáveis no lugar de Geraldo Alckmin pelo PSDB, e também com um candidato do PT que seria o antigo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o pré-candidato Jair Bolsonaro ainda lidera com 37% das intenções de votos, seguido ainda de Marina Silva com 13%. Logo após vem o candidato petista Haddad empatado com Doria, ambos com 10% dos votos. Nesse cenário foi desconsiderada a candidatura de Joaquim Barbosa, ficando em quinto Ciro Gomes com 6%, e os candidatos Eduardo Jorge, Luciana Genro e Ronaldo Caiado continuaram somando 2% cada.

Nesse cenário, os números de brancos, nulos ou que não sabem aumentou para 18%.

Margem de erro e instituto que realizou
A pesquisa foi realizado pelo Instituto Vox Popular, nesta segunda-feira, dia 26 de junho, e foi divulgada pelo site "afolhabrasil", mostrando os índices de votos para dois cenários em uma eleição de 2018.

Foram ouvidas 2.771 pessoas nos dias 21 e 23 de abril, e deve ser considerada uma margem de erro de 2% para mais ou para menos. Segundo o site que divulgou, a pesquisa possui 95% de confiança.

Em nenhum dos cenários foi considerada a candidatura de Lula, já que a pesquisa considera que o ex-presidente será condenado em segunda instância em algum de seus cinco casos que é julgado como réu, ficando assim inelegível, segundo a legislação brasileira, a qualquer cargo político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.