9 de abr. de 2019

Neurocirurgia do Hospital Militar de Área de São Paulo é a primeira a utilizar implante inédito no Brasil


Toda equipe da Neurocirurgia posa com o Diretor do HMASP e os médicos europeus

O Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) recebeu a visita do Prof Dr Oscar Alves, Neurocirurgião, e do Prof Dr Massimo Balsano, Ortopedista. Ambos, junto à equipe de Neurocirurgia do HMASP, chefiada pelo Cap Med P. Porto, participaram de duas cirurgias, sendo uma delas a primeira, no Brasil, a utilizar um cage expansível para coluna lombar, chamado Cage Tlif Expansível.

A primeira cirurgia, uma correção de instabilidade da coluna, foi realizada pelo Prof Oscar Alves com o auxilio do 1º Ten Med Loduca.

Na segunda cirurgia, dessa vez coordenada pelo Prof Massimo, com a participação do Cap Med P. Porto, o paciente apresentava hérnia de disco e foi o primeiro, no Brasil, a receber esse implante, conhecido também como espaçador vertebral. Comparado aos outros cages, que possuem maior espessura, o cage expansível é introduzido com 6 milímetros de espessura e no local a ser implantado ele se expande em até 10 milímetros causando menos danos ao paciente. Isso porque o tamanho do corte é menor, por isso há menor dano ao tecido, músculo e ligamentos; há menos sangramento, menor risco de infecção e, com isso, a cicatrização é mais rápida. Além disso, o implante corrige melhor a curva da coluna.

A cirurgia foi transmitida via web por meio de um link na página do HMASP. Os internautas puderam acompanhar todo o procedimento cirúrgico, que foi narrado pelo Cap Med P. Porto, e interagir realizando perguntas.

A utilização da web permite a difusão de conhecimento para um número maior de pessoas. Para os estudantes, essa importante ferramenta se mostra como meio auxiliar no aprendizado da teoria.

O HMASP, que, desde 2015, ingressou na área de ensino e pesquisa, vem aprimorando a transmissão de conhecimento aos seus residentes para inserir no mercado profissionais altamente qualificados, pensando sempre em melhor atender o paciente.


Conheça os médicos convidados envolvidos:

Prof Dr Óscar Alves:

Natural de Portugal, é Chefe de Neurocirurgia do Hospital Lusíadas (Porto); Consultor Senior em Neurocirurgia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho Fulbright Fellow; Professor Assistente do Neurosurgery Hôpital Lariboisière (Paris) FulbrightFellow. Membro da Junta Diretora do Comitê Espinhal da Federação Mundial de Sociedades Neurocirúrgicas (WFNS); e editor de boletim informativo do WFNS Spine. Possui Pos Doutorado pela Associate Medical College of Virginia, EUA.

Prof Dr Massimo Balsano

Natural da Itália, é Cirurgião Ortopédico especialista em Coluna Vertebral; Diretor do Departamento Regional de Coluna; e Diretor do Departamento Ortopédico do Hospital Universitário Integrado Verona, Hospital Borgo Trento (Verona – Itália).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.