10 de abr. de 2019

Japão confirma a queda de caça F-35A


Destroços foram encontrados no mar e demais aeronaves do mesmo modelo, permanecem sem voar

Primeiro voo do F-35A da JASDF em 24/08/16

A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF – Japan Air Self-Defense Force) confirmou na manhã desta quarta-feira (10), que um F-35A que permanecia desaparecido, caiu no mar durante um exercício e partes dos destroços foram avistados e recuperados na noite de terça-feira por navios e helicópteros que realizam buscas pela aeronave.

O piloto continua desaparecido.

Militares dos EUA também se juntaram ao SAR, incluindo uma aeronave multi-missão Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA, que está temporariamente estacionada no Japão.

A aeronave acidentada, que a JASDF identificou como número de série 79-8705, foi o primeiro dos 13 F-35A japoneses montados até agora pela unidade de montagem final e check-out da Mitsubishi em Nagoya. Além dos 12 F-35A pertencentes a JASDF afetados pela ordem temporária japonesa de permanecerem no chão, a 14ª aeronave montada, que está em Nagoya passando por testes de voo de pré-entrega, também foi impedida de voar.

A imprensa local informou na terça-feira que o contato com o caça furtivo da Lockheed Martin foi perdido pouco antes das 19h30 (hora local), com a última localização relatada da aeronave identificada sobre o Oceano Pacífico a cerca de 85 milhas a leste da cidade de Misawa, na província de Aomori, na parte norte da ilha de Honshu, no Japão.

A emissora pública do Japão, a NHK, citando militares da Força Aérea de Autodefesa do Japão, informou que o F-35A desaparecido era um dos quatro F-35A da JASDF que decolaram da Base Aérea de Misawa, nas proximidades, para uma missão de treinamento às 19h00, horário local.

Aeronaves e embarcações da Força de autodefesa marítima do Japão (JMSDF -Japan Maritime Self-Defense Force)  iniciaram rapidamente uma missão de busca e salvamento com a Guarda Costeira do Japão enviando dois navios logo em seguida. Outras aeronaves da JASDF, mais provavelmente os jatos U-125A de busca e salvamento e os helicópteros UH-60J Black Hawk, que são implantados em todas as bases aéreas japonesas, também se juntaram aos esforços de busca.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o coronel Dave Eastburn, disse que “estão cientes e monitorando a situação no Japão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.