15 de mai. de 2019

Ministério Público quer apertar fiscalização de fundações partidárias

O Ministério Público propôs ao Tribunal Superior Eleitoral uma fiscalização mais rigorosa dos gastos das fundações partidárias, entidades que são obrigados a criar e manter para pesquisas e atividades de educação e doutrinação política.

Só em 2017, elas receberam R$ 130 milhões de dinheiro público. Pela lei, os partidos devem reservar ao menos 20% do que recebem do Fundo Partidário para manter as fundações.

O MP, no entanto, diz que, frequentemente, elas não usam tudo o que têm direito e o dinheiro que sobra é tomado de volta pelo partido.

O órgão propõe que o repasse do mínimo de 20% seja repassado diretamente às fundações, em vez de ser pago ao partido; e que as sobras voltem para os cofres públicos.

“Entidades privadas qual as fundações partidárias, sustentadas preponderantemente, e muitas vezes exclusivamente, por recursos públicos, não podem ter um regime jurídico de autonomias e liberdades imune à fiscalização estatal”, diz a proposta, assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.

O documento também recomenda a divulgação pública de todos os gastos realizados pelas fundações, hoje mantidos em sistemas internos do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.