27 de mai. de 2019

Testes em voo do caça Gripen E estão adiantados, revela vice-presidente da unidade operacional


Anderson Gabino - O site de notícias Defense News publicou matéria, onde Eddy de la Motte, vice-presidente e chefe da Unidade Operacional Gripen E/F da Saab, revela que os testes de voo do caça Gripen E estão bem adiantados e sendo mais rápido do que fora planejado. Motte destacou que aviões de teste ’39-8′ e ’39-9′, já efetuaram testes de lançamento com o míssil Meteor da MBDA.

“Tínhamos planejado que ostestes seriam feitos em duas semanas, mas fomos capazes de fazer tudo em uma só”, revelou o executivo, acrescentando ainda que “nós estamos aproveitando muito mais cada hora de teste do que tínhamos previsto, e isto está nos ajudando a progredir com o programa”.

Embora Gripen E seja mais pesado do que Gripen C, ela ainda é ágil por ser mais forte e por carregar muito bem seu peso, explicou o piloto Marcus Wandt, citado pelo portal. O primeiro Gripen E será entregue este ano para testes e avaliações complementares da a representantes da Saab e da Força Aérea da Suécia.

Vale destacar que a Força Aérea Brasileira (FAB), encomendou 36 caças Gripen da Saab, sendo eles 28 Gripen E (monoplace) e oito Gripen F (biplace). Com as entregas previstas para serem iniciadas em 2021, os primeiros pilotos da FAB vão começar a fazer o grand school, na Suécia em janeiro de 2020.

Mikael Franzen, vice-presidente e chefe da Unidade Operacional Gripen Brasil, acentuou que as duas linhas de produção para o caça (uma na Suécia e outra no Brasil) podem vir a ser usadas na produção dos caças Gripen que podem vir a ser encomendados por outros clientes no futuro.

De acordo com Franzen, oito caças devem ser construídos por brasileiros na Suécia (quatro Gripen F e quatro Gripen E) para garantir que os brasileiros estejam plenamente à vontade com os processos de construção, e 15 devem ser produzidos no Brasil por brasileiros e 13 por suecos na Suécia.

Com informações de agência de notícias internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.