30 de mai. de 2019

Noruega: encontro entre representantes da Venezuela termina sem acordo


Terje Solsvik e Angus Berwick - Uma reunião de mediação entre o governo da Venezuela e a oposição, em busca de uma solução para o país sul-americano, terminou sem acordo na Noruega, informou o gabinete do líder da oposição Juan Guaidó, nessa quarta-feira (29).

Durante a reunião em Oslo, o gabinete de Guaidó disse que ratificou um roteiro para encerrar a presidência de Nicolás Maduro, instalar um governo de transição e realizar eleições livres que "resolveriam a tragédia que a Venezuela está sofrendo".

Seu gabinete, no entanto, não forneceu detalhes sobre desentendimentos, mas Maduro disse anteriormente que não se afastará da Presidência. Guaidó se autodeclarou presidente interino  em janeiro e denunciou Maduro como ilegítimo, depois de ter conseguido a reeleição no ano passado em uma votação criticada como fraudulenta.

"Esta reunião terminou sem acordo. Nós insistimos que a mediação será útil para a Venezuela sempre que houver elementos que nos permitam avançar em apoio a uma verdadeira solução", afirmou o gabinete em comunicado.

Os representantes do líder da oposição disseram que estavam dispostos a continuar o processo com o governo norueguês.

A anfitriã Noruega falou em "boa vontade" dos dois lados nesta segunda rodada de conversas.

"As partes têm demonstrado boa vontade para progredir em busca de uma solução consensual e constitucional para o país, o que inclui questões políticas, econômicas e eleitorais", informouy o Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

Em nota, o governo norueguês conclamou os dois lados a mostrar discrição nos comentários públicos para não prejudicar o processo.

A Noruega tem longa tradição de mediação de conflitos, mas encara uma tarefa árdua para resolver a crise da Venezuela, que se tornou um xadrez geopolítico no qual dezenas de nações ocidentais e latino-americanas reconhecem Guaidó, enquanto Rússia e China apoiam Maduro.

O colapso econômico levou mais de 3 milhões de venezuelanos a emigrarem nos últimos anos, e os protestos políticos muitas vezes resultaram em violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.