8 de abr. de 2019

NASA realiza testes para enviar helicóptero a Marte em 2020


Os cientistas tiveram que simular na Terra as condições da atmosfera e gravidade marcianas

Modelo da NASA para desenvolvimento de helicóptero que deve chegar a Marte em 2021. (Foto: NASA/JPL-Caltech)MODELO DA NASA PARA DESENVOLVIMENTO DE HELICÓPTERO QUE DEVE CHEGAR A MARTE EM 2021. (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)
Revista Galileu - Um helicóptero com destino a Marte passou com sucesso por uma primeira fase de testes em janeiro no Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, na Califórnia. A aeronave deve realizar a sua primeira expedição ao Planeta Vermelho com decolagem em julho de 2020, na Estação Aérea do Cabo Canaveral, Flórida, e pouso em Marte em Fevereiro de 2021.  O sucesso dos testes significa que a agência espacial está próxima de concluir com sucesso um desafio que ocorre em condições de voo muito diferentes em relação ao que acontece na Terra. 

O material do helicóptero tem de ser resistente à atmosfera e à gravidade de Marte, assim como ao anoitecer marciano, que tem temperaturas abaixo dos  -90°C. Para testar a resistência de um modelo do aparelho, os cientistas da NASA criaram um simulador de voo de 7,6 metros de largura que simulava as condições marcianas aqui na Terra.

“A atmosfera marciana tem aproximadamente apenas 1% da densidade da atmosfera da Terra”, disse em comunicado MiMi Aung, do Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA na Califórnia. “Nossos testes de voo puderam simular densidades atmosféricas similares à Marte aqui na Terra."

Cientistas realizam testes para enviar helicóptero à Marte  (Foto: NASA/JPL-Caltech)CIENTISTAS REALIZAM TESTES PARA ENVIAR HELICÓPTERO À MARTE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Na simulação, foi utilizada uma câmara a vácuo, na qual foram expulsos gases como nitrogênio e oxigênio, substituindo-os por dióxido de carbono, que é o componente principal da atmosfera de Marte. Para simular as condições de gravidade do planeta, os cientistas colocaram um sistema motorizado no topo do helicóptero, realizando um puxão para diminuir a gravidade presente.

“Para realmente simular um voo em Marte, nós temos que tirar dois terços da gravidade da Terra, pois a gravidade marciana é bem mais fraca”, explicou o condutor dos testes, Teddy Tzanetos.

Segundo os cientistas, o sistema que corta a gravidade funcionou perfeitamente. O helicóptero real deve pousar em Marte seis meses após ficar a bordo do rover planetário Mars 2020.  

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Maispara ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.